Ler para as crianças – Efeitos positivos
Descubra os efeitos positivos de ler para as crianças e como isso pode ajudar no desenvolvimento da compreensão e motivação para a leitura. Informações sobre a importância da leitura na infância.
Ler para as crianças – efeitos positivos
A capacidade e interesse na leitura constroem-se desde bem cedo. Ler em voz alta para os nossos filhos é um ótimo começo para interessar a criança pela leitura. E nós, como pais, podemos ajudar nesse processo, despertando nos nossos filhos o entusiasmo por livros, a curiosidade pelos textos, novas ideias, pessoas e visões do mundo. E podemos começar bem cedo; existem livros para todas as idades, desde livros só com imagens para bebês até livros de fantasia e aventura para crianças na escola. Escolha e variedade não faltam e, a meu ver, qualidade também não. A importância da leitura é de conhecimento de todos, e eu até já falei nisso neste link e neste outro. Para saber mais sobre a importância da leitura na educação infantil, você pode conferir este artigo.
O papel dos pais na leitura
Como eu já tantas vezes referi e que não é novidade para ninguém: os pais são o modelo dos seus filhos. E estes desenvolvem-se à imagem deles. Quando os pais leem regularmente (e leem também para os filhos), despertam não só o interesse em livros, mas também o interesse das crianças em começarem a ler regularmente.
A regra é: leia regularmente para o seu filho. As crianças acostumam-se muito facilmente à rotina do cotidiano; integrar no seu dia a dia momentos de leitura não será difícil se estes se tornarem uma rotina.
Efeitos positivos da leitura
Se a criança se anima com a leitura, irá passar ao longo do tempo de uma atividade proposta pelos pais para uma imposta pela criança, criando desde já os alicerces para o futuro leitor.
A leitura em voz alta para os nossos filhos tem muitos efeitos positivos:
- Fortalece o contato social – ao lermos para o nosso filho, estamos a construir uma estreita relação, um vínculo com ele. Oferecemos-lhe atenção, amabilidade, segurança… o resultado disto observa-se muitas vezes durante a sessão de leitura, quando a criança pede contato físico, um abraço, um mimo;
- Reforça as ligações emocionais – entre a criança e o leitor, os sentimentos vividos pela história são partilhados por ambos;
- Através da leitura, as crianças vivem novas experiências – experiências que nem sempre são possíveis viver no dia a dia. E aqui refiro-me não somente a experiências emocionais e sociais, mas também intelectuais. Por exemplo, se no final da história fizermos perguntas e o nosso filho tentar responder, se tentarmos juntos prolongar a história ou pedir-lhe que faça um desenho sobre o que lemos.
- A leitura promove o interesse – mesmo quando a criança já ouviu a história mil vezes, esta vai continuar a ensiná-la a aprofundar os conteúdos. Ela irá conseguir encontrar sempre algo novo, uma nova perspectiva de ver e analisar a história.
- Aumenta as competências linguísticas – aumenta o vocabulário e promove a interiorização automática das regras gramaticais, mesmo antes de as conhecer.
- Estimula a imaginação – esta nem preciso comentar, certamente já todos ouviram uma criança a tentar recontar a história, fazendo imagens mentais desta, acrescentando as suas vivências do dia a dia e até mesmo criando uma nova história 🙂
- Promove a concentração – mas temos que ter atenção à idade dos nossos filhos e não massacrá-los com leituras excessivas.
- Estimula o sentido de orientação – os acontecimentos numa história são descritos temporalmente, e a criança desenvolve a capacidade de os identificar e se orientar por eles.
- Aumenta os horizontes – estimula o nosso filho a usar os livros como uma fonte valiosa de entretenimento e auto-informação. Apenas aqueles que desenvolvem uma boa habilidade de leitura podem, ao longo de toda a sua vida, aprender.
E as vantagens de lermos para os nossos filhos não terminam quando este aprende a ler. Bem pelo contrário, passa a fazer ainda mais sentido.
E porque é tão importante? Repare em ti mesmo, acabaste de ler este post sem mesmo pensares nas letras e estrutura das frases, o que quer dizer que conseguiste compreender completamente o que aqui escrevi (assim espero). Sem esforço ou dificuldade, porque tens todas as competências de leitura interiorizadas.
Uma leitura fluente precisa ser treinada. As crianças precisam, nos seus primeiros anos, de uma grande concentração – elas ainda não possuem esta fluidez em ler e ao mesmo tempo entender o conteúdo. Motiva sempre o teu filho para que o auto-interesse na leitura nunca se perca.
Uma pequena dica: lê novamente os efeitos positivos da leitura que escrevi, mas agora direciona-os para ti mesmo. Ler é ótimo para todos.
E lembra-te: ler para os nossos filhos não pode ser um momento de sacrifício para nós, mas sim um momento que damos a nós próprios. Um momento que presenteamos a nós e ao nosso filho juntos!
Educar com carinho
Texto de: Sofia Brites (www.sofia-educarcomcarinho.blogspot.com) – (mãe a tempo inteiro, Licenciada em Biologia e Geologia com pós-graduação em Ensino experimental de Biotecnologia)