fbpx

5 exercícios de história sobre o período paleolítico e neolítico para ensino fundamental ✅

5 exercícios de história sobre o período paleolítico e neolítico para ensino fundamental (1)
Avalie!

O período paleolítico e neolítico são peças fundamentais para compreender melhor a humanidade, entender as espécies de humanos que viveram antes de nós e como conseguiram evoluir até chegar no Homo sapiens que existem há mais de 300.000.

O que era o período paleolítico e neolítico?

O período paleolítico presente na história se define por estudos dos homens antigos, no caso de espécies humanas conhecidas como Australopithecus, Homo habilis e o Homo erectus, que surgiram no período conhecido por Paleolítico Inferior. Posteriormente, no Paleolítico Médio, existiam duas subespécies chamadas Neanderthal e Cro-Magnon, que vieram do Homo sapiens.

Estes povos viviam dentro de cavernas, porque naquele período, haviam baixas temperaturas por conta das glaciações no planeta Terra. Esses humanos precisavam se esconder do frio e, para sobreviver, faziam da pesca e caça o seu artifício para comer e se esquentar. 

5 exercícios de história sobre o período paleolítico e neolítico para ensino fundamental (3)
Fonte/Reprodução: original

O período neolítico, que significa Período da Pedra Polida evoluiu, e houveram grandes modificações nos humanos da pré-história, que ocorreu entre os anos de 7000 a.C. e se encerrou no ano de 2500 a.C. 

Eles se tornaram sedentários, diferentes dos existente no paleolítico, que eram nômades e frequentemente mudavam de local em busca de suprimentos. Outro motivo para esta nomenclatura se dá por conta das práticas intensivas da agricultura. No neolítico surgem sociedades mais complexas, de modo a organizarem até mesmo as políticas, que auxiliariam a formar devidamente as civilizações iniciais da Antiguidade do Oriente.

 A agricultura auxiliou no plantio e realizar a colheita de sementes, que se tornou uma grande influência para produzir peças de argila e os armazenar devidamente. Nesta época os homens matavam os animais selvagens para mantê-los longe dos grupos, ou simplesmente para remover os ossos e dentes que seriam essenciais na construção de armas.

Por que ensinar sobre o período paleolítico e neolítico?

O período paleolítico e neolítico devem ser ensinados em sala de aula para que os alunos compreendam melhor este momento da história, sua importância e como os humanos evoluíram.

5 exercícios de história sobre o período paleolítico e neolítico para ensino fundamental (2)
Fonte/Reprodução: original

As aulas podem ser ministradas através de maquetes, pinturas, atividades em grupo, hortas e outras atividades interessantes que chamarão atenção dos alunos que poderão desfrutar de aulas mais lúdicas, de modo a compreenderem melhor a matéria. 

Lista de atividades sobre o período paleolítico e neolítico

Essas atividades serão ideais para trabalhar com os alunos em sala de aula, fazê-los aprender maneiras distintas de estudar, sem ser necessariamente na leitura de livros escolares, visto que existem diversas maneiras de passar conhecimento ao aluno. 

Maquete

As maquetes são confecções realizadas por conta própria pelos alunos, para conseguirem memorizar o passo a passo, aprenderem a usar um material novo e utilizar a criatividade na elaboração do material.

Como fazer a atividade

Em grupos os alunos deverão conversar entre si para escolherem os materiais que forem mais fáceis de trabalhar, e a maquete deve ser feita em sala de aula, para garantir que todos os alunos consigam montar e entregar no prazo.

Materiais para a atividade

Os principais materiais devem ser cola bastão, tesoura, régua, tinta, isopor ou outro material, biscuit, papel colorido.

Objetivos para a atividade

Trabalhar com a maquete auxiliará os alunos a terem uma percepção amplificada de outras maneiras de se fazer um trabalho em grupo, principalmente na montagem deste trabalho que deve ser feita em equipe, algo muito importante ser ensinado aos alunos do fundamental.

