fbpx

MEIO AMBIENTE: O QUE PODE SER FEITO?

MEIO AMBIENTE – O QUE PODE SER FEITO?

Nós seres humanos estamos diante de um momento muito sério de reflexão e análise históricas. Nos encontramos diante de uma alta tecnologia na área da saúde e no entanto parece que nunca houve tantos doentes. Temos descobertas científicas que poderiam aumentar cada vez mais a qualidade de vida do ser humano, mas o que vemos é o agravamento da pobreza, da fome, das doenças, do analfabetismo e da deterioração contínua dos ecossistemas de que depende nosso bem estar.
É quase uma encruzilhada onde a vida das gerações futuras pede passagem. Nessa encruzilhada o ser humano, como animal racional que é, tem a oportunidade de encaminhar a vida para a estrada certa. A estrada da compreensão da harmonia necessária para a correlação entre homem e natureza. Entre cada ser humano e seu próximo, entre cada vida existente no planeta, a fim de que a vida na Terra não esteja ameaçada.
Hoje em dia, quando as discussões sobre o exercício da cidadania, sobre a responsabilidade social, o resgate dos valores éticos e o respeito ao meio ambiente são tão prementes, a empresa que perder o “bonde da História”, corre o risco de ficar para trás.
Na verdade, o próprio consumidor irá muito em breve utilizar tais parâmetros como fator de decisão sobre produtos e serviços a serem consumidos.
Este é o momento de sua empresa se engajar no processo de construção de um mundo melhor. Mais humano, mais harmônico, onde o Desenvolvimento Sustentável (modelo de desenvolvimento sócio-econômico que leva em conta a proteção ambiental e preconiza uma maior justiça social) será a palavra de ordem e o princípio da parceria para um mundo melhor seja não uma utopia, mas uma realidade cristalina e palpável.
Ajudar a criar um futuro melhor para as gerações vindouras é algo que está ao alcance da sua empresa.
QUE TAL MOTIVAR SEUS FUNCIONÁRIOS A RESPEITO?
Sua empresa pode criar incentivos, recompensas ou outras formas de reconhecimento para os funcionários que se destaquem em campanhas ecológicas ou que busquem formas alternativas de minimização de desperdícios e práticas poluentes.
RECICLANDO AS IDÉIAS
Embora pareça que a larga aplicação dos recursos de informática esteja ajudando a diminuir o uso excessivo de papel nos escritórios, na verdade, o emprego indiscriminado de fotocopiadoras e o uso crescente de cópias diretas de computador acabaram por aumentar o consumo de papel.
Só para se ter uma idéia, cerca de 90% do lixo produzido nos escritórios é composto por papel reciclável. A grande vantagem do reaproveitamento do papel utilizado em escritórios é a ambiental, na medida em que, ao mesmo tempo que reduzimos o lixo que é lançado nos aterros em volta da cidade, reduzimos também o corte de árvores para produção de papel. Dessa maneira, já damos um enorme passo para diminuir a poluição.
Como benefício extra, a conscientização dos funcionários com relação à redução do desperdício de papel, pode acabar levando a uma maior racionalização do uso de materiais de escritório.
ALGUMAS IDÉIAS SIMPLES E FUNDAMENTAIS PARA UMA EMPRESA DE FUTURO
Estabeleça em sua empresa uma ampla política para uso dos dois lados da folha de papel nas fotocopiadoras e impressoras de computador.
Use o lado branco do papel impresso para rascunho de documentos.
Utilize formulários ultrapassados, sem uso, para memorandos internos.
Quando precisar dirigir memorandos a todos os funcionários, afixá-los em locais centrais da empresa ao invés de distribuí-los a todos.
Incentive os funcionários a guardar os documentos em disquetes, substituindo o uso de papel.
Dê preferência à utilização de produtos de papel reciclado.
Doe o excedente de móveis e equipamentos para entidades beneficentes de sua cidade. Você ajuda o meio ambiente, faz várias pessoas felizes e, documentando-se corretamente, ainda pode deduzir as doações do imposto de renda.
Quando fizer as compras de sua empresa, evite produtos que gerem resíduos, como canetas e copos descartáveis.
Mantenha uma política de separação de lixo limpo e orgânico e verifique a data da coleta em seu bairro.
Mantenha, só ou em cooperação com outras empresas, uma caixa coletora de pilhas e baterias usadas e dê a elas a destinação correta.
MUDANDO PADRÕES DE CONSUMO
Você sabe que a energia é fundamental para o desenvolvimento sócio-econômico e para a qualidade de vida de todos. No entanto, boa parte da energia mundial é produzida e consumida de maneiras que não poderiam ser sustentadas caso a tecnologia permanecesse constante e o consumo global continuasse a aumentar substancialmente, como vem ocorrendo.
Todas as fontes de energia devem ser usadas de modo que respeitem os recursos naturais que o planeta tem a nos oferecer. Dessa maneira, torna-se necessário respeitar a atmosfera, a água, as formas de energia, a saúde humana e o meio ambiente como um todo. A necessidade de controlar as emissões atmosféricas de gases que provocam o efeito estufa e de outros gases e substâncias deverá basear-se cada vez mais na eficiência na produção, transmissão, distribuição e consumo de energia e em uma dependência cada vez maior de sistemas energéticos ambientalmente saudáveis, dando preferência a fontes de energia novas e renováveis.
É fundamental que exista também um cuidado permanente na utilização da água, que é fonte essencial de vida para o ser humano e para todo o planeta.
Embora ¾ da superfície da Terra estejam cobertos por água, somente 0,01% é água doce disponível, já que a água do planeta está distribuída da seguinte forma:
97% – águas salgadas, portanto não potáveis.
02% – águas doces em geleiras
0,99% – águas doces subterrâneas e na forma de vapor.
0,01% – água doce disponível.
COMO AJUDAR A PRESERVAR OS RECURSOS NATURAIS
Tente fazer uma auditoria na área de energia. Aparentemente dispendiosa, esta medida trará economia considerável no decorrer do tempo.
Use iluminação inteligente, como sensores de movimento para locais freqüentemente desocupados, refletores, instalações com padrão fluorescente, lâmpadas fluorescentes compactas e temporizadores de iluminação para desligar a luz em intervalos fixos.
Oriente seus funcionários a apagar as luzes e desligar fotocopiadoras e outros dispositivos que não estejam sendo utilizados, especialmente depois do expediente e aos finais de semana.
Procure pôr selos de economia de energia quando comprar computadores, máquinas de fax, aquecedores, aparelhos de ar condicionado e outros equipamentos. Quando comprar refrigeradores dê preferência para os que são ecologicamente corretos, ou seja, que não lançam CFC na atmosfera, destruindo a camada de ozônio. Se possível, considere fontes alternativas de energia, tais como coletores de energia solar para aquecimento de água ou células fotovoltaicas para iluminação externa.
Faça manutenção permanente dos sistemas de ventilação, ar condicionado e aquecimento de sua empresa. Assim você reduz o consumo de energia e consequentemente os gastos. Certifique-se de que a limpeza dos filtros é feita regularmente. Filtros limpos evitam o desperdício de energia e melhoram a qualidade do ar.
Adquira veículos que apresentem maior índice de economia de combustível. Regule sempre o motor dos mesmos e mantenha a pressão dos pneus nos níveis recomendados. Estas medidas aumentam a eficiência do combustível.
Organize auditoria no sistema hidráulico para verificar vazamentos em torneiras, encanamentos e vasos sanitários, reparando-os o mais rápido possível. Uma torneira pingando chega a desperdiçar cerca de 46 litros de água por dia.
Procure utilizar dispositivos de baixo fluxo nas torneiras e vasos sanitários, evitando equipamentos de fluxo contínuo. Com a utilização de um recurso simples como os arejadores de torneira você poderá economizar até 25% de seu consumo de água.
Oriente seus funcionários a não deixar as torneiras pingando, a dar descargas mais curtas e a não jogar lixo no vaso sanitário.

Autor: Luciano Domingos da Silva

Deixe um comentário