Como trabalhar mostrando a matemática no dia-a-dia
O ensino de matemática anda assustando alguns dos nossos estudantes e contribui com a exclusão social, em virtude de sua antiga rígida forma de trabalhos nos bancos escolares.
A problemática da matemática ganhará um novo sentido se cada professor relacionar o conteúdo com o cotidiano do aluno. Para isso, é importante considerar que exercícios de matemática podem ser uma ferramenta valiosa para tornar o aprendizado mais significativo.
Considerando que na matemática, atualmente, é inconveniente começar a ensinar o aluno através dos símbolos abstratos, sem sentido para ele. O aluno, mesmo sendo inteligente, pode ter resistência a esse processo de aprendizagem sem significados para ele.
As mudanças significativas, no que diz respeito ao ensino da matemática, estão evoluindo; ressalto que a prática pedagógica do educando está sendo repensada e o ensino-aprendizagem dessa disciplina está tendo avanços significativos na aquisição de conhecimento, tornando o aluno receptivo e interativo nessa área de ensino.
Percebe-se então a necessidade do professor relacionar a matemática com o contexto atual do aluno, pois onde quer que se esteja, a matemática é um instrumento básico de suma relevância no ensino-aprendizado significativo. Para isso, o uso de jogos e brincadeiras pode ser uma excelente estratégia.
Diante de tanta importância da matemática em nossas vidas, sabe-se que o papel do bom professor de matemática é levar o aluno a perceber que os conteúdos trabalhados em sala de aula estão relacionados também com as mais sofisticadas técnicas de computação, enfim; com os grandes avanços tecnológicos existentes.
Portanto, a matemática deve ser apresentada de maneira simples e coerente, tornando-a útil e realmente indispensável para a vida do aluno. Para que isso ocorra, é necessário relacionar sempre a prática pedagógica com os tempos modernos, usando técnicas avançadas e coerentes no processo ensino-aprendizagem qualitativo.
Autora: MIGUELINA ARAÚJO DE CAMARGO
FORMADA EM PEDAGOGIA E GRADUADA EM MATEMÁTICA
NA UNIVERSIDADE ICE-INSTITUTO CUIABANO DE EDUCAÇÃO.
Oii
Muito legal seu post, acho que como a matematica nem sempre é bem quista pelos alunos, a melhor maneira de ensinar é misturar a teoria com a pratica, o professor levar materiais e jogos, que estimulem a matematica nas crianças.
Bjs