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Atualizado em 02/08/2023

MOVIMENTO: JOGOS E EXERCÍCIOS SENSÓRIO- MOTORES

Descubra a diversão de aprender com os jogos e exercícios sensório- motores do MOVIMENTO. Desenvolva coordenação motora, equilíbrio, reconhecimento de formas, memória e raciocínio lógico com nossos jogos. Venha aproveitar!

Movimento: Jogos e Exercícios Sensório- Motores

São atividades com valor exploratório, pois são realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadencia e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir.

1 . Andar

¶  livremente, batendo palmas.

¶  para frente.

¶  de costas.

¶  com as mãos na cabeça ou na cintura.

¶  na ponta dos pés.

¶  encostando um pé à frente do outro.

¶  sobre diferentes tipos de linha traçados no chão: reta, curva etc.

¶  seguindo o contorno de figuras geométricas traçadas no chão com giz (quadrado, triângulo, círculo etc.).

¶  com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão.

¶  procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar recursos como palmas, batidas de pé, coquinho etc., para marcar o ritmo).

¶  aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo um estímulo auditivo (uma música, por exemplo) ; cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.

2. Correr

¶  com as mãos na cintura ou na cabeça.

¶  rolando uma bola.

¶  chutando uma pedrinha ou um saquinho de areia.

¶  num pé só (como um saci).

¶  e parar bruscamente, a um sinal combinado.

¶  seguindo ritmo marcado por tambor, palmas etc.

¶  sobre uma linha traçada no chão.

¶  pisando sobre formas desenhadas no chão com giz (círculos etc.).

¶  desviando de obstáculos colocados no chão.

¶  em duplas de mãos dadas com o colega.

¶  ao lado do colega, sem lhe dar as mãos.

¶  estando atrás do colega, sem no entanto tocá-lo.

¶  em duplas ou trios, um atrás do outro, segurando no ombro do colega que está à sua frente.

¶  Corrida dos patos: correr de cócoras, com as mãos sobre o joelho e os braços flexionados, como se Corrida de gigantes: correr na ponta dos pés, com os braços levantados.

¶  Corrida do pé à frente: colocar um pé à frente do outro, o mais depressa possível.

¶  Corrida do transporte: correr em duplas, segurando o mesmo objeto (um banquinho, um balde etc.).

¶  Corrida do copo: correr, segurando um copo de plástico que contenha um pouco de água, procurando não derramá-la.

3. Levantar (o corpo, partes do corpo ou objetos)

¶  Deitados ou sentados, a um sinal combinado, levantar o corpo do chão ou da cadeira.

¶  Elevar os braços pelos lados (como se fossem asas), levantando-os e abaixando-os; até o alto da cabeça , bater palmas

¶  Deitados de costas, com pernas e braços estendidos,elevar os braços, movimentando-os para trás, para frente, para um lado e para outro.

¶  De costas para uma mesa, braços para trás, tentar apanhar um objeto que se encontre sobre ela. Levantá-lo, atrás do corpo, até a altura permitida pela mobilidade de seu braço; recolocá-lo em cima da mesa.

¶  Observação: o objeto deve ser inquebrável e flexível, de maneira a facilitar sua apreensão, como, por exemplo, objetos de espuma ou bonecas de pano.

¶  Levantar com os pés saquinhos de areia, feijão, ou milho.

¶  Em duplas, tentar levantar com a testa uma bola grande, que está sobre a mesa;

4. Transportar (puxando, carregando, empurrando, removendo, afastando, esvaziando, lançando, rolando)

¶  Carregar, de um local a outro previamente combinado, com o auxílio das mãos, um objeto (cadeirinha, banquinho, brinquedo).

¶  Puxar, até um local combinado, objetos mais pesados como, por exemplo, saquinhos com pedrinhas etc.

¶  Transportar no braço, sem o auxílio das mãos, roupa, caderno, jornal, uma folha de papel etc., até um local combinado.

¶  Transportar, com o auxílio do pé, objetos que possam se acomodar sobre ele, tais como: borracha, retalhos de tecido, saquinhos de areia, feijão, milho, alpiste etc.

