Resumo do Filme O Mundo de Sofia
Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para alguém chamada Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental – dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo surpreendente. Para entender melhor a importância da filosofia, você pode conferir nosso artigo sobre conceitos junguianos.
Resenha do Livro O Mundo de Sofia
“Como é interessante filosofia”; esta é a afirmação que falamos quando terminamos de ler este livro. Uma narrativa envolvente, com termos e explicações, que mostram que a “filosofia” não é nenhum “bicho de sete cabeças”. O livro em si é de fácil entendimento, não usa termos complexos, e assim torna a leitura mais simples e objetiva. O autor coloca na história elementos ilusórios e da imaginação; e por meio de cartas anônimas, que são entregues à protagonista “Sofia”, o desconhecido, o mistério e o aprendizado são contados de uma forma lúdica e muito interessante.
Na realidade, eu gostei muito, em todos os aspectos, do livro. Desde a capa até a fonte usada no texto, e os pequenos trechos que dão uma introdução em todos os capítulos; além de tudo isso, as páginas são de um tom de “amarelo claro”, que tornam a leitura nem um pouco cansativa.
“O mundo de Sofia” é sim um grande título da literatura universal, e eu recomendo; este livro deve ser lido por todos que realmente nutrem um verdadeiro sentimento pela “filosofia”, ou até mesmo por aqueles que querem conhecer melhor este campo. Para quem se interessa por temas relacionados à educação, vale a pena conferir nosso artigo sobre atividades divertidas de inglês.
Um pouco mais sobre o autor Jostein Gaarder
Jostein Gaarder é um escritor filho de um casal de professores e intelectual norueguês. É autor de romances filosóficos, contos e histórias. O seu trabalho mais conhecido é O Mundo de Sofia, publicado em 1991, o qual relata um romance acerca da história da filosofia.
Se você está buscando uma forma de aprofundar seus conhecimentos em filosofia, considere explorar livros sobre filosofia que podem enriquecer sua leitura.
Fiz um curso de Pedagogia já na 3ª idade (65 anos) para atuar como palhaço de hospital em um Programa de Solidariedade do SESC Nova Iguaçu. Em virtude da pandemia a minha trupe está um pouco dispersa, mas temos vontade de voltar às atividades tão logo possamos… Chamávamos “Trupe Solidária”, hoje nos intitulamos “Truperapeutas do Riso”…
Atualmente estou aposentado, mas um assunto que sempre me atraiu foi a Filosofia.
Achei o livro sensacional e embora muita coisa nele não tenha sido novidade para mim, gostei muito da forma como foi exposta a “História da Filosofia”, de uma forma lúdica e didática, próprias para os jovens,,, Parabéns para o autor !!!
gostei bastante, pois mi ajudou a fazer o trabalho