Pinturas rupestres

Esta atividade consistente no professor apresentar detalhadamente as pinturas rupestres, e como estes povos faziam-no naquela época onde não existia tinta, portanto, o único meio de fazê-los era através de carvão, terra e plantas.

Como fazer a atividade

O professor deverá juntar os alunos em grupos para poderem desenvolver a atividade com os materiais que forem disponibilizados, e cada um deverá fazer a pintura de alguma figura que for mais interessante naquele momento.

Materiais para a atividade

Será importante ter em sala de aula o carvão, folhas e terra, que darão cor ao trabalho dos alunos.

Objetivos para a atividade

Esta atividade visa fazer os alunos aprenderem novas técnicas de pintura que podem ser feitas conforme o que cada um deseja, neste caso, não precisam seguir as mesmas pinturas feitas pelos povos antigos. Poderão utilizar a criatividade a abusar dos materiais propostos para esta atividade em especial, além de auxiliar os colegas de grupo caso sintam dificuldade. 

Museu Arqueológico

Visitar museus enriquece o conhecimento dos alunos e levarão os conteúdos aprendidos para o resto da vida, e terão a oportunidade de aprender mais sobre os povos antigos que viveram na Terra antes de todos nós.

Como fazer a atividade

O professor deverá levar os alunos em uma excursão ao museu arqueológico para conhecerem melhor os aparatos que os humanos antigos utilizaram, bem como vestes e suas imagens. Cada aluno deverá anotar algumas informações que mais acharem convenientes sobre o tema para perguntar ao professor, além de fazer uma pesquisa rica em detalhe sobre os itens que mais achou interessante.

Objetivos para a atividade

Os alunos terão a oportunidade de conhecer algo completamente diferente e poder aprender fora da sala de aula, de modo a se interessarem melhor pela matéria e terem a oportunidade de realizar perguntas sobre os artefatos confeccionados por essas pessoas.

Horta no jardim da escola

Esta horta visa usar a inspiração do povo neolítico que desenvolveu devidamente a agricultura, e será uma maneira de mostrar de um modo menos complexo como funciona o plantio aos alunos do fundamental.

Como fazer a atividade

O professor deverá disponibilizar sementes das mais variadas espécies aos alunos que deverão escolher aquela que mais lhe agrada, e com as explicações do professor de ciências em conjunto do professor de história, os alunos poderão iniciar a plantação com as sementes escolhidas.

Objetivos para a atividade

Com foco na agricultura e através das explicações dos professores de ciências e história, os alunos conseguirão visualizar de modo menos abstrato como aquele povo antigo conseguiu realizar o plantio. Eles deverão cuidar das plantas ao regá-las, e quando for o momento de retirá-la de suas raízes poderão levar para casa.

Atividade em grupo

A atividade em grupo consiste em ser realizada em sala de aula como uma atividade para nota, com foco principal em perguntas do período paleolítico e neolítico, estes que se diferem em suas épocas e requer maior atenção dos alunos ao responder às questões.

Como fazer a atividade

Será preciso que o professor junte os alunos em grupos de acordo com o número geral, de modo a passar uma folha com perguntas que podem variar entre 5 a 10 sobre estes períodos. A consulta por meio de cadernos, livros ou celular não poderá ser feita.

Objetivos para a atividade

Os alunos devem chegar a um consenso de como responder às perguntas, e precisam aprender a pensar juntos e compartilharem suas ideias sem sentirem medo de julgamentos, visto que todos estão em sala de aula para aprender. O professor deve trabalhar nesta atividade para compreender quem entendeu a matéria ou quem sentiu mais dificuldade, para fortificar o tema nas próximas aulas.

As aulas de história podem se tornar mais interessantes com estas atividades propostas, de modo que os alunos gostem e sintam mais vontade de aprender sobre esta parte da história. O lúdico auxilia no desenvolvimento dos alunos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.