fbpx

LEITURA, UM NOVO RECOMEÇO

Leitura, um novo recomeço

Existem um grande grupo de profissionais na área educacional  preocupados com a deficiência no ensino aprendizado do aluno, principalmente no que diz respeito a leitura. Uma vez que as mudanças no Ensino-aprendizagem vêm surgindo significantemente no Setor educacional.

Assim, trabalhar com projetos de leitura é trabalhar com o novo, despertando o interesse dos alunos e sanando problemáticas na leitura, na interpretação e na escrita que surgem no decorrer do ano letivo.

Com base nos PCNS, busca-se metodologia inovadora e estimuladora, em que docentes e discentes interajam positivamente, trocando experiências, realmente vivenciadas na prática, em uma aula integradora e interessante para todos os envolvidos.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Programa Internacional de Avaliação de alunos ( PISA) diz que, estudantes brasileiros lêem mal, não conseguem interpretar, e se encontram em penúltimo lugar, nas pesquisas sobre leitura e produção de texto realizada, perdendo apenas para o México no renque internacional.

A leitura precisa ser uma rotina diária na vida de todos, porque uma leitura sem interesse e compreensão não é leitura. Ler não é apenas decodificar códigos, ler é atribuir significado, sentido ao que está lendo.

Para uma leitura eficiente, é necessário que haja interação entre o leitor e o texto lido; também é preciso contextualizar com a atual realidade.

Ler é aprender a escrever corretamente, é uma fonte superabundante de idéias que serão suporte de sustentação para uma escrita coesa e coerente.

Percebe-se que na atualidade, falar bem e escrever bem, tem sido uma das maiores preocupações do brasileiro, isso se deve a necessidade nas interações sociais, na área da educação, na profissão e nos negócios.

Portanto, há uma necessidade urgente do professor buscar metodologias diferenciadas, aproveitando a potencialidade que o aluno demonstra ter, seja na informática, na escrita, da dança, dramatização, entre muitas outras habilidades para que possamos  formar pensadores e não apenas repetidores de palavras e ações copiadas de outros autores.

Autora: Nicolina Alves da Cunha

Formada em Letras português, ingles e espanhol –

Pós- graduação: Leitura e Produção de texto.

3 comentários em “LEITURA, UM NOVO RECOMEÇO”

  1. Parabéns pela delícia de seu texto, que antes de mais nada é para nós blogueiros de grande valia uma vez que também seus escritos tem sido direcionados de forma inteligente que é capaz de atrair internautas de todas as idades ou seja dos 08 aos 80 anos, devido a clareza neles contido e a gama de conhecimentos que nos transmite de uma maneira de fácil assimilação e com um recheio de grande conteúdo, a exemplo do que estou escrevendo aqui destaquei uma parte de seus brilhantes escritos, conforme todos podem ler a seguir: “Para uma leitura eficiente, é necessário que haja interação entre o leitor e o texto lido; também é preciso contextualizar com a atual realidade.

    Ler é aprender a escrever corretamente, é uma fonte superabundante de idéias que serão suporte de sustentação para uma escrita coesa e coerente.

    Percebe-se que na atualidade, falar bem e escrever bem, tem sido uma das maiores preocupações do brasileiro, isso se deve a necessidade nas interações sociais, na área da educação, na profissão e nos negócios”.

    Responder

Deixe um comentário

Deseja receber nosso conteúdo direto no seu email?