A musicalização é basicamente um conjunto de práticas que visa ampliar os conhecimentos musicais da criança, porém esse é apenas o princípio de tudo. Musicalizar é diversão através da vivência sonora, é estimular as diversas capacidades dos pequenos, criando condições para que o aluno possa aprender com a música, além de sensibilizá-lo pelo gosto musical, refletindo e entendendo a música.
É importante ressaltar que a musicalização não busca ensinar às crianças o correto manuseio de um instrumento musical, mas sim criar um vínculo entre música e aluno. Com isso, essas atividades podem fazer parte de uma proposta pedagógica interdisciplinar na Educação Infantil, não precisando haver necessariamente uma disciplina exclusiva a essa prática. Para isso, é necessário um bom planejamento de aula, que potencialize e consiga proporcionar aos pequenos todos os benefícios que a música pode trazer.
Na infância, as crianças precisam dos mais diversos estímulos para que possam desenvolver plenamente todas as suas capacidades e habilidades, sejam elas psicomotoras, socioafetivas, cognitivas ou linguísticas. Trabalhar com diferentes cores, texturas, aromas e sons é importante para sua formação integral, além de facilitar o processo de aprendizagem e colaborar para o crescimento saudável dos pequenos.
O uso da música no processo de ensino-aprendizado também favorece o desenvolvimento de outras características importantes para a vida das crianças, principalmente na fase escolar, como sensibilidade, criatividade, ritmo, imaginação, memória e concentração. Além disso, contribui para a psicomotricidade das crianças, com a aquisição de consciência corporal e capacidade de controle rítmico do seu corpo.
A música pode ser também uma grande aliada na fase de alfabetização dos pequenos. Por meio de atividades envolvendo canções infantis acompanhadas de gestos ao cantar, a criança exercita a fala e melhora a compreensão do significado de cada palavra, assimilando mais facilmente os símbolos e sons que compõem nosso alfabeto, além de melhorar a capacidade de aprendizado da Matemática. Para mais informações sobre a importância da musicalização, veja a importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental.
Tipos de Atividade
Durante as aulas, há diferentes momentos e tipos de atividades que podem ser feitas para trabalhar as diversas facetas da musicalização. Geralmente, inicia-se com um momento de acolhida, com uma canção inicial, demonstrando para as crianças que a aula começou. Uma ou duas canções por semestre são o suficiente, até mesmo para que os pequenos já comecem a aula cantando junto com você.
Um segundo momento pode ser utilizado para atividades rítmicas que promovam a socialização através de cantos folclóricos e danças de roda. Através da dança, as crianças desenvolvem aspectos como lateralidade, noção espacial e a interação com os colegas. Pode-se ainda trabalhar também com elementos como o andamento (rápido e devagar) e os diferentes ritmos das músicas.
Há ainda as atividades de fixação ou registro, em que as crianças vão trabalhar mais especificamente o aprendizado dos conhecimentos musicais, como os diferentes timbres ou nomes dos instrumentos. Jogos, brincadeiras e até mesmo folhinhas de atividades são bem-vindos como exercícios de fixação desses conceitos e como uma forma de avaliação por parte do professor.
Em um quarto momento, pode-se focar em atividades livres, com contação de histórias e brincadeiras. Os jogos e as brincadeiras trabalham propriedades do som, como altura, intensidade e timbre, enquanto as histórias podem explorar esses diferentes elementos musicais no jeito de falar dos diferentes personagens.
Por fim, há o momento do relaxamento, normalmente com uma música tranquila e que acalme as crianças, que devem estar bem agitadas com as atividades desenvolvidas até então. Do mesmo jeito que a aula começou com uma canção, o educador pode acabar a aula com um canto mais calmo e que mostre para os alunos que a aula chegou ao fim.
A música é uma das atividades mais estimulantes para o intelecto das crianças. A musicalização na Educação Infantil pode trazer muitos benefícios à sua formação. A música aguça os sentidos e ajuda no desenvolvimento integral dos pequenos, fazendo com que cresçam mais saudáveis, confiantes, autônomos e integrados ao grupo a que pertencem.
