Planos de Aula BNCC

Qual a diferença entre jogos e brincadeiras?

Confira aqui no Pedagogia ao pé da letra sobre diferenças entre jogos e brincadeiras.

Qual a diferença entre jogos e brincadeiras?

À primeira vista, a pergunta sobre qual a diferença entre jogos e brincadeiras pode não parecer ter uma resposta, porém ambas são atividades lúdicas que visam cumprir uma função de extrema importância: auxiliar no desenvolvimento das habilidades motoras e sociais das crianças.

Por que realizar jogos e brincadeiras

Para saber qual a diferença entre jogos e brincadeiras, é importante lembrar que ambas servem para auxiliar as crianças na socialização, aprenderem a conviver com determinadas regras, e ideais para estimular e desenvolver corretamente as habilidades de coordenação motora grossa e fina, emocionais e sociais. 

O porquê de realizar jogos e brincadeiras com crianças se dá pelo fato de exercitar a criatividade e a imaginação, a fim de solucionar certos problemas propostos pelos jogos e brincadeiras no parquinho do colégio ou em sala de aula.

Qual a diferença entre jogos e brincadeiras (2)
Fonte/Reprodução: original

Em outras palavras, os jogos podem ser feitos em sala de aula para fortalecer e desenvolver especificamente o raciocínio lógico e coordenação motora fina, porque as crianças mexem apenas os braços e dedinhos para segurar em peças dos jogos de tabuleiro. Jogos não necessariamente precisam ser feitos na classe, porque o professor poderá levá-los ao pátio para disputarem um jogo de queimada no qual haverá um vencedor.

As brincadeiras costumam ocorrer no pátio, onde todas as crianças possuem um espaço amplo para correr, se esconder ao brincar de esconde-esconde, além de ser possível utilizar muito a criatividade e imaginação que serão fundamentais para vivenciar brincadeiras lúdicas. Inclusive, em brincadeiras não há um vencedor, apenas existe a cooperação entre as crianças e é importante que os pequenos passem a enxergar isso como um benefício.

Como realizar jogos e brincadeiras lúdicas

Neste sentido, o professor poderá realizar jogos e brincadeiras com tabuleiros, gincanas, leitura, pintura, fantoches, quebra-cabeças, dança das cadeiras, amarelinha e muitas outras brincadeiras e jogos que podem ser feitas em grupos com várias crianças.

As brincadeiras podem ser realizadas tanto na sala de aula quanto no pátio que possui amplo espaço, e será eficaz para reunir os alunos e os observar brincarem de pega-pega, esconde-esconde ou amarelinha. Estas brincadeiras não possuem um vencedor em especial, há apenas a diversão que será gerada ao brincar com colegas.

As gincanas oferecem disputas divertidas que podem ser feitas entre os alunos, mas sem haver brigas porque todos devem compreender que está tudo bem não ganhar, porque o que realmente importa é se divertir com os colegas e aprender jogos diferentes.

A dança das cadeiras é um jogo antigo e lúdico feito com pessoas em círculos que caminham em torno de cadeiras com um número a menos, e quando a música deixa de ser tocada as crianças devem sentar na cadeira o quanto antes para permanecerem no jogo.

Sugestões de jogos e brincadeiras

Saber a diferença entre jogos e brincadeiras será fácil ao professor que realizará a aplicação das atividades para as crianças em sala de aula, e para se tornar ainda mais fácil, o professor poderá oferecer quatro atividades: duas sobre jogos e duas sobre brincadeiras e ganha quem receber mais votos. 

Através da opinião das crianças que deve ser considerada e é importante que ocorra, o professor fará a seleção das brincadeiras e jogos com o acréscimo de mais uma para garantir um dia inteiro de diversão com as crianças.

Jogo da forca

O jogo da forca pode ser introduzido desde a primeira série porque auxiliará diretamente no reconhecimento e formação de palavras, algo muito importante durante o ensino fundamental e jardim de infância. 

Como fazer a atividade

Para realizar esta atividade, o professor deverá escolher nomes de animais, frutas e objetos para os escrever na lousa e solicitar que cada aluno, um de cada vez, mencione o nome de uma letra. O professor deverá dizer se tem ou não e dar a vez para outra criança falar.

Materiais para a atividade

Os alunos não precisarão de materiais para realizar esta atividade.

Objetivos para a atividade

A principal objetividade deste jogo é salientar que os alunos consigam desenvolver uma linha de raciocínio rápida, sem forçá-los a isto, além de focar na memorização de longo prazo para eles poderem dizer o nome das letras e, consequentemente, descobrir a palavra proposta.

Sacos de corrida

Um jogo que nada mais é do que uma competição que trabalha com a coordenação motora grossa das crianças, que servirá para estimular os músculos do corpo dos pequenos e trazer-lhes muita diversão. 

Como fazer a atividade

Os alunos deverão ser levados ao pátio para poderem realizar a brincadeira com conforto e mais espaço. E no chão do pátio deverá ser traçada a linha de chegada.

Materiais para a atividade

Sacos grandes de estopa.

Objetivos para a atividade

Para este jogo, o principal objetivo, além de reunir as crianças para uma atividade prazerosa no pátio junto de seus colegas, se dá pelo desenvolvimento da coordenação motora grossa que precisa ser estimulada através de jogos e brincadeiras.

Telefone sem fio

Esta brincadeira costuma gerar a pergunta “qual a diferença entre jogos e brincadeiras?”, porém o telefone sem-fio é simplesmente uma brincadeira que não visa perdedores ou ganhadores, apenas a imaginação das crianças que realmente conta e importa.

Como fazer a atividade

Será necessário utilizar um telefone-sem fio confeccionado em sala de aula para que a brincadeira possa se tornar ainda mais lúdica. 

O professor deverá realizar pequenos furos na parte de trás de copos descartáveis e passar a ponta do barbante através do furinho de fora para dentro, para poder fazer um nó. O primeiro na fila deverá cochichar algo ao ouvido do colega próximo e este deverá fazer o mesmo para com os demais colegas.

Materiais para a atividade

Copos descartáveis, barbantes e tesouras.

Objetivos para a atividade

Esta brincadeira coletiva auxiliará a desenvolver a audição, concentração, memória e a oralidade das crianças.

Mímica

Brincar de mímica é uma atividade antiga que requer a interpretação visual através dos gestos proferidos por uma pessoa. O professor deverá se juntar aos alunos para esta divertida brincadeira que explora a criatividade dos pequenos.

Como fazer a atividade

Em linha reta, para que todos consigam observar, o primeiro aluno escolhido pela professora deverá realizar alguns movimentos sem dizer nenhuma palavra, e quem compreender o gesto deverá ser o próximo a participar da brincadeira.

Materiais para a atividade

Não requer materiais específicos para a realização da atividade.

Objetivos para a atividade

O principal objetivo para esta atividade é fazer com que as crianças façam um bom uso da criatividade e imaginação para realizar movimentos, além de se divertirem em simultâneo. 

Brincar de mímica realiza um trabalho direto com os sentimentos e emoções das crianças, que poderão expressá-los nesta atividade.

Trava-língua

Desde já, saiba que a brincadeira de trava-língua será ideal para trabalhar com crianças que possuem problemas de dicção, porque haverá a reprodução de versos com aliterações, ou seja, a repetição de um mesmo fonema consonântico.

Como fazer a atividade

O professor poderá escrever alguns trava-línguas na lousa para que os alunos possam ler cada um e tentar ler devagar, depois o mais rápido que conseguir para pôr em prática os treinamentos de dicção.

Materiais para a atividade

Não há necessidade de outros materiais nesta atividade.

Objetivos para a atividade

Nesta atividade, o principal objetivo é o de auxiliar as crianças a dizerem palavras parecidas para treinarem e evitar problemas de dicção, porque a fala oral é importante e deve ser trabalhada e estimulada de diferentes maneiras.

Por fim, o professor e os pais de alunos poderão compreender qual a diferença entre jogos e brincadeiras, como poderão trabalhar e o que esperar das crianças durante a realização de cada atividade. O principal objetivo é ensinar os pequenos ao mesmo tempo em que se divertem e aprendem novas brincadeiras, jogos, palavras, além de compreenderem sobre a importância de seguir regras e trabalhar em cooperação.

Para enriquecer a experiência lúdica, é interessante considerar a utilização de brinquedos educativos que podem ser utilizados em diversas atividades.

Além disso, jogos de regras são fundamentais para o desenvolvimento social da criança, e você pode encontrar sugestões de jogos de regras que podem ser aplicados em sala de aula.

Por último, não se esqueça de explorar brincadeiras em grupo que promovem a interação e o aprendizado entre os alunos.


Professora Fábia Monteiro
Professora Fábia Monteiro
Responsável pelo conteúdo desta página.
Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00