fbpx

Despertando na criança o prazer pela leitura


 

 

DESPERTANDO NA CRIANÇA O PRAZER PELA LEITURA

Os primeiros livros são constituídos, fundamentalmente, com imagens. A história é narrada por meio de ilustrações e algumas legendas e isso dá uma grande liberdade à criança para imaginar e inventar novas histórias.

Quando a criança é mais velha, começa a apreciar outro tipo de leitura. Contos de fadas, fábulas, pequenas histórias ainda acompanhadas de imagens.

À medida que o gosto pela leitura se sedimenta, a criança passa a escolher os seus próprios livros. As leituras de que mais gosta. Incentive esse gosto com visitas regulares a livrarias e bibliotecas e com a leitura partilhada.

Ler é uma capacidade fundamental para o desenvolvimento da personalidade da criança em todas as suas vertentes: na autoestima, no desempenho escolar, na forma como se relaciona com o mundo e aprende.

Saber ler é muito mais do que “saber ler“. É a possibilidade de conhecer novos mundos, de compreender outros pontos de vista, de imaginar, de aprender sobre si próprio e sobre os outros, de chegar muito mais longe.

Para além disso, a leitura é fundamental para compreender e conseguir interpretar o mundo que nos rodeia e ter acesso a uma fonte de informação inesgotável.

Deixe um comentário