Quem é que nunca sonhou em se formar? Muita gente sonha com este momento e fica na dúvida na hora de escolher a cor do anel de formatura.
Como surgiu o anel de formatura?
O anel de formatura foi criado para indicar um rito de passagem, ou seja, a finalização de uma parte fundamental da formação de alguém.
A referência mais preponderante que temos é de que ele foi inventado por um grupo de alunos de West Point, academia militar tradicional dos Estados Unidos, em 1835.
Os formandos queriam demarcar não só a passagem deles pela escola, mas também identificar de qual turma eles faziam parte, como uma demonstração de amizade, de superação em comum.
Depois desta turma, a escola rapidamente institucionalizou o anel de formatura, tornando-se, assim, uma tradição. Outras escolas norte-americanas a imitaram e, em pouco tempo, pessoas estrangeiras que estudavam neste país voltavam para os seus respectivos países ostentando o anel conquistado, e a tradição foi se espalhando mundo afora.
O modelo inicial era similar a um anel-sinete, mas rapidamente cada instituição foi estabelecendo novas formas.
No Brasil, o anel de formatura se tornou um prêmio. É um presente tradicional dado pelos pais aos formandos. Possui um formato padrão, em que de um lado existe o emblema da área do formando e, no centro, uma pedra de cor simbolizando a profissão.
Portanto, é um símbolo de superação de uma fase importante da vida acadêmica e também um presente de reconhecimento dos pais pelo esforço e conquista do filho.
Pedras dos anéis de formatura de pedagogia
As cores da pedagogia são a ametista (roxo) e a safira (azul). Para saber mais sobre as cores e seus significados, você pode conferir Símbolos e Significados da Páscoa.
Onde comprar seu anel de formatura?
Você pode comprar seu anel da pedagogia online através dos links abaixo. Eles são lindos!
Anel de Formatura de Safira
Anel de Formatura de Ametista
Lindo anel de formatura com a pedra ametista. Você pode encontrar opções incríveis neste link.
Já fiz outras leituras em que dizem os anéis foram criados pela igreja católica, em séculos passados como uma desafio alcançado. O que me dizem?