Muitos são os pais que chegam à exaustão por não saber o que fazer, o que dizer, se devem castigar, gritar ou bater. A indisciplina de uma criança consome qualquer pai ou mãe, e o desespero de não saber lidar com ela é frustrante.
A disciplina é um dos maiores bens que os pais oferecem aos seus filhos, sendo o maior o amor. É com a transmissão de disciplina que as crianças conhecem os seus limites e sentem-se seguras. Disciplinar é ensinar e não punir; a disciplina é algo que é ensinado diariamente e, na maior parte das vezes, em pequenos gestos ou atitudes firmes. É uma aprendizagem adquirida nos primeiros anos de vida e, quando bem-sucedida, é para sempre.
Os pais devem ter bem claro que o “não” é essencial. Um castigo, depois de dado, deve ser mantido até o fim, e a criança, antes de ser castigada, deve compreender a razão. Conversar com os filhos desde pequenos e explicar-lhes o que é ou não aceitável é muito importante. Não basta mandar ou exigir; a criança precisa entender para respeitar e acatar as ordens e regras que lhe são impostas. Uma criança sem regras não é uma criança segura. Para mais sobre a importância da disciplina, veja Psicologia Escolar.
São diversas as situações que ocorrem com as crianças em que os pais ficam na dúvida sobre qual a melhor maneira de agir e repreender. O mais importante é serem confiantes nas suas atitudes e transmitirem à criança respeito. Não devem achar que, por repreenderem os filhos ou por dizerem que não, por obrigá-los a fazer o que os pais querem e não o que eles querem, os filhos gostarão menos deles. É preciso perceber que exigir que algo seja feito da maneira certa é para o bem deles, e isso sim é amor. Para mais dicas sobre como lidar com emoções, confira Como lidar com emoções tóxicas.
Deixe a sua opinião, diga-nos, enquanto pai ou mãe, se alguma vez se sentiu assim.
Fonte: Caapsicologia
Se você está buscando maneiras de ajudar seu filho a se desenvolver de forma saudável, considere explorar opções como brinquedos educativos que podem auxiliar nesse processo.
Escreva um comentário