fbpx

Conceitos e Princípios de Didática Geral

Conceitos básicos

Didática Geral, como o próprio nome indica,trata dos princípios gerais da prática em sala de aula, tais como:
  • processo de ensino e de aprendizagem,
  • avaliação,
  • métodos,
  • prática de ensino,
  • formulação de objetivos, etc.
É pré-requisito para o curso de “Didática Especial”.

O que é a didática especial?

“Didática Especial” envolve os mesmos princípios, mencionados acima; porém,voltados para áreas específicas. Por exemplo, nas ciências biológicas, nas ciências médicas e nas humanas, depois de os alunos fazerem “Didática Geral”, eles fazem “Didática Especial” (respectivamente, em biologia, em cirurgia, em línguas, etc.).

Diferença entre a Didática e a Metodologia

Tanto a Didática como a metodologia estudam os métodos de ensino. Há, no entanto, diferença quanto ao ponto de vista de cada uma. A Metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor. A Didática, por sua vez, faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino. Podemos dizer que a metodologia nos dá juízos de realidades, e a Didática nos dá juízo de valor.

A Didática e a Pedagogia

A Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos,condições e modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos,estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos.
A Didática trata da teoria geral do ensino. As metodologias específicas ocupam-se dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria na sua relação com fins educacionais. A Didática generaliza processos e procedimentos obtidos na investigação das matérias específicas, das ciências que dão fundamento ao ensino e a aprendizagem e das situações concretas da prática docente.

A Didática e a formação de professores

A formação do professor abrange, pois, duas dimensões: a formação teórico-científica, incluindo a formação acadêmica específica nas disciplinas em que o docente vai especializar-se e a formação pedagógica; a formação técnico-prática visando a preparação profissional específica para a docência, incluindo a Didática, as metodologias específicas das matérias, a Psicologia da Educação, a pesquisa educacional e outros.

As origens da Didática

É com a obra “Didática Magna” do checo João Amós Comênio que surge a Didática,como uma incipiente área de conhecimento.Não obstante, o termo tinha sido utilizado,anteriormente, pelo alemão Wolfgang Ratke, que foi o primeiro quem abordou as duas partes da Didática: Desenho Curricular ou Currículo e a Dinâmica do Ensino.
Foi no século XIX que Herbart, procurando criar todo um sistema científico da educação,colocou a didática dentro da Pedagogia, como teoria da instrução. A partir daqui, a Didática sempre foi vista como uma disciplina da Pedagogia.

A Didática é uma disciplina autônoma?

A Didática tem seu objeto de estudo: o ensino. Esse objeto de estudo tem um sistema de categorias gerais que estão inter-relacionadas entre si pelas leis gerais didáticas. Essas leis deram lugar aos princípios e corolários que suportam toda a estrutura base desta área do conhecimento humano. Tem os seus próprios métodos de pesquisas que permitem a produção sistemática de conhecimentos científicos.
Fonte: Ramiro Marques -Documentos de apoio às disciplinas de Didática do 1º CEB e de Desenvolvimento Curricular e Diferenciação Pedagógica

7 comentários em “Conceitos e Princípios de Didática Geral”

  1. Querida professora vi seu parecer sobre este conteúdo, na minha visão, a Didáctica geral é a ciência que estuda as técnicas, procedimentos e métodos de ensino geral de todas as ciências em disciplinas, exemplo: Matémática, Inglês, Língua Portuguesa (Didáctica Especial).

    Responder

Deixe um comentário

Deseja receber nosso conteúdo direto no seu email?