Como Começar
Uma ótima maneira de começar a ensinar música para as crianças é a partir de elementos e situações do nosso dia a dia, colocando-as em contato com os diferentes tipos de som e mostrando a elas como o mundo seria estranho sem os barulhos que nos cercam. Fazê-las imitar diferentes ruídos com a boca ou sons de objetos próximos faz com que elas se atentem mais ao mundo que as cerca, desenvolvendo desde cedo a sensibilidade para música.
Depois disso, podem ser realizadas aulas que trabalhem a percepção auditiva, com o uso de sons e ruídos da natureza, por exemplo. Esse processo pode ser otimizado ao escurecer a sala, apagando as luzes e fechando as cortinas, de modo que a concentração dos pequenos esteja totalmente voltada aos sons.
Em seguida, pode-se trabalhar aulas com livros sonoros com a introdução dos sons e dos nomes de diferentes instrumentos musicais para, a partir daí, começar a se trabalhar atividades com o manuseio dos instrumentos propriamente ditos, seus timbres e suas notas. Depois, pode-se partir para aulas que envolvam dança e canto, sempre acompanhados de gestos.
Como Funciona
A musicalização deve ser trabalhada de maneira lúdica, sem que nada seja imposto ou exigido. O importante é que a criança sinta prazer ao participar das aulas e, ao mesmo tempo, não as enxergue apenas como passatempo ou divertimento. É preciso que as aulas estejam condizentes com a realidade da instituição de ensino e seus alunos.
Uma boa aula de musicalização infantil ajuda os alunos não apenas a desenvolverem sensibilidade pela música, mas a trabalhar noções de todas as nuances que a envolvem, como ritmo, harmonia, timbre, melodia e movimento. Mais do que o estudo de conceitos musicais, o educador deve ter em mente que as aulas de musicalização têm condições de desenvolver diversas capacidades e valores das crianças, como coordenação motora, socialização, cooperação, colaboração, liderança, etc.
O Alfabeto
A, B, C, D, E, F, G, H,
I, J, L, M, N, O, P, Q,
R, S, T, U, V, X e Z
Eu já aprendi. Quer ver?
Vou mostrar pra você,
O alfabeto eu aprendi
Vou cantar, pode crer
A,B,C…
O alfabeto eu aprendi
Jesus me deu sabedoria
As letrinhas vou usar
Dia e noite, noite e dia.
A,B,C…
2. A Galinha Magricela
Eu conheço uma galinha
A galinha da vizinha
Avezinha magricela e depenada
Quem tem pena da galinha
Avezinha depenada
A galinha magricela da vizinha?
Bota ovos pela sala
No banheiro e na cozinha
Ela bota, bota, bota
Sem parar
A galinha magricela
Bota ovos sem parar
A galinha magricela
É magrela de botar
A galinha magricela
E bota um e bota dois e bota três
A galinha magricela
Vira cambota e bota quatro de uma vez
A galinha magricela
E bota dez e bota cem e bota mil
A galinha magricela
Bota ôvo bota banca
De mais bela do Brasil
3. A Cobra
A cobra não tem pé, a cobra não tem mão
como é que a cobra sobe no pezinho de limão?
como é que a cobra sobe no pezinho de limão?
A cobra vai subindo, vai, vai, vai
Vai se enrolando, vai, vai, vai
A cobra não tem pé, a cobra não tem mão
Como é que a cobra desce do pezinho de limão?
Como é que a cobra desce do pezinho de limão?
A cobra vai descendo, vai, vai, vai
Vai desenrolando, vai, vai, vai.
4. A barata diz que tem
A Barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ah ra ra, ho ro ró, ela tem é uma só!
A Barata diz que tem um sapato de veludo
É mentira da barata, o pé dela é peludo
Ah ra ra, ho ró ró, o pé dela é peludo!
A Barata diz que tem um sapato de fivela
É mentira da barata, o sapato é da mãe dela
ah rá rá, oh ró ró, o sapato é da mãe dela
A Barata diz que tem uma cama de marfim
É mentira da barata, ela tem é de capim
Ah ra ra, ho ró ró, ela tem é de capim
A Barata diz que tem um anel de formatura
É mentira da barata, ela tem é casca dura
Ah ra ra , ho ró ró, ela tem é casca dura
A Barata diz que tem o cabelo cacheado
É mentira da barata, ela tem coco raspado
Ah ra ra, ho ró ró, ela tem coco raspado.
