Dez estratégias para melhorar o sono do seu filho
Tenho 3 filhos e, com isso, sempre tive que me organizar para ter uma rotina e manter o mínimo de ordem na casa. Li centenas de livros e artigos e sempre tentei planejar o meu dia do início ao fim.
Em poucos anos, descobri que o sono é um dos fatores mais importantes para o bem-estar e o bom humor dos bebês e crianças. É um momento que definitivamente precisa ser respeitado desde os primeiros dias de vida.
Existem vários fatores que influenciam o sono da criança, e a rotina é um dos principais para atingirmos um bom dia e uma boa noite de sono. Para saber mais sobre a importância da rotina, você pode conferir Cuidar e Educar na Educação Infantil.
Escrevi 10 dicas que considero fundamentais para fazer o seu filho dormir feito um anjinho:
- 1. Certifique-se de que seu filho está dormindo o suficiente. É importante que ele tire quantas sonecas necessitar, pois se ficar muito cansado, terá dificuldades para cair no sono.
- 2. Comece a rotina de dormir quando seu filho estiver sonolento, mas não exausto.
- 3. Forneça ao seu filho um ambiente gostoso para dormir. Isso vai favorecer que ele aceite a ideia de que é hora de nanar.
- 4. Certifique-se de que o ambiente de sono da criança é seguro. É importante que você se sinta à vontade para deixar seu filho sozinho no quartinho dele. Crianças precisam aprender a dormir sem a ajuda de ninguém.
- 5. Ensine ao seu filho a se acalmar e voltar a dormir sozinho. Não se levante no primeiro miado que ouvir no meio da noite. Não corra para colocar a chupeta na boca da criança. É importante que a criança aprenda a voltar a dormir sozinha. Se ela der uma choradinha, é normal!
- 6. Seja consistente. Coloque a criança para dormir nos mesmos horários todos os dias. Ele vai se acostumar com a rotina e vai adormecer muito mais facilmente.
- 7. Não tenha pressa em eliminar aquele soninho da tarde. Deixe as coisas acontecerem naturalmente.
- 8. Use a atividade física para promover o sono. Se a criança tiver um dia divertido e bastante ativo, se sentirá cansada e disposta a deitar na cama e dormir.
- 9. Antes da hora do soninho, faça atividades calmas, como ler um livro, contar uma história ou jogar um joguinho tranquilo.
- 10. Coloque a criança no berço/cama ainda acordada. Se você ninar o seu filho, ele vai levar um susto quando acordar e sentir que não está mais no seu colo. Daí a choradeira.
Essas dicas são simples, mas podem fazer uma grande diferença na qualidade do sono do seu filho. Para complementar, considere também a utilização de produtos que promovam um ambiente mais relaxante, como um travesseiro infantil que ajude na postura durante o sono.
Seguindo essas orientações, você pode ajudar seu filho a ter noites mais tranquilas e reparadoras, contribuindo para o seu desenvolvimento saudável.
Escreva um comentário