Material de apoio para o professor trabalhar com crianças com disgrafia
Descubra materiais de apoio para professores que atuam com crianças com disgrafia, incluindo artigos e recursos educacionais que podem ser aplicados em sala de aula para otimizar o desenvolvimento dos alunos.
O que é Disgrafia? Disgrafia é o transtorno da escrita, de origens funcionais, que surge nas crianças com adequado desenvolvimento emocional e afetivo, onde não existem problemas de lesão cerebral, alterações sensoriais ou história de ensino deficiente do grafismo da escrita.
O que é Disgrafia?
Portelano Pérez (1985) e Brueckner e Bond (1986) classificaram a Disgrafia como disgrafia do tipo maturativa, desenvolvida a partir de fatores próprios do desenvolvimento do indivíduo e disgrafia “provocada”, de causa pedagógica, cujo substrato é o ensino inadequado da escrita. Ambos, neste caso, reportam-se tanto ao excesso de exigência quanto à deficiente orientação no processo de aquisição do grafismo da escrita.
A criança disgráfica é vítima de transtornos que provêm ora do plano motor, ora do plano perceptivo, ora do plano simbólico. A dificuldade de integração visual-motora dificulta a transmissão de informações visuais ao sistema motor. “A criança vê o que quer escrever, mas não consegue idealizar o plano motor”. Sua escrita é nitidamente diferente da escrita da criança normal, o que não acarreta homogeneidade no interior do grupo dos disgráficos.
A escrita é fruto de uma aquisição possível a partir de um certo grau de desenvolvimento intelectual, motor e afetivo associado ao aprendizado socializado de seu código, quando e onde a escola tem papel fundamental. Escrever não é somente um modo de fixar nossos pensamentos e ideias, é ainda em nossa sociedade uma maneira de comunicação entre nós e o outro. É a forma mais privilegiada de registro e comunicação na escola, apesar de todo o aparato tecnológico disponível.
BAIXAR EM PDF
MATERIAL DE APOIO PARA O PROFESSOR TRABALHAR COM ALUNOS COM DISGRAFIA
VÍDEO DISGRAFIA
Para mais informações sobre o desenvolvimento infantil, você pode conferir a importância do nível silábico na aprendizagem.
Além disso, é fundamental que os professores conheçam atividades didáticas variadas que podem ser aplicadas em sala de aula para ajudar no aprendizado dos alunos com dificuldades.
Se você está em busca de recursos adicionais, considere explorar materiais didáticos que podem auxiliar no ensino.