5. A casa
Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto não tinha nada
Ninguém podia entrar nela não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque pinico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos número zero.
6. O Sapo
O sapo não lava o pé.
Não lava porque não quer.
Ele mora lá na lagoa,
Não lava o pé porque não quer.
Mas que chulé!
7. O Relógio
Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
E já perdi toda alegria
De fazer meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
8. O Lagarto
O Lagarto quando anda
Ele mexe o traseiro
Vai andando e rebolando
Remexendo o corpo inteiro
Com o seu rabo comprido
Vive às margens das estradas
Se alguém mexer com ele
Ele dá uma rabada
O Lagarto quando anda
Ele mexe o traseiro
Vai andando e rebolando
Remexendo o corpo inteiro
Com carinha de serpente
Um réptil ele é
Tem um primo, o Crocodilo
E outro primo, o Jacaré
O Lagarto quando anda
Ele mexe o traseiro
Vai andando e rebolando
Remexendo o corpo inteiro
Também tem a Lagartixa
Da família menorzinha
Vive sempre pendurada
Lá no teto da cozinha
“Olha o Lagarto!”
“Não, eu acho que é um Jacaré.”
“Que Jacaré, nada, seu bobo, é uma Lagartixa!”
O Lagarto quando anda
Ele mexe o traseiro
Vai andando e rebolando
Remexendo o corpo inteiro.
9. O Arco-íris
Olhe pra o céu num dia de chuva
Quando o sol raiar, você vai ver
Um arco-íris pintado nas nuvens
Para nos lembrar do que Deus fez
Celebramos Tua bondade, Senhor
Que nos salvou
Vamos comemorar a misericórdia do nosso Deus
Vamos nos alegrar na aliança que conosco Ele fez
Tão colorido (Celebramos Tua bondade, Senhor)
O arco-íris no céu
Tão colorido (Celebramos Tua bondade, Senhor)
Lembrança do Teu amor
Vamos comemorar a misericórdia do nosso Deus
Vamos nos alegrar na aliança que conosco Ele fez
Vamos comemorar
Vamos nos alegrar.
10. O foguete
10,9,8,7,6,5,4,3,2,1
Chega ao zero aonde eu quero
O foguete vai subir
A contagem vai cair
Conto de 10 até 0
Ele vai pra onde eu quero
Dentro do foguete eu ponho
Um pedaço do meu sonho
Conto de 10 até 0
Ele vai pra onde eu quero
11. A pipoca
Uma pipoca puxa assunto na panela,
Outra pipoca vem correndo responder
Aí começa um grande falatório
Ninguém consegue entender,
Mas é um tal de ploc, ploc, ploc…
12. Pombinha branca
Pombinha branca,
O que está fazendo?
Lavando roupa
Para o casamento.
Vou me lavar.
Vou me enxugar.
Vou à janela para namorar.
Passou um homem.
De terno branco,
Chapéu do lado,
Meu namorado.
Mandei entrar,
Mandei sentar,
Cuspiu no chão,
Limpa aí seu porcalhão
Tenha mais educação
Vai cuspir no seu portão 2x
13. Meia noite
Era meia noite
Num castelo assombrado
Uma bruxa malvada
Com uma faca na mão
Passando manteiga no pão (2x)
14. O Monte
Perto do monte tem uma casa (2x)
Perto da casa, tem uma árvore (2x)
E os passarinhos, pousam nela assim (2x)
Perto da árvore, tem uma ponte (2x)
E por baixo dela corre o rio assim (2x)
Está trovejando, escurecendo (2x)
Feche a janela, que já vai chover (2x)
Chove, chove, chove, choveu…
15. Hora de lanchar
“Tá” na hora de lanchar
“Tá” na hora de alegria
É só acompanhar
O que diz a melodia
Vamos comer!
Nham! Nham! Nham…
Vamos beber
Glut! Glut! Glut!
Vamos bater palmas
Plá! Plá! Plá!
Vamos bater pé
Pé! Pé! Pé! Pé!