¶  Transportar pequenos objetos a um local combinado, empurrando-os vagarosamente com os pés.

¶  Transportar na cabeça pequenos objetos (borracha, caderno, uma folha de papel etc.), até um local combinado.

¶  Empurrar uma bola com os calcanhares, levando-a de um lado para outro com leves impulsos.

¶  Passar água ou areia de um baldinho para outro, utilizando-se de copinhos etc.

¶  Em trio, transportar um colega sentado em uma cadeirinha; sentado sobre os braços de dois participantes (brincadeira de cadeirinha).

¶  Em fila, passar a bola do primeiro ao último participante (por cima da cabeça, por entre as pernas,pelo lado).

5. Saltar (pular)

¶  no mesmo lugar, com os dois pés juntos.

¶  com os dois pés juntos, para frente, para trás e para os lados.

¶  no mesmo lugar, com um pé só; revezar os pés.

¶  pular corda,

¶  Pular amarelinha sem pedra.

¶  com os dois pés(um pé só) juntos, sobre um bastão colocado no chão, para frente, para trás e para os lados.

¶  com as pemas abertas, sobre um bastão ou pequenos objetos colocados no chão (por exemplo: saquinhos de areia).

¶  de cima de um bloco (tijolo de construção) para frente, para trás, para um lado e para outro.

¶  Em duplas ou trios, lado a lado, e de mãos dadas, pular no mesmo lugar.

¶  Em duplas, frente .a frente, pular no mesmo lugar com as mãos no ombro do companheiro.

¶  Em duplas ou trios, pular no mesmo lugar, lado a lado, e abraçados pela cintura.

¶  Em duplas ou trios, um atrás do outro e com as mãos no ombro do colega da frente, saltar seguidamente até chegar a um determinado ponto; girar o corpo, dando meia-volta, colocar novamente uma das mãos no ombro do colega da frente e reiniciar o percurso.

¶  Em duplas e de mãos dadas, saltar uma corda parada.

6. Marchar

¶  Marcar passos no local, elevar ao máximo uma perna, depois a outra, acompanhando um estímulo sonoro (batidas com coquinho, palmas etc.); batendo forte só um dos pés.

¶  Marcar passos no mesmo lugar e, a um sinal combinado, mudar de posição (dando meia-volta, por exemplo); continuar marcando passo; movimentando os membros inferiores e superiores.

¶  Marchar de forma mais rápida, de acordo com um estímulo sonoro (batida de tambor, coquinho etc.).

¶  Marcha cadenciada com paradas bruscas: marchar enquanto durar um estímulo sonoro e parar imediatamente quando ele cessar; retomar a marcha logo que ele se reinicie.

¶  Marcha cadenciada com mudança de direção: marchar numa direção; a um sinal combinado, marchar

¶  em sentido contrário.

¶  Em duplas ou trios, marchar lado a lado, de acordo com um ritmo marcado por tambor, coquinho, palmas etc.,

7. Galopar

¶  livremente, montados num cabo de vassoura.

¶  em ritmo acelerado, com paradas repentinas,marcadas por um sinal combinado (palmas, apito etc.).

8. Lançar e pegar

¶  Lançar objetos (bolas etc.) a grandes distâncias, sem alvo definido; tendo em vista um alvo mais limitado (uma parede, por exemplo).

¶  Lançar uma bola de meia, tentando alcançar um alvo desenhado na parede e bem acima da altura dos participantes.

¶  Lançar uma bola de meia dentro de uma caixa de papelão, sapato etc.

¶  Jogar a bola na parede e tornar a pegá-la.

¶  Jogar a bola no chão e tornar a pegá-la.

¶  Jogar a bola para o alto e tornar a pegá-la.

¶  Jogar a bola no chão e rebatê-la.

¶  Brincar de encestar bolas.

¶  Em pares, lançar de um para o outro, uma bola ou um saquinho com areia, grãos etc.

¶  Dispostos em círculo, jogar a bola uns para os outros.

¶  Lançar uma bola para o alto e bater palmas uma ou mais vezes, antes de pegá-la novamente.

9. Chutar

¶  Dar pontapés em saquinhos de areia.

¶  Chutar bola.

¶  Chutar pedrinhas.

10. Atividades dígito-manuais

¶  Fazer movimentos de jogar beijos com a mão.

¶  Movimentar os pulsos para os lados, fazendo um gesto de adeus.

¶  Movimentar os pulsos, como um limpador de pára-brisas.

¶  Movimentar os pulsos para frente e para trás.

¶  Abrir e fechar as mãos, ora com as palmas voltada para baixo, ora para cima.

¶  Agarrar partes do próprio corpo (braço, dedos, coxa perna, tornozelo).

¶  Agarrar saquinhos de areia, amassá-los, bater com as mãos e os dedos e jogá-los de uma mão para outra

¶  Com a palma da mão sobre a mesa, levantar e abaixar cada dedo.

¶  Separar e aproximar os dedos, como um leque (fazer em diversas posições).

¶  Movimentar o polegar para frente e para trás.

¶  Girar o polegar.

¶  Girar cada um dos dedos separadamente.

¶  Tocar, com o polegar da mesma mão a ponta de todos os dedos sucessivamente; fazer o exercício ora

¶  com uma mão, ora com outra.

¶  Com as palmas das mãos unidas, separar e aproximar os dedos de uma mão aos dedos da outra mão, sem separar as palmas.

¶  Movimentar o indicador e o dedo médio no plano vertical, como se fossem um homem andando.

¶  Movimentar o indicador e o dedo médio no plano horizontal, como uma tesoura.

¶  Fazer movimentos de pinça com todos os dedos juntos.

¶  Fazer movimentos de pinça com o indicador e o dedo médio.

¶  Girar pequenas argolas com os dedos.

¶  Com a ponta dos dedos, levantar alguns fios do próprio cabelo.

11. Coordenação visomotora

¶  Sobrepor objetos: colocar os objetos uns sobre os outros (cubos de madeira etc.).

¶  Encaixar objetos: colocar, por exemplo, copos de papel de diferentes tamanhos um dentro do outro.

¶  Fincar palitos sobre base de isopor.

¶  Colocar pregadores de roupa em volta da borda de uma caixa de sapatos.

¶  Perfurar retalhos de plástico com palitos.

¶  Enfiar contas, macarrão ou canudinhos cortados, fazendo colares, pulseiras etc.

¶  Picar e repicar papel, palitos, gravetos etc., com os dedos.

¶  Cortar com tesoura: papel, barbante, diferentes fios e tecidos.

¶  Alinhavar

12. Explorar sons e movimentos e acompanhar ritmos lentos e rápidos

¶  Provocar sons com o próprio corpo: soprar, estalar a língua, estalar os dedos, bater os pés no chão, bater um pé no outro, bater palmas, bater as mãos no próprio corpo ou em objetos etc.

¶  Provocar ruídos com materiais disponíveis no momento: lápis, caneta, caderno, giz, cadeira (batendo,

¶  esfregando, puxando, arrastando etc.).

¶  Manipular objetos que provocam ruídos, batendo, sacudindo, raspando, amassando, apertando. Utilizar objetos tais como: latinhas contendo pedrinhas ou grãos, reco-reco, língua-de-sogra, folha de papel etc.

¶  Bater palmas ao som de uma canção; parar assim que ela termine.

¶  Dançar e parar sucessivamente, seguindo um estímulo sonoro (músicas e cantos).

¶  Variação: dançar seguindo ritmos lentos e rápidos.

¶  Acompanhar estruturas rítmicas simples, movimentando as mãos e os dedos: batendo palmas; estalando os dedos.

Jogos e Atividades envolvendo Representação Simbólica

A representação simbólica supõe a formação da imagem mental. Por isso, os jogos e atividades a seguir têm como base a imagem mental e envolvem a imitação, imaginação e linguagem.

  1. 1. Metamorfose de objetos e desempenho de papéis: brincar de casinha, de escola, de médico e dentista, etc..
  2. 2. Jogos Imitativos

¶  Imitar a forma de andar dos animais: andar como gato, elefante, tartaruga, pular como um sapo etc.

