fbpx

MUNDO VIRTUAL COM LIMITES!


Muito se discute sobre os eventuais benefícios ou malefícios acerca do uso da Internet por parte das crianças e adolescentes. Na verdade a Internet não é um bicho-papão, é um local onde as crianças/adolescentes encontram uma vasta oportunidade educacional e de lazer, mas os pais precisam estar atentos e ter a noção que tal como na vida real o mundo virtual é uma caixinha cheia de perigos. As crianças não têm a capacidade, nem o discernimento para julgar de modo suficiente o que é bom daquilo que é mau e, neste sentido, acabam por ser facilmente enganadas ou manipuladas por informações e pessoas falsas. Deste modo o ideal é que pais/educadores estejam sempre por perto a acompanhar o uso dos computadores por parte das crianças, ensinando regras de segurança, tais como, não fornecer dados ou informações pessoais e alertando para os chamarem sempre que aparecer algo diferente. O tempo despendido também deve ser controlado e devem dialogar abertamente de modo a que a criança exponha as suas dúvidas.

Dicas indispensáveis:

– Mantenha o computador num local de uso comum em casa;

– Incentive a criança a compartilhar consigo as suas experiências na Internet;

– Usem por vezes a Internet em conjunto, assim poderá ensinar-lhe como confiar e dividir consigo aquilo que o pode deixar nervoso;

– Insista para que nunca dê informações pessoais (nomes, moradas, brincadeiras);

– Controle o tempo, até aos 10 anos nunca deve ultrapassar 1h;

– Filtre todo o conteúdo que achar poder ser ofensivo.

Hoje em dia, com a crescente criação de redes sociais (Facebook, Hi5, etc) e jogos sociais, a Internet  é cada vez mais atractiva para as crianças e cada vez mais cedo percebe-se o interesse e fascínio destas por este mundo virtual. Consequentemente a orientação dos pais torna-se fundamental e cabe a eles a responsabilidade e o dever moral de estarem próximos, disciplinarem e estabelecerem limites demonstrando as suas razões e preocupações para com a grande potencialidade que é a Internet.

Retirada do Blog Psicologia da Educação

http://caapsicologia.blogspot.com/

Publicada por JoiceDuarte –


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *