fbpx Skip to main content

Atualizado em 10/08/2024

Crianças vêem o mundo de forma diferente dos adultos

Explore como as crianças percebem o mundo de maneira distinta dos adultos, com base em uma pesquisa que revela as diferenças na percepção visual entre idades.

Crianças vêem o mundo de forma diferente dos adultos

Uma nova pesquisa indica que as crianças realmente não vêem os objetos da mesma forma que os adultos. Elas só têm uma visão “totalmente madura” a partir da idade de 13 anos.

O estudo incluiu 171 crianças, entre 4 e 10 anos. Para saber a diferença entre as percepções, os pesquisadores britânicos mostraram 10 formas em relevo, como quadrados e imagens sombreadas, para cada criança. Em seguida, eles perguntaram aos participantes se aquela imagem era côncava ou convexa. A resposta “correta” assumia que o objeto era “iluminado de cima”, ou seja, a luz que o atingia vinha de cima.

Ao julgar se as imagens sombreadas são côncavas ou convexas, o cérebro adulto assume que a luz vem de cima, a menos que existam razões para se pensar o contrário. Os pesquisadores descobriram que as crianças têm que aprender essa habilidade. Para mais informações sobre como as crianças aprendem, veja dicas e estratégias para desenvolver o aspecto cognitivo na educação infantil.

Os resultados mostram que ela vai ficando melhor com a idade. Em média, a cada ano a mais que a criança tinha, ela melhorava 10 pontos nos acertos, com uma melhoria de 0,43 a cada ano. Se crianças de outras idades se desenvolvem nesse mesmo ritmo, os pesquisadores prevêem que os bebês aprendem a assumir que a luz vem de cima com cerca de 21 meses. Mas este aspecto da sua percepção visual não será “totalmente maduro” até mais ou menos a idade de 13 anos.

Segundo os cientistas, as crianças realmente vêem o mundo de forma diferente do adulto, na medida em que suas percepções parecem ser mais variáveis.

Para estimular a percepção visual das crianças, é interessante utilizar brinquedos que ajudem no desenvolvimento cognitivo. Você pode encontrar opções de brinquedos educativos aqui.


Este texto foi publicado na categoria Educação Inclusiva e Especial.

 About Pedagogia ao Pé da Letra

Sou pedagoga e professora pós-graduada em educação infantil, me interesso muito pela educação brasileira e principalmente pela qualidade de ensino. Primo muito pela educação infantil como a base de tudo.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.