O DESENVOLVIMETO DA PERSONALIDADE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIM
Existem cinco fases universais do desenvolvimento que são chamadas de fases psicossexuais. Freud acreditava que a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase, por volta dos cinco anos de idade, quando o indivíduo possivelmente já desenvolveu as estratégias fundamentais para a expressão dos seus impulsos, estratégias essas que estabelecem o núcleo da personalidade. Para entender melhor sobre as abordagens pedagógicas que influenciam o desenvolvimento, você pode conferir Abordagens Pedagógicas de Ensino.
A psicanálise certifica que a fixação na fase fálica tem como consequência dificuldades na formação do superego (regras sociais), na identidade do papel sexual e até mesmo na sexualidade, envolvendo inibição sexual, promiscuidade sexual e homossexualismo. Dificuldades como a identificação de papéis sexuais podem derivar de dificuldades nesta fase. Freud propôs que os homens homossexuais têm uma forte angústia de castração, mas ele é criticado por não levar em conta as questões sociais que mudam de uma cultura para a outra e que influenciam o desenvolvimento das preferências sexuais. Ele acreditava também que a tendência homossexual poderia ser de caráter hereditário. Para uma visão mais ampla sobre a formação do trabalho docente, consulte Didática: Convergências e Tensões na Formação do Trabalho Docente.
Se você está buscando maneiras de desenvolver sua personalidade e habilidades, considere explorar produtos que podem ajudar no seu desenvolvimento pessoal. Eles podem oferecer insights valiosos e práticas que podem ser aplicadas no seu dia a dia.
Escreva um comentário