fbpx

Literatura para crianças, como ensinar de maneira interativa?

Literatura para crianças é um passo muito importante para seu desenvolvimento, e por isso, vamos exibir aqui como ensinar.

Como ensinar literatura para crianças de maneira correta?

O conceito de literatura infantil surgiu no século XVIII, até então, as crianças se viam obrigadas por seus educadores, a lerem os mesmos conteúdos que os adultos.

Aqui no Brasil, somente no século XIX, é que as escolas começaram a usar o termo literatura infantil. O que já podia ser visto na Europa, no Brasil não era comum.

Para ajudar no processo de letramento e alfabetização, muitos pesquisadores alertam os professores que, ler para uma criança deve ser divertido.

As práticas docentes devem gerar estímulo quando a criança estiver aprendendo ao ler um livro.

A leitura deve criar na criança habilidades orais, leitoras e escritoras. Independente de usar métodos tecnológicos ou não, educadores devem respeitar três eixos:

  • Leitura;
  • Escrita;
  • Oralidade;

Educadores precisam ter ciência que, uma criança que sabe ler, escrever e interpretar textos será um adulto capaz de solucionar problemas.

Técnicas para estimular a leitura

Se você já tentou de tudo, e mesmo assim você como educador percebe que as crianças não gostam de ler, você deve passar orientações aos pais, como as que veremos a seguir:

  • Os pais devem dar exemplo

Em muitos os casos, os educadores devem dar um alerta aos pais. Se a criança não gosta de ler é porque ela não tem exemplo em casa.

  • Ao praticar a leitura em casa, deixe a TV desligada

Muitos brasileiros têm o costume de ver TV, mais até do que de ler. Segundo os professores da PUC-SP, desligar a TV ajuda a prestar mais  a atenção no que está lendo.

  • Mostre vários tipos de textos

Crianças gostam de diversificar, desde que seja conteúdo educativo não há problema em deixar a criança ler outros conteúdos de faixas etárias diferentes.

Descubra o gosto da criança

Por meio de brincadeiras e testes lúdicos, pais e educadores podem acabar descobrindo o gosto da maioria das crianças.

Ter respeito pelo gosto de cada aluno, pode ser um  passo importante para fazer com que eles tenham gosto pela leitura no decorrer do ano.

Se você é professor, faça aulas constantes nas bibliotecas, assim as crianças desde cedo aprendem a ter contato com os livros.

Aproveitar a tecnologia pode ser a solução para trazer um momento divertido, sempre que for começar a ensinar a ler, utilize um tablet.

Não Perca Tempo!

Literatura para crianças pequenas pode ser um momento prazeroso e divertido. Logo, você educador deve montar um espaço e um momento reservado para ensinar literatura.

Não se esqueça que, há bons escritores brasileiros como o Monteiro Lobato, por exemplo, onde você pode montar pequenas peças de teatro para ajudar a ilustrar a história.

As crianças automaticamente irão interagir entre si, para saber qual será o final da história. Você pode fazer questionamentos sobre o tema abordado no livro, com o objetivo de fazer as crianças refletirem.

Não deixe de acessar nosso site, para conferir informações importantes como essa, que têm o objetivo de deixar seu conteúdo útil para as crianças.

 

 

Deixe um comentário