Vamos fazer silêncio
Psiuuuuuu…….
16. Chora chora
Chora, chora, chora
Pára de chorar
Põe a mão na cabeça
Tira e põe na cintura
Dá um rebolado
Salpica com sapateado.
17. História da serpente
Essa é a história da serpente
Que subiu no morro
Para procurar um pedacinho do seu rabo
E você, e você também, fazem parte do meu rabããããão……
18. Pinguelinha
Fui passando fui passando
Na pinguelinha,
Chinelinho, chinelinho
Caiu do pé
Os peixinhos, os peixinhos
Responderam:
_ Que cheirinho, que cheirinho
De chulé.
19. De abóbora faz melão
De abóbora faz melão
De melão faz melancia
Faz doce sinhá, Faz doce sinhá
Faz doce sinhá Maria 2x
Quem quiser aprender a dançar
Vai à casa do seu Juquinha 2x
Ele dança, ele pula,
Ele faz requebradinha 2x
20. Você está contente
Se você está contente, bata palmas (2x)
Se você está contente e quer mostrar a toda gente
Se você está contente bata palmas.
Se você está contente, bata os pés (2x)
Se você está contente e quer mostrar a toda gente
Se você está contente bata os pés.
Se você está contente, grite: “VIVA!” (2x)
Se você está contente e quer mostrar a toda gente
Se você está contente, grite: “VIVA!”
Se você está contente dê risada Há, Há, Há (2x)
Se você está contente e quer mostrar a toda gente
Se você está contente dê risada Há, Há, Há
Se você está contente:
Bata palmas, bata os pés,
Grite “VIVA!” Dê risada Há, Há, Há
21- BATE, BATE
Bate, bate ,bate as mãos
Batendo sem parar 2x
Bate rapidinho agora
Sem ninguém parar
Bate devagar agora
Sem ninguém parar
Bate, bate, bate os pés
Batendo sem parar 2x
Bate rapidinho agora
Sem ninguém parar
Bate devagar agora,
Sem ninguém parar
Mexe, mexe a cabeça
Mexendo sem parar 2x
Mexe rapidinho agora
Sem ninguém parar
Mexe devagar agora,
Sem ninguém parar
Mexe, mexe a cintura
Mexendo sem parar 2x
Mexe rapidinho agora
Sem ninguém parar
Mexe devagar agora,
Sem ninguém parar
22. Dona Aranha
A dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Já passou a chuva
O sol já vai surgindo
E a dona aranha continua a subir
Ela sobe, sobe, sobe,
Nunca está contente
Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe, nunca está contente.
23. Alface
Alface já nasceu
A chuva quebrou o galho,
Rebola chuchu, rebola chuchu
Senão eu caio. 2x
24. Peixinho vermelhinho
Ganhei um peixinho
Lindo e vermelhinho
Comprei um aquário
Pra ele morar
O peixinho nada, nada ligeirinho
Eu não sou peixinho,
Mas eu sei nadar
Tbum!!!!!!!! 2x
Na segunda vez, fazer somente os gestos e falar: Tbum!!!!!!!!
25. Chapeuzinho Vermelho
Pela estrada a fora, eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha,
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o lobo mau, passeia aqui por perto.
Mas à tardinha ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente
Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau
Eu pego as criancinhas
Pra fazer mingau.
Hoje estou contente vai haver festança
Tenho um bom petisco
Para encher a minha pança.
26. Você é especial
(Nome da criança) é especial
Não existe outro igual
Jesus fez (nome da criança) assim
Diferente de mim.
Quando chegar à última criança, falar a frase:
“Diferente de todos e de mim”
27. Não posso chorar
Não posso chorar na escola,
Não posso chorar na salinha,
Porque quando eu choro,
Eu deixo com dor de cabeça
O coleguinha.
28. Tomadinho vermelho
Tomatinho vermelho,
Pela estrada rolou,
Um grande caminhão veio
Tomatinho amassou.
Pobre tomatinho,
Coitado do tomatinho,
Tomatinho vermelhoooooooo…..
Ketchup virou! Ketchup virou!
29. As Vogais
A, A, A, minha abelhinha
Que bom seria se tu fosses minha.
E, E, E, minha escovinha
Que bom seria se tu fosses minha.
I, I, I minha igrejinha
Que bom seria se tu fosses minha.
O, O, O ovo da galinha
Que bom seria se tu fosses minha.
U, U, U seu urubu
Que bom seria se tu fosses MEU.
30. Jacaré foi à feira
Jacaré foi à feira
Não tinha o que comprar
Comprou uma cadeirinha
Pra vovó se sentar
A vovó se sentou
A cadeira se quebrou
Jacaré chorou, chorou
O dinheiro que gastou.
31. A formiguinha
A formiguinha corta folha e carrega
Quando uma deixa, a outra pega.
Vejam só que mistério glorioso
Uma formiguinha 2x
Ensinando um preguiçoso.
Deus não quer preguiçoso
Em sua obra
Porque senão, 2x
O tempo sobra
32. Semáforo
Pare! Eu contar-lhe
O segredo do farol:
Verde: É pra passar 2x
Vermelho: Parar
Amarelo: Com atenção olhar.
33. As horas
Alguém sabe as horas?
Sim. É hora de ser feliz
A hora de ser feliz é agora,
O lugar de ser feliz é aqui. 2x
A maneira de ser feliz
É fazer alguém feliz
E teremos um ceuzinho aqui.
34. Caranguejo
Palma,palma,palma
PÉ,pé,pé
Roda, roda,roda,
Caranguejo, peixe é
Caranguejo não é peixe
Caranguejo, peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré
Ora palma, palma, palma
Ora, pé, pé, pé
Ora roda, roda ,roda
Caranguejo, peixe é!
_ PARTICIPANTES No mínimo dois.
_ ORGANIZAÇÃO Em roda.
_ COMO BRINCAR As crianças giram e, no verso “Ora, palma, palma, palma!”, todas batem palmas; em “Ora, pé, pé, pé!”,
batem os pés no chão; e ao cantar “Ora, roda, roda, roda”, giram de mãos dadas até o fim da música. No último verso, “Caranguejo peixe é!”, elas agacham
35. João trabalha com um martelo
João trabalha com 1 martelo
João trabalha com 1 martelo (fazer o movimento do martelo com um dos braços)
Agora trabalha com 2 (mexer os dois braços)
João trabalha com 2 martelos
João trabalha com 2 martelos
Agora trabalha com 3 (mexer os braços e uma perna)
João trabalha com 3 martelos
João trabalha com 3 martelos
Agora trabalha com 4 (mexer os braços e as pernas)
João trabalha com 4 martelos
João trabalha com 4 martelos
Agora vai descansar (relaxar o corpo)
36. A barca virou
A barca virou,
No fundo do mar,
Porque a (nome da pessoa)
Não soube remar.
Adeus (nome da pessoa) !
Adeus, Maranhão !
Adeus, (nome da pessoa) !
Do meu coração !
Essa cantiga é uma variação de “A Canoa Virou” e pode ser usada em brincadeira de roda.
Como usar em brincadeira de roda:
As crianças de mãos dadas formam uma roda e giram cantando. A criança cujo nome foi mencionado nas quadras, sai da roda.
Repetem-se as quadras, citando-se o nome de cada criança que estava à esquerda daquela que saiu. Prossegue a brincadeira até que a roda desapareça.
37. Indiozinhos
Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez num pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando um jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou,
Mas não virou.
Ótimo para incentivar as crianças a começarem a contar.
38. Janelinha
A janelinha fecha
Quando está chovendo
A janelinha abre
Se o sol está aparecendo
Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou.
Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.
39. A barata mentirosa
A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE FILÓ.
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É UMA SÓ.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELA TEM É UMA SÓ.(bis)
A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE BALÃO.
É MENTIRA DA BARATA
NÃO TEM DINHEIRO NEM PRO SABÃO
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
NEM DINHEIRO PRO SABÃO.(bis)
A BARATA DIZ QUE TEM
UM SAPATO DE FIVELA.
É MENTIRA DA BARATA
O SAPATO É DA MÃE DELA.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
O SAPATO É DA MÃE DELA.(bis)
Ótima para conversar com as crianças, falar que mentir é muito feio e que a mentira tem perna curta.
