EMPAPELAMENTO: A ARTE DE TRANSFORMAR OBJETOS

Leia livros sobre este assunto

Com essa técnica simples de construir formas tridimensionais utilizando papel, cola, sucatas e outros materiais, as crianças produzem esculturas, instalações artísticas e até brinquedos.

Transformação Com a técnica, as crianças promovem mudanças na forma e na cor dos objetos, concretizando o que planejaram previamente

Na Escola de Educação Infantil Carinho de Mãe, em Cotia, na Grande São Paulo, a professora Maria da Graça Rodrigues realizou essa etapa coletivamente, já que sua turma nunca tinha trabalhado com o empapelamento. Ela queria inicialmente aproximar todos da técnica. Os pequenos foram estimulados a planejar no que eles queriam transformar as caixas de leite e suco que foram disponibilizadas. “Eles decidiram fazer um carrinho e, no meio do processo, tiveram a ideia de desenhar olhos e boca, influenciados pelo filme Carros, da Disney.” A classe foi dividida em grupos, que deveriam chegar a um acordo sobre o formato do carro. Graça circulava pela sala e orientava sobre as possibilidades.

Mostrar as características das sucatas, de forma que cada grupo perceba a relação entre o projeto e os objetos que pode escolher para concretizá-lo, como fez a professora Graça, é uma etapa fundamental. Uma boa dica é solicitar que, com o plano em mãos, os pequenos separem o que irão utilizar para a construção. Você pode distribuir pelos grupos um rolo de fita crepe para que experimentem como será a montagem e se a forma está de acordo com o projeto. Para dar mais firmeza e evitar que o objeto desmonte durante a finalização, é possível utilizar uma pistola de cola quente. Atenção: use-a longe das crianças, já que há o risco de elas se queimarem.

O próximo passo é revestir o objeto com os papéis. O ideal é deixá-los já cortados em tiras e preparar uma bacia contendo cola branca dissolvida na mesma proporção de água. Apresente o procedimento de empapelar: mergulhar uma tira de jornal na mistura de cola com água e aplicar cuidadosamente sobre o objeto. Chame a atenção para a aplicação do papel molhado. A tira deve aderir à forma construída. Uma dica: fique atento à qualidade do papel. É melhor que seja do tipo kraft ou um que não se desfaça em contato com a cola e a tinta. Ele é recomendável porque, devido ao seu tom neutro, possibilita a pintura com qualquer variação de cor. “Também é possível utilizar jornal, mas, por causa da impressão, é preciso passar mais camadas de tinta e escolher uma cor que não desapareça”, explica Graça.

Depois de empapelar, o ideal é esperar a cola secar para dar início à pintura. “Nessa fase, é importante deixar as crianças se expressarem à vontade, colocando as cores e os adereços que achem importantes. Elas devem se sentir como se estivessem brincando de criar”, recomenda Luciana Pereira, professora do Colégio Santa Cruz, em São Paulo.

O fundamental em todo o trabalho de Arte é proporcionar aos pequenos o contato com os materiais, a participação na montagem, a colagem e a pintura. Vivenciar o passo a passo da técnica do empapelamento desenvolve o senso crítico e as preferências pessoais, já que eles têm de escolher as cores e formas criadas e negociar com o restante do grupo.

Outra possibilidade de trabalho, que requer mais tempo de aula e um planejamento mais preciso, é utilizar como referência a obra do escultor e arquiteto espanhol Antoni Gaudí (1852-1926) em uma sequência de atividade que vise a releitura de suas obras. De fato, Gaudí não utilizava o empapelamento. Ele revestia algumas de suas esculturas com pedaços de cerâmica e azulejos, mas é possível recriar seu trabalho com alguns tipos de sucata e depois utilizar os pedaços de papel para simular o efeito mosaico. Com isso, as crianças se aproximam da técnica e ainda conhecem um pouco da obra de um grande artista.

 

Fonte:Nova escola

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *