Leitura, um novo recomeço
Existem um grande grupo de profissionais na área educacional preocupados com a deficiência no ensino-aprendizagem do aluno, principalmente no que diz respeito à leitura. Uma vez que as mudanças no ensino-aprendizagem vêm surgindo significativamente no setor educacional.
Assim, trabalhar com projetos de leitura é trabalhar com o novo, despertando o interesse dos alunos e sanando problemáticas na leitura, na interpretação e na escrita que surgem no decorrer do ano letivo. Para mais informações sobre como criar atividades de alfabetização, consulte este artigo.
Com base nos PCNs, busca-se uma metodologia inovadora e estimuladora, em que docentes e discentes interajam positivamente, trocando experiências, realmente vivenciadas na prática, em uma aula integradora e interessante para todos os envolvidos.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), estudantes brasileiros lêem mal, não conseguem interpretar e se encontram em penúltimo lugar nas pesquisas sobre leitura e produção de texto realizada, perdendo apenas para o México no ranking internacional.
A leitura precisa ser uma rotina diária na vida de todos, porque uma leitura sem interesse e compreensão não é leitura. Ler não é apenas decodificar códigos; ler é atribuir significado e sentido ao que se está lendo.
Para uma leitura eficiente, é necessário que haja interação entre o leitor e o texto lido; também é preciso contextualizar com a atual realidade. Ler é aprender a escrever corretamente, é uma fonte superabundante de ideias que serão suporte de sustentação para uma escrita coesa e coerente.
Percebe-se que, na atualidade, falar bem e escrever bem tem sido uma das maiores preocupações do brasileiro. Isso se deve à necessidade nas interações sociais, na área da educação, na profissão e nos negócios. Portanto, há uma necessidade urgente do professor buscar metodologias diferenciadas, aproveitando a potencialidade que o aluno demonstra ter, seja na informática, na escrita, na dança, dramatização, entre muitas outras habilidades, para que possamos formar pensadores e não apenas repetidores de palavras e ações copiadas de outros autores.
Autora: Nicolina Alves da Cunha
Formada em Letras (português, inglês e espanhol) – Pós-graduação: Leitura e Produção de Texto.
Para complementar a formação, é interessante explorar os métodos de alfabetização que podem ser aplicados em sala de aula.
Além disso, para enriquecer a experiência de leitura, considere utilizar materiais didáticos que podem ajudar no processo de ensino-aprendizagem.
Parabéns pela delícia de seu texto, que antes de mais nada é para nós blogueiros de grande valia uma vez que também seus escritos tem sido direcionados de forma inteligente que é capaz de atrair internautas de todas as idades ou seja dos 08 aos 80 anos, devido a clareza neles contido e a gama de conhecimentos que nos transmite de uma maneira de fácil assimilação e com um recheio de grande conteúdo, a exemplo do que estou escrevendo aqui destaquei uma parte de seus brilhantes escritos, conforme todos podem ler a seguir: “Para uma leitura eficiente, é necessário que haja interação entre o leitor e o texto lido; também é preciso contextualizar com a atual realidade.
Ler é aprender a escrever corretamente, é uma fonte superabundante de idéias que serão suporte de sustentação para uma escrita coesa e coerente.
Percebe-se que na atualidade, falar bem e escrever bem, tem sido uma das maiores preocupações do brasileiro, isso se deve a necessidade nas interações sociais, na área da educação, na profissão e nos negócios”.