40. Eu vi o sapo
EU VI O SAPO
NA BEIRA DO RIO
DE CAMISA VERDE
SENTINDO FRIO
NÃO ERA SAPO
NEM PERERECA
ERA O (nome da criança) SÓ DE CUECA
31. Loja do mestre André
Ai olé , ai olé
Foi na loja do mestre André
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei um pianinho
Plim, plim, plim, um pianinho
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei um violão
Dão, dão, dão um violão
Plim, plim plim, um pianinho
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei uma flautinha
Fá, flá, flá, uma flautinha
Dão, dão, dão um violão
Plim, plim plim, um pianinho
42. Escravos de Jó
ESCRAVOS DE JÓ
JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA,PÕE, DEIXA FICAR
GUERREIROS COM GUERREIROS
FAZEM ZIGUE,ZIGUE,ZÁ
_ MATERIAL Uma pedrinha para cada criança ou qualquer outro objeto pequeno.
_ PARTICIPANTES No mínimo dois.
_ ORGANIZAÇÃO Em círculo, sentados no chão.
_ COMO BRINCAR Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos “Tira, põe / Deixa ficar!”, todas tiram a pedrinha da frente do colega, colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam “Guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso “Fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes seguram a pedra movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.
43. Fui ao mercado
FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR BATATA ROXA
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA COXA
EU SACUDI,SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR LIMÃO
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR JERIMUM
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
44. Rosa Juvenil
A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda Rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar
Vivia alegre no seu lar, no seu lar
Um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
E adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim
E despertou a Rosa assim, bem assim, bem assim
E tudo ficou bem feliz, bem feliz, bem feliz
E tudo ficou bem feliz, bem feliz
45. Casinha
Fui morar numa casinha- nha
Infestada- da de cupim- pim- pim
Saiu de lá- lá- lá
Uma lagartixa- xá
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim:
Smack! Smack
Fui morar numa casinha – nha
infestada-da de morceguinho-nho
saiu de lá – lá – lá
uma bruxinha – nha
olhou pra mim
olhou pra mim e fez assim
(dar uma gargalhada)
Fui morar numa casinha – nha
infeitada-da de florzinha – nha
saiu de lá – lá – lá
uma princesinha – nha
olhou pra mim
olhou pra mim e fez assim
(mandar beijinhos)
46. A galinha do vizinho
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!
Brincadeira:
Com ela, a turminha vai aprender a contar
_ PARTICIPANTES: No mínimo dois.
_ ORGANIZAÇÃO Em roda.
_ COMO BRINCAR As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.
47. Cachorrinho está latindo
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Brincadeira:
Quem está no centro da roda pula num pé só. O resto bate palmas, desenvolvendo o ritmo
PARTICIPANTES: No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO: Em roda com uma criança no centro.
COMO BRINCAR: A turma gira e canta. No verso “Ô esquindô lê, lê!”, as crianças batem palmas. A do centro escolhe um colega. Os dois cantam essa parte pulando ora com um pé, ora com outro. A criança do centro cede o seu lugar para a escolhida da roda e todos recomeçam.
48. Passa, passa, gavião!
Passa, passa, Gavião,
Todo mundo passa.
Os carpinteiros fazem assim,
Os carpinteiros fazem assim,
Assim, assim,
Assim, assim.
Os cavaleiros fazem assim,
Os cavaleiros fazem assim,
Assim, assim,
Assim, assim.
Os sapateiros fazem assim,
Os sapateiros fazem assim,
Assim, assim,
Assim, assim.
Brincadeira:
PARTICIPANTES: No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO: Em roda.
COMO BRINCAR As crianças giram e cantam sempre imitando um ofício( sapateiro, carpinteiro).
49. Senhora Dona Sancha
Senhora dona Sancha,
Coberta de ouro e prata,
Descubra seu rosto,
Queremos ver sua cara.
Que anjos são esses,
Que andam rodeando
De noite e de dia,
Padre-Nosso, Ave-Maria!
Somos filhos de um rei,
E netos do visconde
E o “seu” rei mandou dizer
Para todos se esconder.
Material maravilhoso,fiquei encantada com algumas músicas que ainda não
conhecia