fbpx
Pular para o conteúdo

Plano de aula sobre higiene na escola

    Plano de aula sobre higiene na escola

    A higiene na escola deve ser trabalhada com crianças pequenas, entre 5 a 7 anos e com o fundamental I até 11 anos. Isto porque boa parte deles desconhecem as maneiras ideais de manterem a limpeza no corpo, e como podem se cuidar corretamente.

    O que é higiene?

    A higiene consiste em manter o corpo limpo e livre de sujeiras, ou odores fétidos que o organismo libera quando bactérias as sintetizam. É comum que as pessoas emanem um cheiro ruim ao fazer uma corrida ou passar dias sem tomar banho.

    O que é higiene
    Fonte/Reprodução: original

    Todo ato que consista em limpeza será considerado como higiene. Podemos mencionar, por exemplo, casas higienizadas, banheiros, ou ambientes públicos que estejam limpos para as pessoas frequentarem.

    Por qual motivo deve-se ensinar sobre higiene na escola?

    Deve-se trabalhar aulas de higiene na escola para auxiliar nos cuidados básicos, e garantir que as crianças não adquiram doenças provenientes de bactérias, fungos e vírus que gerem incômodo.

    Por qual motivo deve-se ensinar sobre higiene na escola
    Fonte/Reprodução: original

    É essencial que todos possam aprender e reproduzir os ensinamentos na hora de tomar banho, comer, brincar, dentre outras atividades que demandem higiene no final do dia das crianças.

    Sugestão de atividades sobre higiene

    O professor poderá conferir algumas atividades sobre higiene na escola, que o ajudará a ter um direcionamento metodológico para trabalhar no aprendizado dos alunos do fundamental I e infantil. Veja:

    Atividade sobre o porquê de tomar banho

    O ser humano é um mamífero que precisa realizar uma higiene completa diariamente, a depender das temperaturas climáticas de cada região. Por este motivo, é comum observar que pessoas se banham 2x ou 3x por dia por conta do calor excessivo deixado pelo verão.

    Como fazer a atividade

    O professor explicará nas aulas de higiene na escola, que tomar banho corretamente consiste em lavar todo o corpo, e esfregar com uma bucha vegetal para remover restos de pele morta e sujeiras.

    É comum que nosso organismo descarte restos de pele, e estes fiquem presentes pelas costas, braços, mãos e pernas. Por este motivo é importante retirar com sabão e água morna.

    Além deste problema, o ser humano costuma suar frequentemente a depender de como é o funcionamento de seu organismo. Uns suam mais do que outros, mas é o suficiente para as glândulas sudoríparas apócrinas produzirem odores nada agradáveis.

    Materiais para a atividade

    O professor deverá apenas demonstrar o método ideal de tomar banho, e os alunos deverão imitá-lo.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo da aula sobre higiene na escola, é ensinar aos alunos que o corpo humano possui trilhões de bactérias, e algumas delas precisam sintetizar e metabolizar o suor liberado pelo organismo. Por este motivo, ocorre o odor de queijo nas axilas.

    Se a atividade for realizada com o ensino fundamental I e infantil, o professor poderá demonstrar a maneira ideal de realizar a limpeza do corpo para os pequenos reproduzirem em casa e cuidarem mais de sua higiene pessoal.

    Como secar os dedos dos pés?

    Algumas pessoas quando tomam banho esquecem de secar por entre os dedos dos pés, e normalmente pode ocasionar micose. Fungos que incomodam, causam coceira e a depender do caso, desconforto.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o professor poderá exemplificar com suas mãos o ato de sair molhado do banho, secar o corpo todo e esquecer dos pés. Neste caso, no próprio quarto basta usar a ponta da toalha e secar a região devagar e com calma.

    Com os dedos secos da maneira correta, evitará que as crianças tenham problemas com micose desde pequenos. É um ponto extremamente importante das aulas de higiene infantil, e que deve ser explicado e feito por eles em casa.

    Materiais para a atividade

    Pode-se usar pés de borracha e um pano pequeno para mostrar aos alunos a maneira correta de limpar os pés.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades de higiene na escola, é ensinar para as crianças que se pode secar os pés depois do banho e mantê-los seguros e livres de problemas de micose ou outros fungos.

    O pé-de-atleta gera incômodos em quem os têm, e na maioria das vezes precisam tratar com pomadas específicas para garantir que o fungo dermatófito não gere mais problemas desagradáveis.

    A maneira ideal de lavar os cabelos

    É comum que as crianças desconheçam o método correto de fazer a limpeza dos cabelos, mas o professor poderá ensiná-los o modo ideal de fazê-lo. Deixe o momento lúdico com músicas para as crianças poderem se divertir enquanto aprendem.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o professor ensinará aos alunos que não se deve passar shampoo por todo o comprimento do cabelo. Isto faz com que as pontas fiquem mais complicadas de pentear por estarem ressecadas.

    Elas precisam passar o shampoo somente na raiz, esfregar devagar e sem as unhas para trabalhar a circulação sanguínea da região. Em seguida, basta apenas remover com água morna que a espuma abrirá as cutículas dos fios sem danificá-los.

    No caso do condicionador, este deverá ser inserido nos fios somente no comprimento às pontas. Nunca se deve passar na raiz porque poderá aumentar a oleosidade capilar, e pode ser um problema não só para as crianças, mas para os pais poderem cuidar.

    Objetivos para a atividade

    É essencial ensinar aos pequenos o método correto de limpar os cabelos, pois poderão fazer por conta própria e cuidar da higiene dos fios. Este é um método que será interessante de deixá-los fazer por conta própria.

    O método Montessori é essencial para garantir que as crianças possam aprender determinados aspectos sozinhas, e com explicações corretas de como devem fazer. Eles memorizarão cada informação, e a usarão frequentemente e sem pedir por ajuda.

    Escovar os dentes corretamente

    O ato de escovar os dentes da maneira ideal é essencial para garantir que os dentes permaneçam limpos e bem cuidados. Neste caso, o professor apresentará aos alunos um boneco com dentes e uma escova para os limpar.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, com um boneco demonstrativo e que esteja com dentes sujos deverá ser limpo pelo professor, em uma maneira lúdica de apresentar o método correto de fazer a limpeza dos dentes.

    Na parte frontal deve-se fazer movimentos de bolinhas para remover as sujeiras que permanecem presas nas laterais dos dentes. Em seguida, o movimento de vai e vem nos terceiros molares para garantir que a sujeira seja removida. Por fim, o professor mostrará o varrer da vassoura na parte traseira dos dentes para tirar o que ficar preso.

    Outro ponto específico é que não se deve cuspir a pasta de dente, e logo em seguida realizar a limpeza com água corrente. O flúor deve permanecer na região por mais tempo, a fim de garantir que os dentes fiquem protegidos.Objetivos para a atividade
    O objetivo da higiene na escola, com uma explicação didática de como realizar a limpeza dos dentes, garantirá que os alunos possam memorizar as informações e reproduzir os movimentos em casa.

    As crianças saberão que após as três principais refeições deve-se limpar com a pasta e escova de dente, sem movimentos bruscos que possam ferir as gengivas. Por este motivo, é recomendável o uso das cerdas macias.

    Lavar as mãos antes e após as refeições

    Para a educação infantil, o professor deverá ensinar aos alunos a maneira ideal de lavar as mãos com sabão e água. O fator determinante para garantir a verdadeira limpeza será com um detergente de qualquer cor, que removerá microrganismos dos dedos e por entre eles.

    Como fazer a atividade

    O professor levará os alunos para a pia da escola e lhes mostrará a maneira ideal de lavar as mãos com o sabão. Primeiro deixe-as úmidas com um pouco de água, e em seguida coloque uma quantidade de sabão que seja o suficiente para esfregar as mãos e por entre os dedos.

    O sabão será o responsável por fazer com que qualquer bactéria ou vírus sejam removidos. Isto porque eles possuem uma camada de gordura a qual será limpa das mãos dos pequenos.

    Objetivos para a atividade

    A higiene na escola deve ocorrer desde o ensino infantil, pois se torna possível ensinar as crianças as maneiras corretas de lavar as mãos. Neste caso, eles entenderão de maneira lúdica o jeito ideal de realizar a limpeza junto do professor.

    Dica de leitura: Por que planejar? Como Planejar?

    Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo "Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)", lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!

    E depois que você já souber tudo sobre como montar um plano de aula, pode complementar a leitura com o livro abaixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *