A Educação do Futuro: O Caminho para a Sociedade do Conhecimento
Ao ignorarmos o presente, fechamos os olhos para o futuro, assim temos feito quando negamos a qualquer criança o direito à educação.
Quando a natureza acolhe em seu solo uma sementinha, oferece cuidados especiais, tais como: ar, água, solo, luz e calor. E são tais cuidados que possibilitam o crescimento de uma árvore com raízes profundas e frutos doces. Esse deve ser o papel da sociedade, pais, educadores e governo, cada um com sua responsabilidade no que diz respeito à educação.
Se os pais transmitem aos seus filhos valores imprescindíveis como a tolerância, o respeito e a paciência, a criança desde cedo aprende que o mundo está repleto de diferenças, sejam raciais, sociais, religiosas ou até mesmo ideológicas. Graças a tantas diferenças, a vida é um constante aprendizado. Cada ser humano tem seu valor por ser único e, sendo assim, a tolerância deve andar de mãos dadas com o respeito. A criança também aprende que ter paciência é necessário, pois nem sempre o caminho mais fácil é o do sucesso. O educador tem um papel fundamental no desenvolvimento de qualquer indivíduo. Ele será responsável por um adulto formador de opiniões, consciente de seus direitos e deveres. Desse modo, deve ter em mente que não é suficiente apenas transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo de seus estudos; é preciso fazer a diferença, ir além, levar o cotidiano para a sala de aula e despertar em cada um o gosto pelo conhecimento.
Todos sabem que o problema da educação no Brasil não pode ser resolvido da noite para o dia. É uma situação complexa e necessita de medidas preventivas. Se o aluno tiver uma base sólida no início de sua formação educacional, sempre que galgar um degrau em sua vida escolar, terá mais confiança em si mesmo. Para que essas medidas sejam colocadas em prática, contamos com a colaboração do governo. Nos últimos anos, houve investimentos e, consequentemente, uma melhoria que resultou na diminuição do índice de analfabetismo e nos esforços em nivelar o ensino médio e superior. Contudo, ainda há muito por fazer. É necessário investir ainda mais nas escolas públicas de ensino médio e superior, que necessitam de estruturas adequadas, onde as bibliotecas e laboratórios assegurem aos alunos e à própria comunidade o direito à informação e a estarem aptos às exigências do mercado de trabalho. Uma outra providência a ser tomada é o estímulo à pesquisa, para que os pesquisadores tenham condições de permanecer em seu país. Mas este quadro pode ser mudado através do empenho de todos, porque a porta para a sociedade do conhecimento só poderá ser aberta pela chave da educação.
Autor: Evoneth Patricio Matias
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=5oNicDmqRu0&feature=player_embedded[/youtube]
A educação do futuro deve ser uma prioridade para todos nós. Para mais informações sobre como a educação pode ser transformadora, consulte a importância da educação na formação de cidadãos.
Além disso, é fundamental que as crianças tenham acesso a recursos que estimulem seu aprendizado. Produtos como brinquedos educativos podem ser uma excelente forma de promover o desenvolvimento infantil.
Escreva um comentário