¶  Cavalo e cavaleiro

–          Galopar livremente montados sobre um cabo de vas­soura, imitando um cavalo-de-pau.

–          Galopar em ritmo acelerado, montados sobre um cabo de vassoura (cavalo-de-pau) e parar repentinamente a um sinal combinado (palmas, apito etc.).

–          Montados sobre um cabo de vassoura, imitando um cavalo-de-pau: galopar lentamente; galopar sobre cavalo bravo; galopar sobre cavalo teimoso (que quer ir para um lado diferente do que o cavaleiro quer caminhar);

–          Galopar em duplas no mesmo cavalo: inicialmente sobre um cabo de vassoura e depois sem ele, galopar apenas imaginando-se sobre um cavalo.

¶  Imitar meios de transporte: voar como avião, correr como carro, andar como trenzinho.

¶  Andar imitando pessoas e objetos:

–          um velhinho;

–          um cego atravessando a rua;

–          uma pessoa distraída;

–          alguém carregando uma coisa muito pesada; .um robô;

–          uma pessoa com sapato apertado;

–          uma mãe carregando o filho no colo;

–          alguém com muita pressa etc.

¶  Profissões:

–          Um bombeiro subindo a escada de seu carro para apa­gar o fogo.

–          Um domador de circo domando a fera com chicote. Um palhaço brincando de levantar peso.

–          Uma lavadeira lavando roupa (esfregando, torcendo,pendurando no varal e passando a ferro).

–          Um marceneiro serrando madeira e martelando prego.

–          Um padeiro preparando pão (batendo a massa, abrindo com rolo, fazendo os pãezinhos, arrumando-os na fôrma e colocando-os no forno).

–          Uma cozinheira fazendo comida (batendo ovo, mexendo a panela e lavando os pratos).

–          Um pianista tocando piano.

–          Uma costureira fazendo uma roupa (cortando e cos­turando).

–          Um relojoeiro consertando e dando corda no relógio.

  1. 3. Jogos de adivinhação:

¶  Mímica: observar os movimentos realizados por um participante, tentando adivinhar a ação que ele está imitando. Por exemplo:

–          Comer;

–          chutar uma bola;

–          pegar uma flor e sentir-lhe o perfume

–          pintar uma parede;

–          escrever na lousa;

–          tocar um piano

–          lavar roupa etc.

¶  Um diz: -“Estou pensando na parte do meu corpo que serve para ver. Qual é?”. Os outros tentam adi­vinhar, dizendo o nome dessa parte do corpo. Várias questões podem ser apresentadas para adivinhação como, por exemplo: -“Estou pensando na parte do corpo que serve para:

–          ouvir;

–          andar, correr, pular , chutar;

–          segurar um objeto, agarrar uma bola, desenhar ,escrever” etc.

¶  Uma criança (ou a professora) faz perguntas em forma de adivinhação: -“O que é, o que é:

–          que fica em cima do pescoço?

–          que fica entre o pé e o joelho?

–          que fica entre os olhos e a boca?” etc.

As crianças tentam adivinhar, nomeando a parte do corpo, apontando-a ou movimentando-a.

¶  Uma criança diz que está pensando num objeto, e dá uma indicação de onde ele está como, por exemplo: -“Estou pensando num objeto que está:

–           em cima do armário;

–          ao lado da porta;

–          em frente à janela;

–          atrás da mesa “etc.

As outras crianças tentam adivinhar qual é o objeto.

¶  Uma criança diz: -“O que é, o que é? Estou pen­sando num objeto que serve para:

–          escovar os dentes;

–          comer;

–          escrever;

–          apagar o que se escreve” etc.

As outras crianças tentam adivinhar qual é o objeto.

¶  Formar um círculo; um participante vai para o centro, observa os outros à sua volta e diz: -“Estou pen­sando em alguém. Quem será?”.. Descreve, então, a criança em quem está pensando: tem cabelo curto, usa óculos, está de blusa branca, de tênis etc. As demais tentam adivinhar quem é, a partir da descrição feita.

¶  Adivinhar quem é: as crianças ficam de olhos fecha­dos, enquanto a professora escolhe um participante, que deverá cobrir-se com um lençol ou uma toalha e movimentar-se, fazendo aparecer de vez em quando alguma parte de seu corpo ( ora levantando um pouco o lençol de maneira a mostrar os pés, ora colocando um dos braços para fora etc.). As outras abrem os olhos e observam, tentando descobrir quem se es­conde sob o lençol.

¶  Uma criança diz: -“Estou pensando em alguém que:

–          faz pão;

–          apaga o fogo;

–          vende jornal ;

–          trabalha na feira;

–          dirige ônibus;

–          cuida dos dentes;

–          pinta casas;

–          constrói casas;

–          ensina crianças;

–          vende remédios;

–          faz roupas;

–          recolhe lixo;

–          conserta sapatos etc.

Quem será?”.

As demais crianças tentam adivinhar .

¶  Uma criança imita um animal através de gestos e movimentos.. As outras tentam descobrir qual é o animal que está sendo imitado.

  1. Telefone sem fio: duas crianças conversam uma com a outra, num telefone imaginário.
  2. Inventar finais diferentes para as histórias: a professora conta uma história e as crianças imaginam um final diferente para ela.
  3. Inventar histórias à vista de gravuras: a criança observa duas ou três gravuras, contendo cenas relacionadas entre si, e as coloca em ordem, de acordo com a seqüência das ações. Depois imagina uma história à vista da seqüência das cenas.
  4. Seguir um percurso indicado: divididos em pequenos grupos, brincar de trenzinho, movimentando-se segundo o percurso indicado pela professora ou por uma das crianças:

¶  passar por entre a cadeira e a parede;

¶  virar para a esquerda;

¶  seguir em frente;

¶  dobrar para a direita;

¶  andar em volta da mesa etc.

  1. Estimar distâncias: marcar um ponto de saída e um ponto de chegada (por exemplo, uma pedra e uma caixa). A criança faz o percurso de um ponto a outro, contando quantos passos deu.
  2. Brincar de espelho, usando todo o corpo: uma criança se movimenta, virando a cabeça para o lado, levantando um braço ou uma perna etc. As outras crianças fazem o papel do espelho, reproduzindo as suas posições.

10.  Brincar de espelho, usando apenas a cabeça e o rosto: formar duplas, um em frente ao outro; um movimenta a cabeça, os olhos, a boca, fazendo uma expressão de alegria, tristeza, surpresa, ou uma careta, e o outro reproduz a expressão facial do primeiro (revezar as crianças).

11.  Repetir e inventar: divididos em pequenos grupos, um ao lado do outro: um deles faz um movimento como, por exemplo, levantar braço ou a perna, dar um passo à frente etc.;  o que está ao seu lado copia este movimento e acrescenta mais um, e assim sucessivamente; recomeçar a partir do último a realizar o exercício.

12.  Ampliar frases: uma criança diz uma frase para um colega, que deverá repeti-la para outra, ampliando-a, e assim sucessivamente. Por exemplo:

“Paulo foi ao circo;

“Paulo foi ao circo e viu o palhaço;

“Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça;

“Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça e o domador de leões;

“Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça, o domador de leões e o mágico;

“Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça, o domador de leões e o mágico que tirou um coelho da  cartola”.

E assim a brincadeira continua, com as crianças repetindo o que os colegas disseram e acrescentando mais alguma palavra ou expressão.

13.  Reconhecer sons: ficar em silêncio, com os olhos fechados, e ouvir os sons do meio ambiente, tentando reconhecê-los:

¶  sons da natureza: água, vento, trovão, chuva etc.;

¶  sons produzidos pelo corpo: vozes, batidas de pés no chão,

¶  batidas de palmas, sons produzidos pelo andar etc.;

¶  sons produzidos por objetos: barulho de carro, motocicleta, máquina de datilografar etc.

14.  Descobrir de onde vem o ruído: uma criança, de olhos vendados, deve dizer ou apontar para o local de onde provém determinado som (passos, palmas, vozes, sons produzidos por objetos etc. ) .

15.  Reconhecer objetos através do som: deixar cair alguns objetos (lápis, moeda, borracha etc. ); a criança de olhos vendados, tenta adivinhar qual foi o objeto que, ao cair, provocou aquele som.

16.  Reconhecer partes do corpo através do som: uma criança faz um som com o próprio corpo (bater palmas, bater os pés no chão, estalar os dedos, tossir etc.), enquanto outro permanece de olhos vendados e tenta descobrir qual a parte do corpo que provocou aquele som, repetindo-o.

17.  Reconhecer o conteúdo dos objetos através do som: descobrir o conteúdo de latinhas, caixas etc., apenas ouvindo o som que delas provém, quando movimentadas. Exemplo: pedrinhas, moedas, grãos etc.

18.  Movimentar-se seguindo um som: executar movimentos pré-estabelecidos de acordo com as características do som emitido(breve-longo, forte-fraco, grosso-fino) como, por exemplo:

¶   ao ouvir um som longo (aaaaaaaaaa), colocar as mãos na

¶  cabeça; ao ouvir um som breve (aaa), sentar-se; .

19.  Desenhar utilizando determinada cor quando ouvir sons fortes e, ao ouvir sons fracos, utilizar cor diferente etc.

20.  Reproduzir ritmos: repetir um ritmo produzido pela professora: com palmas, batendo os pés no chão, batendo o lápis sobre a mesa, com coquinhos, latinhas contendo grãos, pedras, etc.

21.  Modelagem: utilizar argila ou massa.

22. Colagem:

¶  de objetos, no plano tridimensional (caixas de fósforo, palitos de sorvete etc.);

¶  de figuras em folhas de papel de vários tamanhos e espessuras;

¶  de material variado: retalhos picados, algodão, folhas, lã, barbantes, grãos, confetes, serragem, pó de giz etc.

23.  Dobradura: utilizar vários tipos de papel, percebendo as diferentes texturas, formas etc.

24.  Pintura: a dedo, com lápis-estaca, giz, pincéis de grossuras diferentes, lápis de cor comum etc.

25.  Desenhos cegos ao som de ritmos diferentes: com os olhos fechados, segurando um lápis-estaca, deixar a mão deslizar sobre o papel, traçando linhas ao acaso, seguindo ritmos lentos e rápidos.

26.  Desenho em grupo: formar pequenos grupos, sentados em círculo; cada um recebe uma folha de papel, na qual faz um desenho. A um sinal combinado, cada criança passa a sua folha para o colega do lado, que deverá completar o desenho, e assim sucessivamente, até que todas as crianças do grupo tenham desenhado em todas as folhas. A primeira folha em que a criança desenhou acaba retornando para ela, acrescida dos detalhes desenhados por todos os colegas.

27.  Desenhar, pintar ou escrever ao som de uma música: desenhar, pintar ou escrever livremente e parar assim que a música seja interrompida.

Jogos de Regras

Os jogos de regras são jogos de combinações sensório~motoras ou intelectuais, regulamentados por regras previamente estabelecidas, que norteiam a cooperação e a competição entre os participantes.

Esse tipo de jogo é, portanto, uma atividade eminentemente social, pois pressupõe a existência de parceiros e a observância a alguns regulamentos definidos.

¶  Amarelinha

¶  Barra Bandeira

¶  Barra Manteiga

¶  Batata-quente

¶  Boca do forno

¶  Bola no  ar

¶  Bola no túnel

¶  Cabo de Guerra

¶  Cabra- Cega

¶  Caí no Poço

¶  Coelhinho na toca

¶  Corrida da Bola

¶  Corrida da Centopéia

¶  Corrida do Bastão

¶  Corrida do ovo e da Batata

¶  Corrida dos Sacis

¶  Dança das cadeiras

¶  Elefantinho Colorido

¶  Esconde-esconde

¶  Garrafão

¶  Gato e rato

¶  Lenço atrás

¶  Lobos e Carneirinhos

¶  Mãe da Rua

¶  Passarás

¶  Pega- Pega

¶  Queimada, etc.

Fonte de Consulta:

Atividades Lúdicas na Educação da Criança

Leonor Rizzi e Regina Célia Haydt

Editora Ática

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