fbpx

Entenda a importância da leitura infantil

Leitura Infantil

A leitura infantil desempenha um importante papel tanto no período de pré-alfabetização quanto durante e após. O contato que as crianças têm com a leitura pode influenciar diversos aspectos do seu desenvolvimento, tanto em relação ao seu sucesso acadêmico quanto em relação às suas competências socioemocionais.

Além dos benefícios da leitura infantil, o hábito de ler para bebês e crianças pequenas também contribui para gerar alguns ganhos essenciais para o seu desenvolvimento. Saiba mais a seguir.

Por que a leitura infantil é tão importante para o desenvolvimento integral da criança?

1. Contribui para a construção de habilidades e relacionamentos interpessoais

Crianças brincando de carrinho de mão

Como forma de incentivar a construção do hábito de leitura, ler com bebês e crianças de maneira regular contribui para criar um relacionamento mais próximo e forte entre familiares.

A partir dessa experiência, a criança pode ser nutrida com sentimentos como segurança, amor e atenção que fazem com que a sua sensação de bem-estar aumente e ela se sinta acolhida e valorizada no seu núcleo familiar.

Contar com esse apoio antes e durante a sua fase de alfabetização ajuda a criança a criar maior autoconfiança em seu processo de aprendizagem e criar memórias afetivas positivas.

2. Ajuda a criar um vocabulário mais extenso e sofisticado

Vocabulário Infantil

Desde que balbucia as suas primeiras palavras, os bebês começam a se familiarizar com o vocabulário que é comum aos seus cuidadores. Por isso, o incentivo à leitura infantil faz com que a construção de um vocabulário rico se amplie e a criança tenha contato com um número cada vez maior de palavras.

A leitura em voz alta apresenta diversos aspectos interessantes para o desenvolvimento infantil e que vão ajudar na construção da habilidade de leitura. O som das palavras, a forma como a narrativa é conduzida, a associação entre história e ilustrações e diversos outros.

3. Melhora a capacidade de concentração e foco prolongado

Criança fazendo a leitura de um livro

Prestar atenção em uma história, seja lendo sozinha ou acompanhada, faz com que a criança desenvolva a sua capacidade de concentração, foco e memória.

A condução através de um fio narrativo oferece à criança a oportunidade de ficar quieta e concentrada durante algum tempo, comportamento que ajuda a criar disciplina para prestar atenção às aulas, por exemplo.

4. É uma forma de incentivo à imaginação e à criatividade

Crianças imaginando

A leitura infantil certamente é uma das melhores maneiras de incentivar a imaginação e criatividade da criança. A partir do contato com histórias, elas podem ser estimuladas a contar as suas próprias histórias e fazerem perguntas sobre como as coisas funcionam.

Por isso, o contato com diferentes personagens, cenários e acontecimentos oferece ricas possibilidades de desenvolvimento e inventividade. Não por acaso, as histórias são maneiras poderosas de ensinar valores como respeito às diferenças e empatia.

Por fim, o contato com a leitura ainda na infância é característica essencial para que a criança se torne, mais tarde, um excelente aluno, pois também cria a capacidade de pesquisa, interesse por novas informações e áreas de estudo, habilidade de compreender como os conceitos se relacionam e muitos outros atributos desejáveis.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *