fbpx

DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA TERCEIRA INFÂNCIA

Leia livros sobre este assunto

Desenvolvimento Psicossocial na Terceira Infância

Desenvolvimento Psicossocial na Terceira Infância


1 – Como as crianças desenvolvem um auto-conceito realista?

Observamos como os jovens desenvolvem um conceito mais realista de si mesmos e como eles se tornam mais independentes dos pais e mais envolvidos com outras crianças estando com seus amigos, eles fazem descobertas sobre suas próprias atitudes, valores e habilidades. Ainda assim a família continua sendo influencia vital. A terceira infância permite aos jovens desenvolver conceitos mais realistas e mais complexos de si mesmos e de sua capacidade de sobreviver e ter êxito em sua cultura.


2 – Quais as origens da auto-estima?

A auto estima se desenvolve a medida que as crianças começam a ver a si mesmas como integrantes valiosos da sociedade.

Segundo Erkson (1982) um dos principais determinantes da auto-estima é a opinião das crianças de sua capacidade para o trabalho produtivo, a questão a ser resolvida na crise da terceira infância é “produtividade versus inferioridade”. A virtude que se desenvolve com a resolução desta crise é a competência, uma visão do eu como capaz de dominar habilidades e completar tarefas.

Outra perspectiva das origens da auto estima provém da pesquisa de Susan Harter, onde para ele a auto-estima depende tanto do que acham de si mesmas quanto a competência, quanto ao apoio social que recebem, primeiro dos pais e colegas, depois de amigos e professores..

Outros aspectos que influenciam a auto-estima é a aparência física .

Tanto o desenvolvimento emocional como cognitivo contribuem para auto-estima.A internalizarão da vergonha e o orgulho afetam a opinião que a criança tem de si mesma.


3 – Que mudanças ocorrem nos relacionamentos familiares na terceira infância?

A terceira infância é uma etapa transicional de co-regulaçao, na qual os pais e a criança dividem o poder: os pais supervisionam, mas as crianças tomam decisões a todo momento.

A co-regulaçao é um processo cooperativo, ela só pode ter êxito se os pais e as crianças se comunicarem com clareza. Para fazer com que essa fase de transição funcione os pais precisam influenciar seus filhos quando estão com eles e monitorar seu próprio comportamento.

A transição para a co-regulaçao afeta o modo dos pais manejarem a disciplina.


4 – Quais os efeitos do trabalho dos pais, do divorcio, do segundo casamento e da orientação sexual?

Um aspecto significativo da atmosfera no lar é a condição socioeconômica da família, a qual reflete em grande parte o trabalho remunerado que um ou ambos os pais realizam. Em geral, a pesquisa tem demonstrado principalmente os efeitos benéficos do emprego das mães.

Em relação ao pai, a maioria dos estudos do trabalho dos homens sobre a família focaliza a natureza do trabalho e o grau de satisfação psicológica que ele proporciona, além da interação entre o trabalho e a família.

Mais uma vez, a atmosfera familiar faz diferença. As famílias tradicionais não têm que lidar com o stress e o rompimento de famílias que passam pelo divorcio ou pela morte de um dos pais: com as pressões financeiras, psicológicas e de tempo sobre pais solteiros, ou com a necessidade de se adaptar ao segundo casamento.

Em relação ao divórcio, cada criança reage de modo distinto, as reações são condicionadas pela idade e pela personalidade, e algumas crianças mostram muita resistência. Os fatores que influenciam a adaptação das crianças ao divorcio incluem como os pais manejam a separação.

Quando um dos pais ou ambos se casam, a lealdade da criança a um pai ou mãe ausente pode interferir na formação de laços com um padrasto ou madrasta, problemas emocionais e comportamentais muitas vezes reaparecem, o ajustamento é mais difícil quando existem muitas crianças, incluindo aquelas dos casamentos anteriores do homem e da mulher, ou quando nasce uma nova criança.

Sobre educação sexual, os pais que tem uma abertura em falar sobre sexo, de orientar o que é certo ou errado dentro do ponto de vista de cada um, esses pais tem relacionamentos positivos com seus filhos.


5 – Como os irmãos influenciam uns aos outros?

A relação entre irmãos é ambivalente, marcada por afeição especial, assim como por disputa e ressentimento intensos, é entre irmãos que se aprende a resolver conflitos, irmãos são forçados a se reconciliar um ao outro todos os dias. Eles aprendem que a expressão de raiva não termina um relacionamento.


6 – Quais as funções do grupo de amigos?

As brincadeiras oferecem modos socialmente aceitáveis de competir, despender energia e agir de modo agressivo. O declínio do egocentrismo e o crescimento das habilidades permitem que as crianças em idade escolar interajam de modo mais significativo com os amigos.

Os grupos se formam naturalmente entre crianças que vivem próximas uma das outras ou estudam juntas.

Os grupos de crianças do mesmo sexo ajudam-nas incorporar papeis sexuais em seu autoconceito


7 – O que influencia a popularidade e como as crianças desenvolve as amizades?

A popularidade adquiri maior importância na terceira infância, quando os jovens passam mais tempo com outras crianças e são muito afetados pela opinião dos pares.Nas crianças, suas habilidades sociais superiores fazem com que as outras pessoas gostem de estar com elas.

As idéias de amizade das crianças, e seu modo de agir com seus amigos, mudam com a idade, refletindo o crescimento cognitivo e emocional.

Por meio das amizades as crianças aprendem a se comunicar e cooperar. As amizades ajudam as crianças a sentirem-se bem em relação a si mesmos.

Os amigos muitas vezes discordam e competem entre si, aprender a resolver os conflitos é uma importante função da amizade.


BIBLIOGRAFIA

PAPALIA, Diane E. & OLDS, Sally Wendkos. Desenvolvimento Humano: sétima edição / Porto Alegre: Artes Médicas Sul. 200, pág 282 a 289..

Autor: Anônima

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *