Findando o mês de Maio, inicia-se nas escolas um novo projeto, entre os meses de Junho e Julho, a Festa Junina.
Festa junina é o nome correto das festas que ocorrem habitualmente em junho ou julho, dedicadas aos três santos de maior adoração dos brasileiros (Santo Antônio, São Pedro e São João). O nome é Junina, independentemente de ser realizada em junho ou em algum outro mês.
Hoje trago uma breve informação sobre o nome e a origem dessa festa. Espero que gostem!
História da Festa Junina
Após o ano de 1500, durante o período de colonização, os portugueses trouxeram muitas características da cultura europeia para nosso país. Povos muito antigos do hemisfério norte tinham o costume de festejar em Junho o solstício de verão, para comemorar o início da colheita e homenagear a deusa Juno, “deusa da colheita”.
Com o passar dos tempos, o cristianismo começou a ganhar fiéis na Europa, e a data recebeu o nome de Joanina em homenagem ao nascimento de João Batista, primo de Jesus.
Essas celebrações foram ganhando um novo significado. Assim, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica em homenagem a três santos do mês de Junho: Santo Antônio, São Pedro e São João.
Aos poucos, a festa começou a ser difundida em todo o território brasileiro, com diversas características. A enorme fogueira, antes utilizada nas festas da colheita na Europa e na tradição cristã, feita pela mãe de João Batista para avisar a Maria (mãe de Jesus) sobre o nascimento de seu filho (João), passou a ser um dos maiores símbolos da festa junina, e começou a ser feita em tamanho menor com o intuito de evitar acidentes e incêndios.
Várias brincadeiras e a tão famosa quadrilha, com aquelas roupas coloridas e rodadas, foram criadas com o objetivo de animar a festividade. As deliciosas comidas à base de milho e outros grãos, alimentos cuja colheita é realizada no mês de Junho, são a alma da festa, marcando presença nessas comemorações.
Para quem deseja organizar uma festa junina, é importante considerar as decorações que podem trazer um toque especial ao evento. Além disso, as comidas típicas, como pamonha e canjica, são essenciais para criar um ambiente festivo.
Se você está pensando em como animar a sua festa, não deixe de conferir as brincadeiras que podem ser realizadas, garantindo a diversão de todos os convidados.
Por fim, para complementar a sua festa, considere a possibilidade de adquirir alguns itens de decoração que podem deixar o ambiente ainda mais alegre e temático.
Escreva um comentário