Plano de aula: multiplicação para o ensino fundamental de acordo com a BNCC
Confira o plano de aula sobre multiplicação para o ensino fundamental I e II, de acordo com a BNCC.
A multiplicação está inserida no meio da matemática desde muito tempo. Faz parte de uma das quatro operações fundamentais que são trabalhadas logo que os alunos entram na escola. Todas possuem funções diferentes, que unidas ajudarão os estudantes a chegarem em um mesmo resultado durante o aprendizado.
Qual a função da multiplicação?
A multiplicação é simplesmente a evolução da adição, assim como a subtração é da divisão. Isto é algo realmente muito interessante e curioso, que será aplicado durante as aulas de matemática.
É comum que se falem sobre adicionar uma quantidade finita de números iguais. Isto representa totalmente a adição, por este motivo é que se pode somar 4+4+4+4 que dará 16, ou seja, 4×4 será 16.
Os alunos costumam se complicar durante as aulas de multiplicação, pois não conseguem entender o fundamento mais básico da operação. Eles podem usar a soma para chegarem ao resultado exigido, e será outro tipo de estratégia a ser usada, mesmo que seja mais longa e demorada.
Como ensinar multiplicação?
O professor de matemática deve trabalhar sempre com a aplicação de atividades e outros probleminhas matemáticos. Esta matéria requer muita prática, atenção, observação e estratégias.
O fato de trabalhar com repetição ajudará a firmar melhor o assunto na mente dos alunos e gradualmente a memorização de certas informações. Por esta razão, é conveniente que o professor use muitas contas e probleminhas.
5 atividades sobre multiplicação
O professor poderá conferir 5 atividades sobre a multiplicação para trabalhar com o ensino fundamental I e II. Cada série necessita de um aprendizado diferente, e por esta razão, é aconselhável que o professor ensine os alunos com estas tarefas a seguir. Veja:
Estratégias de cálculo
Este é um tipo de atividade de multiplicação que os alunos devem aprender nas aulas de matemática. O professor precisará explicar o passo a passo de como trabalhar com as estratégias de cálculo.
Como fazer a atividade
É comum que as pessoas usem suas próprias estratégias de cálculo para chegar a um determinado resultado. Independente de como seja, o importante é sempre atingir o resultado final.
Nesta aula em especial, o professor deverá trabalhar com algumas contas de multiplicação para os alunos resolverem. Será interessante caso o professor insira algumas continhas um pouco mais complexas que outras.
Materiais para a atividade
Somente do caderno, caneta ou lápis de escrever e borracha.
Objetivos para a atividade
O objetivo da multiplicação nesta atividade é ensinar aos alunos a maneira ideal de usar os números para chegarem ao resultado correto. Elas devem dominar este sinal básico para conseguir lidar com probleminhas mais complexos.
EF04MA04: o aluno deve saber relacionar adição com subtração e divisão com a multiplicação em uma variedade de atividades, que os ajudarão a aprimorar suas técnicas de estratégia para usar o cálculo.
Adição de parcelas iguais
As parcelas iguais nada mais são do que números somados e multiplicados. Podemos exemplificar da seguinte forma: 4+4+4=12, em seguida, 12×3=36. É algo bem simples que será trabalhado com o 2° ano do ensino fundamental I.
Como fazer a atividade
O professor deve aplicar na lousa somente algumas contas como esta do exemplo, para os alunos poderem resolver no caderno. Será interessante se houver alguns números maiores, que neste caso seriam o 8 ou 9.
Fará com que os alunos trabalhem com os dedos em busca de atingir o resultado da soma e consigam descobrir o valor, para ser multiplicado no final.
Materiais para a atividade
Será necessário que o aluno use seu caderno, lápis de escrever e borracha.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que os alunos do fundamental I consigam aprender a como usar tanto a soma quanto a multiplicação para obterem diferentes resultados.
