fbpx

DICA DE LEITURA: CINCO MENTES PARA O FUTURO

Leia livros sobre este assunto

Se você gosta de uma boa leitura então procure por:

Cinco Mentes para o Futuro
Howard Gardner
Editora: Actual Editora
Colecção: Colecção Harvard
Tema: Vários
Ano: 2008
Tipo de capa: Brochada
ISBN 9789898101242 | 190 págs.
Peso: 0.190 Kg

Vivemos numa época de vastas mudanças que incluem a crescente globalização, volumes de informação cada vez maiores, a crescente hegemonia da ciência e da tecnologia, e o confronto de civilizações. Essas mudanças exigem novas formas de aprender e de pensar na escola, nos negócios e nas profissões. Em Cinco Mentes Para o Futuro, o distinto psicólogo Howard Gardner define as capacidades cognitivas que serão mais valiosas e procuradas nos próximos anos:
* A mente disciplinada — o domínio das principais correntes de pensamento (incluindo ciências, matemática e história) e de pelo menos um ofício
* A mente sintetizadora — capacidade de integrar ideias de diferentes disciplinas ou esferas num todo coerente e comunicar essa integração a outras pessoas
* A mente criadora — capacidade de descobrir e esclarecer novos problemas, questões e fenômenos
* A mente respeitadora — consciência e compreensão das diferenças entre seres humanos
* A mente ética — cumprimento das responsabilidades de cada um enquanto trabalhador e cidadão

Munida destas competências aperfeiçoadas, uma pessoa estará preparada para lidar com o que é esperado no futuro — assim como o que não pode ser antecipado. Sem estas “mentes” as pessoas estarão à mercê de forças que não conseguem compreender — subjugadas pela informação, incapazes de ter sucesso no mundo do trabalho, e incapazes de tomar decisões judiciosas acerca de questões pessoais e profissionais.

Reconhecido mundialmente pela sua teoria das inteligências múltiplas, Gardner leva esse pensamento até ao nível seguinte neste livro. Conciso e cativante, Cinco Mentes Para o Futuro estimula uma aprendizagem para toda a vida em qualquer leitor e fornece valiosos conhecimentos aos responsáveis pela formação e desenvolvimento de líderes organizacionais — hoje e amanhã.

Howard Gardner

Defender a idéia da Teoria das Inteligências Múltiplas foi o que deu destaque ao psicólogo norte-americano no cenário da Educação
 

 

 

 

 

Biografia

Howard Gardner, nascido em Scranton, Pennsylvania, é um psicólogo cognitivo e educacional norte-americano, ligado à Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua teoria das inteligências múltiplas, que mostra que a inteligência é composta de pelo menos oito competências: lógico-matemática, lingüística, interpessoal, intrapessoal, corporal-cinestésica, musical, espacial e naturalista. Seu livro mais famoso é Frames of Mind, no qual ele delineou a maior parte destas suas dimensões da inteligência.

Escreveu um livro intitulado Changing Minds: The Art and Science of Changing Our Own and Other People´s Minds. Gardner defende que todos temos tendências individuais (áreas de que gostamos e em que somos competentes) e que estas tendências podem ser englobadas em uma das inteligências listadas acima.

Dica: Soraya M Marques (Pedagoga e prfessora de Educação Infantil pós-graduada,  ex aluna de Direito)

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *