fbpx

História nas séries iniciais! Saiba como ensinar o conteúdo

História nas séries iniciais, para alguns educadores pode ser ruim de ensinar. Mas se eles souberem usar as ferramentas certas, todas as crianças irão prestar atenção.

Como ensinar história nas séries iniciais?

Primeiramente, nos primeiros anos devemos fazer com que a criança entenda que, história pertence à sociedade como um todo, e influencia em nosso modo de pensar, agir e até falar.

Os recursos didáticos para quem quer ensinar história, atualmente são muitos. Você educador, pode usar revistas, livros, sites de outros educadores de história, ou mesmo a própria internet.

Graças à internet, os professores podem levar os alunos a passearem por museus, no próprio site dos mesmos. Veja algumas dicas de sites que proporcionam visitas virtuais:

  • Site do Museu da Casa Portinari;
  • Site do Museu Egípcio;
  • Site do Museu Índia Vanuíre;
  • Pesquisa de exposições do Museu da Imigração em São Paulo;

O acervo a dados importantes, como a Lei Aurea, por exemplo, foi digitalizado. Então, uma das formas de interagir com crianças é ajudar a  pesquisar esses documentos na internet.

Como contar fatos históricos para crianças pequenas?

Uma sugestão inusitada, criada pelo artista Jonathan Hobin, é reproduzir fatos como o ataque às Torres Gêmeas em 2001, a Guerra na Síria, e a corrupção no Brasil envolvendo crianças até 12 anos.

Com isso, o artista pôde mostrar aos educadores que é possível ensinar história de uma maneira interativa. E assim, as crianças começam a perceber melhor o mundo ao seu redor.

Se o professor tentar ensinar apenas com o que está no livro, sem nenhuma ferramenta interativa, pode ser que a criança acabe não compreendendo o conteúdo.

A ideia do artista é fazer com que a criança participe da explicação, mostrando a ela que passado e presente andam juntos e que influenciam diretamente em nossa vida.

Em muitas das situações, os professores precisam ter uma melhor interação com os alunos, para que eles possam absorver melhor o que foi ensinado.

Dicas para contar histórias

Para ajudar os professores a ensinarem os alunos, vamos mostrar dicas para contar histórias, que os próprios contadores utilizam e que os educadores também podem usar. Veja a seguir, algumas dessas dicas:

  • Escolha as histórias conforme o que for ensinar;
  • Estude o conteúdo antes de começar a narrar;
  • Caso houver necessidade, monte um cenário para ilustrar a história;
  • Independente da história, olhe nos olhos das crianças.
  • Não esqueça dos gestos e expressões;
  • Crie uma introdução para que as crianças comecem a ter uma interação;

Não Perca Tempo!

Se você é educador mas ainda não sabe como criar uma melhor interação, e ter mais convívio com seus alunos, em nosso site você tem mais dicas e sugestões como essa.

Para quem precisa ensinar história, uma boa ideia é fazer uso da tecnologia, e incentivar os alunos a pesquisarem arquivos em sites de acervos e visitar museus online, como mencionado acima.

Com a tecnologia, mesmo para aqueles que não entendem muito, é possível deixar uma aula mais atraente, educativa e útil para todos os alunos.

Para lidar com alunos deficientes, usar a tecnologia inclusiva nunca foi tão importante, principalmente na aula de história nas séries iniciais, matéria que é fundamental para todos.

 

 

 

Deixe um comentário