fbpx

EDUCAÇÃO INFANTIL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Leia livros sobre este assunto

EDUCAÇÃO INFANTIL EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil, parte fundamental da educação básica funciona com o objetivo específico de atender o desenvolvimento integral da criança, nos aspectos físico, social, psicológico e intelectual onde a comunidade escolar visa complementar o significativo papel da família.

No Estado de Mato Grosso, a Educação Infantil esta subsidiada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96 e atendida pela Rede Municipal de Educação. Conforme a resolução 257/06/CEE/MT, que diz que a Educação Infantil deve ser ofertada nas creches, ou entidades equivalentes, para crianças até 03 anos de idade e pré-escolas para crianças de 04 a 05 anos de idade.

A Constituição de 1980 diz que a criança e sujeito de direito, legaliza e define que os pais, a sociedade e o poder público têm que respeitar e garantir os direitos das crianças definidos no artigo 227 que diz:

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda a forma de negligência, discriminação, exploração, violência e opressão.

Hoje as responsabilidades estão a cargo das Instituições de Educação Infantil com as funções de cuidar e educar as crianças e objetivo específico de alcançar o desenvolvimento integral e formar cidadãos críticos e criativos, pois, a educação nos primeiros anos de vida é essencial para o sucesso escolar e desenvolvimento, enquanto cidadão histórico.

E sabido que a criança é uma pesquisadora inata. Oferecer a ela a liberdade de explorar, inventar e descobrir, nesta faixa etária, é compensador, pois, consciente de que tem muito que apreender e do imenso potencial de hipóteses acerca do mundo, se organiza e parte de suas descobertas e hipóteses confirmadas em um dinâmico e complexo processo de construção, para tomar decisões, observar, agir e reagir, ampliar o vocabulário e construir o conhecimento.

Na Educação Infantil a criança é vista e sentida como um indivíduo vivendo um processo contínuo e dinâmico de crescimento e desenvolvimento e todo esse cuidado e parceria entre os seguimentos Federal, Estadual e Municipal que formam o tripé da sustentação do cidadão da Educação Infantil.

Nossas crianças precisam viver a infância em ambientes enriquecedores que favoreçam o brincar, o descobrir, o aprender, nos quais possam interagir com brinquedos e objetos do conhecimento físico e social, principalmente, a crianças com idade entre zero e seis anos.

Faz-se necessário, práticas pedagógicas específicas para esta faixa etária com espaços facilitadores das brincadeiras onde as professoras possam educar, cuidar e avaliar para que se possa comemorar conquistas legais para a Educação Infantil a fim de contemplar as relações, as interações que dão realiza as brincadeiras de que as crianças tanto precisam para se constituírem como cidadãos a prosseguir aprendendo.

Autora:  Nereide Aparecida Borigoto

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiu artigo novo! em 24/05/2020
Cartilha Infantil Cartilhas: das Cartas aos Livros de Alfabetização