Normas da ABNT
Entenda as Normas da ABNT e como aplicá-las na elaboração de trabalhos acadêmicos, além de dicas práticas para seguir as regras estabelecidas.
Normas da ABNT
A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, é conhecida por proporcionar ao nosso país a base necessária ao desenvolvimento tecnológico. Anualmente, são feitas algumas alterações nas normas referentes ao órgão. Aqui, vamos citar alguns meios para que você fique por dentro dessas alterações.
Para que você se informe sobre as novas normas da ABNT 2010, é interessante que você consulte mais através do site, onde é possível encontrar mais detalhes sobre o assunto. Se preferir, em caso de dúvidas, também pode estar contatando a ABNT. Para isso, vamos disponibilizar o endereço e número para contato:
Rua Minas Gerais, 190 – Higienópolis – São Paulo – SP – Brasil.
Tel: (11) 3017-3600
A relação completa das entidades da ABNT espalhadas pelo Brasil está disponível também no site oficial. Sendo assim, se você quiser encontrar a que se localiza mais próxima a você, pode também estar fazendo essa consulta. Através do meio indicado, é possível verificar todas as mudanças nas normas ABNT e se manter atualizado.
Vamos deixar aqui apenas algumas dicas rápidas, mas lembre-se de verificar no site da ABNT todas as regras e dicas que ali existem para poder lhe ajudar na hora que precisar.
Dicas de Formatação
Formas de Apresentação:
- Formato: papel em branco, formato A4 (21,0 cm X 29,7 cm), digitados no anverso da folha. Recomenda-se a fonte tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para as citações longas e notas de rodapé.
- Margem: esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm.
- Espacejamento: todo o texto deve ser digitado com 1,5 de entrelinhas. As citações longas, as notas, as referências e os resumos devem ser digitados em espaço simples. Os títulos das seções devem ser separados do texto que os sucede por uma entrelinha dupla ou dois espaços simples.
Notas de Rodapé
Digitadas dentro da margem, ficam separadas com espaço simples de entrelinhas e um filete de 3,0 cm a partir da margem esquerda.
Paginação
A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior da folha a 2,0 cm da borda superior, ficando o último algarismo da borda direita da folha. Se o trabalho tiver mais de um volume, a sequência deve ser mantida no volume seguinte, a partir do texto principal.
Numeração progressiva: é utilizada para destacar o conteúdo do trabalho. Pode-se usar demais recursos existentes, como caixa alta, negrito etc.
Citações e Referências
Citação: menção de uma informação extraída de outra fonte. Abreviaturas e siglas: quando aparecem pela primeira vez, deve-se colocar por extenso e a sigla entre parênteses.
Equações e fórmulas: aparecem destacadas no texto, de forma a facilitar sua leitura. Na sequência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte, por exemplo, expoentes, índices etc. Quando destacadas, devem ser centralizadas. Quando fragmentadas, por falta de espaço, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão.
Ilustrações: Figuras: elementos autônomos que explicam ou complementam o texto. Qualquer que seja seu tipo (gráfico, planta, fotografia etc.) deve ter sua identificação como “Figura” seguida de seu número de sequência de ocorrência no texto em algarismos arábicos. A legenda deve ser breve e clara.
O arquivo com as regras de formatação de trabalhos acadêmicos foi disponibilizado em PDF. E você pode estar fazendo o download também se preferir. Para mais informações, não deixe de visitar o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, ou então ligar para o número indicado logo mais acima.
Agora que você já sabe como fazer as suas consultas para conhecer as normas técnicas 2010, não deixe de fazer as suas buscas através das informações disponibilizadas aqui em nosso blog.
Se houver mais alguma mudança ou atualização, sem dúvidas estaremos publicando informações aqui para vocês. Então fiquem ligados nos nossos próximos posts e, é claro, não deixem de participar deixando os seus comentários!
Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o papel da ABNT por intermédio do seu portal na internet!
Para entender melhor a legislação educacional e suas implicações, é importante se manter informado.
Além disso, você pode se interessar por análises críticas sobre a qualidade do ensino e possíveis soluções.