NORMAS DA ABNT

Leia livros sobre este assunto

 

Normas da ABNT : A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, é conhecido pelo fato de que proporciona ao nosso país, a base necessária ao desenvolvimento tecnológico, anualmente são feitas algumas alterações nas normas referentes ao órgão, aqui vamos citar alguns meios para que você fique por dentro dessas alterações.

Para que você se informe sobre as novas normas da ABNT 2010 é interessante que você consulte mais através do site onde é possível encontrar mais detalhes sobre o assunto. Se preferir em caso de duvidas também pode estar contatando a ABNT, para isso vamos disponibilizar endereço e número para contato:

Rua Minas Gerais, 190 – Higienópolis – São Paulo – SP – Brasil.

Tel: (11) 3017-3600

A relação completa das entidades da ABNT espalhadas pelo Brasil estão disponíveis também no site oficial, sendo assim se você quiser encontrar a que se localiza mais próxima a você pode também estar fazendo essa consulta. Através do meio indicado é possível verificar todas asmudanças nas normas ABNT e se manter atualizado.

Vamos deixar aqui apenas umas dic

as rapidas, mas lembre-se de verificar no site da ABNT todas as regras e dicas que ali existem para poder lhe ajudar  na hora que precisar.

Formas de Apresenmonografia pronta 300x257 Normas da ABNTtação Formato: papel em branco, formato A4 (21,0 cm X 29,7 cm), digitados no anverso da folha. Recomenda-se a fonte tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para as citações longas e notas de rodapé. Margem: esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm.

Dicas de Forma de Apresentação – ABNT

Espacejamento: todo o texto deve ser digitado com 1,5 de entrelinhas. As citações longas, as notas, as referências e os resumos devem ser digitados em espaço simples. Os títulos das seções devem ser separados do texto que os sucede por uma entrelinha dupla ou dois espaços simples.

Notas de rodapé: digitadas dentro da margem, ficam separadas com espaço simples de entrelinhas e um filete de 3,0 cm a partir da margem esquerda.
Indicativo de seção: o indicativo numérico precede seu título, alinhado à esquerda, somente com o espaço de um caractere. Para os títulos sem indicação numérica, ficam centralizados.

Paginação: a numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior da folham a 2,0 cm da borda superior, ficando o último algarismo da borda direita da folha. Se o trabalho tiver mais de um volume a seqüência deve ser mantida no volume seguinte, a partir do texto principal.

Numeração progressiva: é utilizada para destacar o conteúdo do trabalho. Pode-se usar demais recursos existentes, como caixa alta, negrito etc.

Citação: menção de uma informação extraída de outra fonte. Abreviaturas e siglas: quando aparecem pela prime

ira vez, deve-se colocar por extenso e a sigla entre parênteses.

Equações e fórmulas: aparecem destacadas no texto, de forma a facilitar sua leitura. Na seqüência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte por exemplo, expoentes, índices etc. Quando destacadas devem ser centralizadas. Quando fragmentadas, por falta de espaço, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Ilustrações: Figuras: elementos autônomos que explicam ou complementam o texto. Qualquer que seja seu tipo (gráfico, planta, fotografia etc.) deve ter sua identificação como “Figura” seguida de seu número de seqüência de ocorrência no texto em algarismos arábicos. A legenda deve ser breve e clara. Tabelas: de caráter demonstrativo, apresentam informações tratadas estatisticamente. O título aparece na parte superior, precedido da palavra “Tabela” seguida de seu número de seqüência de ocorrência no texto em algarismos arábicos. Para tabelas reproduzidas, é necessário a autorização do autor, mas não é preciso esta menção. Se não couber em uma única folha, deve ser continuada na folha seguinte e, nesse caso, não é delimitada por traço horizontal na parte inferior, sendo o título e o cabeçalho repetidos na nova folha. As separações horizontais e verticais para divisão dos títulos das colunas e para fechá-las na parte inferior, evitando separação entre linhas e colunas. Para os dois casos, sua inserção deve estar próxima ao texto respectivo.

O arquivo com as regras de formatação de trabalhos acadêmicos foi disponibilizado em PDF.  E você pode estar fazendo o download também se preferir, para mais informações não deixe de visitar o site da associação brasileira de normas técnicas ABNT, ou então ligar para o número em que foi indicado logo mais acima.

Normas da ABNT 2010 Normas da ABNT

Agora que você já sabe como estar fazendo as suas consultas para conhecer as normas técnicas 2010 então não deixe de fazer as suas buscas através das informações disponibilizadas aqui em nosso blog.

Se houver mais alguma mudança ou então atualização sem duvidas estaremos publicando informações aqui pr

a vocês então fiquem ligados nos nossos próximos posts, e é claro, não deixem de participar deixando os seus comentários!

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o papel da ABNT por intermédio do seu portal na internet!

Fonte: mundodastribos.com


O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *