Veja as Ofertas de Hoje 😍

LEVANTAMENTO DAS DIFICULDADES E DAS CONQUISTAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS CONTIDAS NAS CONCEPÇÕES E NAS PRÁTICAS QUE ATUA COM O ENSINO FUNDAMENTAL

Leia livros sobre este assunto

Levantamento das dificuldades e das Conquistas do ensino fundamental de nove anos contidas nas concepções e nas práticas que atua com o ensino fundamental

I. Introdução

1.Descreva três dúvidas que você tem sobre o ensino fundamental de Nove Anos.

Resposta: Quais as vantagens adquiridas com este metodos? O porque da mudança?

2. Aponte tres dificuldades encontradas por você durante a realização de sua prática com as crianças (seis anos) do 1 ano do Ensino Fundamental de Nove anos.

Resposta: Dificuldade de expressão, lentidão na leitura.

3. Descreva três vantagens observadas por você durante a sua prática pedagogica desenvolvidas com as crianças (seis anos) pertencentes a 1ª serie do Ensino Fundamental de nove anos.

Resposta: Aprendem mais com os ensinos práticos; tem mais prazer em apreender; são mais participativos.

TEXTO SOBRE A RELATO DO PROFESSOR ENTREVISTADO

Em epoca não muito distante o professor na sala de aula acreditava estar lidando apenas com meros executores de técnicas e atividades mecanicas, realizando para essas crianças exercicios de forma memorizaveis e promovendo apenas a fixação dos conhecimentos. Na verdade sabemos que as crianças não precisam fixar conhecimentos e sim construir o seu aprendizado.

(…) as Diretrizes Curriculares Nacionais são conjunto de definições doutrinarias sobre principios, fundamentos e procedimento da educação básica, expressas pela Câmara de Educaçao Básica do Conselho Nacional de Educação, que orientarão as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagogicas (BRASIL, 2007b).

Diante disso, é obrigatório o Ensino Fundamental com duração de 09 anos, gratuito nas escolas publicas, iniciado aos 06 anos, tendo como objetivo maior a ormação basica do cidadão, mediante:

1) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como basico o dominio da leitura, da escrita e do calculo.

2) Compreensão do ambiente natural, da politia, da tecnologia, da arte e dos valores que se fundamenta a sociedade.

3) O desenvolvimento da capacidade de aprender, obtendo assim, aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

4) Fortalecimento dos vivulos familiar, dos laços de solidariedade humana e de tolerancia reciproca em que se assenta a vida social.

Com relação as dificuldades certamente que as encontraremos as mudanças independente de grau sempre traz conflito por ser algo novo requer aceitação, adequação e assim por diante. Foi necessária a revisão no processo educativo visando uma melhoria significativa no contexto historico do Ensino Fundamental. Por isso faz se necessário uma preparação para o individuo que irá lidar com essa fase da criança, ele precisa estar apto entender que o ser humano é um ser de multiplas dimensões; aprendem em ritimos e tempo diferentes, o aprendizado é um processo continuo; o conhecimento deve ser construido e reconcstruido processual e coniuamente e deve ser abordado em uma perpectiva de totalidade, é importante uma gestão participatica e compartilhada.

O bom educador deve estar baseado nos PCN´S – Parametros Curriculares Nacionais que foi iniciado em 1995, que tem como função orientar e garantir a coerencia dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente aqueles que se encontram mais isolados, em menos contatos com a produção pedagogica atual.

É notável que as crianças de 06 anos possui grande interesse pela leitura e escrita, primcipalmente que desejam imitar o adulto escrevendo. Nesse momento o professor deve aproveitar a curiosidade, o desejo e o interesse das crianças, utilizando a leitura e a escrita em situações significativas, por meio de uma abiente alfabtizador que permita a criança acessa ao mundo letrado, bem como interagir nele.

A construção de uma educação de qualidade, por meio de uma ação pedagogica comprometida, tem se tornado uma realidade nas escolas que possuem como um dos seus aliados pedagogicos os PCN´S – Parametros Curriculares Nacionais.

“Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firma. Mas somente as perguntas nos permitiem entrar pelo mar desconhecido.”

Rubem Alves

Aula de reforço

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

INSTRUMENTO DO TRABALHO PEDAGOGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Curso de Graduação da Unopar, v semestre – 2010.

Autor: Silvia Tito

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *