Educação Crítica: Karl Marx
Karl Heinrich Marx (1818-1883), conhecido como Karl Marx, foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Seus pensamentos influenciaram diversas áreas como filosofia, economia e história. Ele também teve grande participação como intelectual no revolucionário movimento operário, participando de organizações de luta, combatendo o sistema capitalista e considerando que o socialismo era um modelo mais justo, uma forma de combater as injustiças sociais.
Seu grande mérito foi investigar e compreender o funcionamento da sociedade capitalista, além de transmitir as informações aos trabalhadores, tornando-os conscientes de seus direitos e desenvolvendo neles um espírito crítico. Para saber mais sobre a importância da educação crítica, confira este artigo sobre interpretação de textos.
Segundo Marx, o capitalismo divide o povo em duas classes distintas: proletários e burguesia, sendo que os últimos são os que detêm os meios de produção e ficam com a maior parte dos lucros, acumulando cada vez mais riquezas pela exploração dos trabalhadores, cabendo a esses somente o mínimo necessário para sua sobrevivência.
Marx considerava que o conhecimento poderia ser um instrumento de transformação na luta dos trabalhadores e na implantação de uma nova sociedade, de transformação social. Para tanto, desenvolveu o sistema de educação politécnica, onde não existiria a separação entre trabalho manual e intelectual, sendo fundamentada em três pontos centrais:
- Ensino Geral – compreendido por línguas, literatura materna e estrangeira e ciências;
- Educação Física – para o desenvolvimento do corpo;
- Estudos Tecnológicos – Dominação geral dos processos de produção, por toda classe, evitando o trabalho alienado.
Esse sistema era em tempo integral, dividido em dois períodos, sendo que no primeiro a criança aprenderia questões pedagógicas e no outro, desenvolveria a concepção de produção. Para entender melhor a importância da educação na formação do indivíduo, veja este artigo sobre a relevância dos contos de fadas na alfabetização.
Essa educação politécnica desenvolveria a hominilateralidade, permitindo que o indivíduo pudesse ser formado plenamente, proporcionando mudanças reais na sociedade. Para Marx, é através de uma boa educação que é possível transformar a sociedade.
Nossa educação recebeu grande influência de Marx quando deseja transformar o indivíduo em um sujeito crítico, autônomo, capaz de analisar, compreender e criticar de forma consciente os fatos que ocorrem na sociedade, no desejo de que ela seja cada vez mais igualitária e justa para todos.
Além disso, a educação crítica pode ser aplicada em diversas áreas da vida, incluindo a formação de habilidades práticas. Para isso, considere explorar materiais didáticos que podem auxiliar no aprendizado.
BIBLIOGRAFIA
KARL Marx. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx. Acesso em 18/04/06
UNIVERSIDADE Norte do Paraná. Pedagogia: módulo 1. Londrina: UNOPAR, 2006.
Escreva um comentário