Desenvolver a autonomia das crianças é um aspecto fundamental, pois garantirá que elas aprendam mais sobre si mesmas, decidam sobre o que desejam e o que querem para determinado momento. É importante que os pais não decidam o que elas vestirão ou comerão, tampouco resolvam questões de atividades escolares pelos filhos; é preciso permitir o desenvolvimento dos pequenos.
O que é autonomia?
A autonomia significa agir com plena liberdade, tanto intelectual quanto moral. Significa que a pessoa decidirá como executará suas tarefas ou melhorará suas habilidades. A tomada de decisões fica por conta da pessoa, e de ninguém mais.
Pais e professores precisam manter as crianças com sua própria autonomia, sem forçar aspectos X ou Y. Fazê-las decidirem sozinhas será o melhor caminho tanto para elas quanto para os adultos e profissionais da educação.
Quais as melhores estratégias para desenvolver a autonomia?
A principal delas é ensinar que, em determinadas ocasiões, as crianças poderão escolher o que querem comer, vestir ou o local em que gostariam de passear. Estes são os primeiros passos para o desenvolvimento da autonomia infantil.
Evite resolver as questões das atividades feitas para casa pelo seu filho. Procure somente explicar o que for de seu conhecimento, e nada mais do que isso. Dessa maneira, a criança aprenderá aquele conteúdo sozinha, que é de extrema importância.
Sugestão de estratégias no desenvolvimento da autonomia
Pais e professores verão a seguir algumas estratégias para auxiliar a desenvolver a autonomia das crianças que estão no fundamental I. Vale ressaltar que muitos aspectos são feitos em período integral em casa, pois a construção da autonomia se inicia com os pais. Veja:
Procure ouvir e ajudar da melhor maneira possível
Haverá dias em que as crianças chegarão cansadas e tristes da escola. No momento, em especial, não sentirão vontade de conversar e preferirão ficar só, e os pais devem deixá-las sozinhas nesse momento até se acalmarem.
Como fazer a atividade
Nesta estratégia, os pais conversarão com as crianças sobre o que houve na escola e darão a opção de deixá-los contar ou se acalmarem. Este é um dos passos primordiais da autonomia infantil: não obrigá-los a fazer X ou Y em troca de um agrado.
Materiais para a atividade
Para auxiliar a criança a se acalmar, deixe-a fazer desenhos em folhas de sulfite.
Objetivos para a atividade
Desenvolver a autonomia possui diversas vertentes e não permanece somente na sala de aula. Este aspecto costuma ser levado para dentro de casa e deve ser observado pelos pais com atenção.
Conversar com os filhos sobre o dia ruim que tiveram fará com que tirem um peso acima dos ombros. Assim como os adultos, eles passam por muitas emoções e às vezes não sabem como controlá-las.
Pergunte e evite dizer a resposta facilmente
Existem jogos de quizzes para brincar com crianças, em que pais ou professores trabalharão com este conteúdo em sala de aula ou em casa. É interessante que a brincadeira auxiliará na memorização a longo prazo das crianças.
Como fazer a atividade
Sugestões interessantes que os pais ou professores podem optar: jogo Q.I da Estrela, Perguntados que contém tabuleiro ou Galápagos. Estas são hipóteses interessantes para brincar com as crianças na escola ou em casa.
Você faz uma pergunta presente na ficha e aguarda a criança responder. Não valerá responder no lugar delas e nem dar dicas. Será importante evitar que os pequenos recebam a resposta com facilidade, exceto se realmente não souberem.
Materiais para a atividade
Jogo de tabuleiro.
Objetivos para a atividade
O objetivo de desenvolver a autonomia é mostrar aos pequenos que se pode aprender muitas coisas quando se toma a sua própria decisão. Isso não significa que eles estão de birra ou que são mimados.
A questão é que trabalhar a autonomia se tornou um dos aspectos mais importantes atualmente. Crianças precisam decidir e tomar suas próprias decisões quando forem mais velhas, e este jogo auxiliará nesta questão.
Mostre os caminhos para a autonomia
Você, como adulto de pensamentos mais complexos, explicará aos seus filhos que podem decidir por determinados aspectos em sua vida. É uma maneira de fazê-los aprender a tomar suas próprias decisões sem um adulto fazê-lo.
Como fazer a atividade
Procure conversar com as crianças, explicar determinadas questões. Exemplifique com figuras mais didáticas, que auxiliarão no entendimento do diálogo em questão e os tornará aptos a fazerem escolhas específicas.
Muitos adultos confundem autonomia com escolher fazer tudo o que desejam, mas não é dessa maneira que deve funcionar. Uma criança pode decidir a roupa que deseja vestir para sair, pode escolher seu pijama ou a roupa que gostaria de comprar.
Eles saberão escolher porque decidiram sozinhos. Não haverá uma outra opção por parte dos adultos, e a autonomia é deixar que as crianças aprendam por conta própria e sem opiniões alheias. Caberá aos pais explicar e saber impor limites a depender do caso.
Objetivos para a atividade
O fato de desenvolver a autonomia ensinará as crianças que elas são seres pensantes e podem escolher o que desejam fazer. Este é um método que evitará deixá-las indecisas sobre diversas questões.
Crianças que nunca tiveram o desenvolvimento pleno da autonomia crescem como adultos confusos. Elas nem saberão o que fazer ou o que escolher para comer, vestir ou o local para passear, por exemplo.
Explique, mas não faça
Esta estratégia é direcionada aos pais de alunos da 1ª e 2ª série do fundamental I. Neste caso, é comum que crianças retornem para casa com atividades a serem realizadas e possam precisar de uma ajuda dos pais.
Como fazer a atividade
Neste caso, é possível apenas ler o enunciado da questão e explicar com suas palavras às crianças. Elas entenderão com facilidade e realizarão a conclusão da atividade com sua ajuda, mas sem que você tenha feito.
É normal que em determinados dias da semana os pais se encontrem mais cansados, porém é extremamente importante que haja este momento com os filhos. Eles aprenderão o conteúdo, realizarão sozinhos e poderão brincar depois.
Objetivos para a atividade
O objetivo de desenvolver a autonomia é trazer às crianças uma liberdade de fazer suas próprias atividades por conta própria. Diversos pequenos recebem ajuda para tudo, e este não é o método correto e mais indicado de ensiná-los em casa.
Maria Montessori acreditava que as crianças aprendiam sozinhas e que deve-se deixá-las soltas para explorarem o mundo. É o que os pais devem fazer em casa com suas crianças, a fim de evitar que recebam ajuda para tudo.
Deixe fazer uma atividade sozinho
Desde o jardim de infância, professores ensinam as crianças a aprenderem diversos conteúdos e cada um deles auxiliará no aprendizado. No entanto, determinados aspectos precisam de atenção redobrada por parte dos adultos.
Como fazer a atividade
Professores e pais devem explicar um conteúdo X, mas evitar fazê-lo pelo aluno. Ele, além de não entender, ficará sem vontade de tentar. É importante deixá-los realizarem uma tarefa sozinhos, mas com supervisão do adulto.
Os alunos percebem que possuem total autonomia para realizarem determinada atividade sem ajuda, e o farão com facilidade e mesmo que esteja errado, terão compreendido melhor o que se deve fazer.
Objetivos para a atividade
Desenvolver a autonomia dos alunos do fundamental I é um aspecto muito importante que não se deve deixar passar batido. Professores e pais compreenderão que não se devem fazer por eles, mas deixá-los fazer por conta própria.
Se vierem a sentir qualquer dúvida, basta realizar uma explicação compreensível. Não há necessidade de intervir e responder às questões. É algo que o próprio aluno fará sem ajuda de nenhum adulto.
Para complementar o aprendizado, considere utilizar brinquedos educativos que incentivem a autonomia e a criatividade.
Escreva um comentário