EF02MA07: é importante que o aluno consiga aprender a solucionar qualquer problema que envolva a multiplicação, com a junção da adição.
Números racionais em fração
A fração pode ser algo complexo de lidar e trabalhar, mas com as explicações dadas pelo professor, facilitará a compreensão e resolução de qualquer tipo de problema com frações e números racionais.
Como fazer a atividade
Para fazer esta atividade de multiplicação, o professor precisará aplicar algumas atividades sobre os números racionais com frações. Todos os alunos devem realizar a tarefa na sala de aula, para haver uma melhor avaliação.
Será importante para ajudar os alunos a tirarem qualquer possível dúvida. Afinal, é comum que a fração gere dúvidas nos estudantes, e para evitar isto, é melhor que a atividade seja concluída na sala e tenha correção na lousa.
Objetivos para a atividade
O objetivo da atividade de multiplicação com números racionais em fração é fazer com que os alunos aprendam a trabalhar com problemas mais complexos e consigam lidar com o que for aplicado nas aulas.
EF07MA11: o aluno precisará entender e saber como usar a multiplicação em números racionais, assim como a divisão para chegar nos resultados corretos.
Números racionais positivos
Os números racionais podem ser frações de números inteiros, desde que o denominador seja diferente de 0. Normalmente, este tipo de elemento está inserido nos conjuntos de números racionais e irracionais.
Como fazer a atividade
O professor deve explicar aos alunos o que seriam os números racionais positivos, assim como os números irracionais. Posteriormente, precisará aplicar algumas atividades aos alunos que deverão resolver.
Para isto, os alunos precisam prestar atenção em todas as explicações dadas pelo professor, não esquecer de anotar como as contas devem ser montadas e realizadas para chegar ao resultado.
Objetivos para a atividade
O objetivo das aulas de multiplicação é fazer com que os alunos conheçam sobre os números racionais positivos, como podem usá-los para trabalhar na matemática e conhecer sua importância.
EF06MA11: o aluno precisará aprender a resolver qualquer problema com os números racionais positivos, por intermédio de representações com os decimais. Este método engloba as quatro operações básicas junto da potência.
Resolva problemas de multiplicação
Problemas de multiplicação servirão como auxílio aos alunos do ensino fundamental. Significa que poderão aprender melhor a como usar este sinal, conhecer sua utilidade e como devem aplicá-la nas aulas.
Como fazer a atividade
Para realizar a atividade, o professor deverá aplicar cerca de 10 exercícios de probleminhas com multiplicação para os alunos resolverem. Cada questão precisa ser um pouco mais difícil do que a outra.
Neste caso, o professor deverá ter ensinado a como multiplicar com dois números e dois multiplicadores. Um bom exemplo a ser apresentado é: 40×10=400. Será necessário que haja uma explicação deste valor e como conseguem chegar até ele.
Objetivos para a atividade
O objetivo das aulas de multiplicação é ensinar aos alunos as principais maneiras de trabalharem com continhas e problemas mais complexos. Serão aulas essenciais, que darão base para outros conteúdos matemáticos ao longo dos anos.
EF06MA03: O aluno precisa ser capaz de resolver problemas que possuam a necessidade de realizar cálculos, sejam eles escritos, mentais ou aproximados. É preciso usar estratégias para atingir o resultado, e deve ser feito sem a calculadora.
As aulas de multiplicação ajudarão os alunos a desenvolverem o conceito básico necessário para estudarem e conseguirem captar todas as possíveis estratégias presentes nesta matéria. Por mais que possa ser complicada, é fundamental para todo ser humano.
Para complementar o aprendizado, o professor pode utilizar atividades de inglês que envolvam a multiplicação, tornando o aprendizado mais dinâmico e interessante.
Além disso, é importante que os alunos tenham acesso a materiais didáticos adequados. O professor pode sugerir o uso de materiais didáticos que ajudem na compreensão dos conceitos matemáticos.