
A pedagogia, como a criação dos filhos, é muito do que aprendemos com nossos antecessores. Podemos criar nossos filhos como nossos pais nos criaram; da mesma forma, frequentemente ensinamos como fomos ensinados.
O que faz um pedagogo?
A maioria dos instrutores do ensino superior recebe muito pouco ou nenhum treinamento em pedagogia, e assim – colocados na sala de aula porque têm conhecimento de seu campo – eles ensinam com as ferramentas disponíveis para eles. Ensinar é, na maior parte do tempo, uma questão de tradição, uma questão de hábito. E em um mundo onde 60 a 75% dos professores são terrivelmente mal pagos, o hábito é conveniente.
Para um pedagogo, a sala de aula é um laboratório, um lugar onde experiências de aprendizado acontecem. É o pedagogo que procura novas maneiras de inspirar a aprendizagem ativa em uma sala de aula. O pedagogo olha para as paredes de sua sala de aula e, em vez de ver limites obrigatórios, vê o convite para levar os alunos para fora.
Tente algo Novo! é o mantra do pedagogo.
No Brasil, é muito comum o sonho do pedagogo em entrar para a rede pública, em busca da estabilidade, através de concurso público.
Infelizmente o salário não é tudo aquilo que desejamos ou merecemos, mas no fundo, o verdadeiro pedagogo trabalha pelo amor à profissão.
Como se dar bem concursos públicos?
Para participar de concursos públicos, o pedagogo deve buscar se atualizar, fazer exercícios baseando-se em provas anteriores para pedagogos do órgão para o qual deseja ingressar, e também estudar muito.
É interessante também, que o pedagogo se utilize de apostilas dos assuntos relacionados para manter o foco na prova.
No site disponibilizado abaixo, você pode encontrar gratuitamente os materiais para estudo.
Sou pedagoga, mas se for trabalhar só por amor à profissão, fico em casa.
Sabia que dá pra trabalhar de casa também? Depois vou postar umas dicas…