fbpx

Como enviar atividades no Google Classroom em 2021?

Como enviar atividades no Google Classroom

Realizar a entrega das atividades do Google ClassRoom podem ser feitas diretamente no site, no qual o aluno deverá acessar a turma e prosseguir para atividades e selecionar a opção de ver atividade.

O aluno poderá acessar Seus Trabalhos e selecionar a opção de Adicionar ou Criar para enviar os arquivos do Google drive, link ou arquivo e clicar em confirmar para enviar.

É possível anexar arquivos?

Em outras palavras, o aluno terá a liberdade de anexar outros arquivos que compõem o trabalho de pesquisa e caso seja necessário realizar o envio de outros arquivos, basta acessar Seus Trabalhos, se dirigir para Adicionar ou Criar e anexar arquivos do Google Drive, Link ou arquivos que estejam presentes em seu computador ou celular. 

Se for necessário, o aluno deverá acessar o menu de Seus Trabalhos, selecionar Adicionar ou Criar e observar algumas opções do google docs, apresentações, planilhas ou desenhos para o anexar no trabalho e ser possível editá-lo. 

O aluno ainda poderá remover anexos ou adicionar comentários particulares para que somente o professor responsável pela turma possa ver, e para fazer isto será possível clicar em Comentários Particulares e escrever a mensagem e enviar.  

Atividade concluída no Google Classroom

Antes de mais nada, o aluno deve se atentar que entregar a atividade e a marcar como concluída após o prazo de entrega, haverá um registro como entregue em atraso mesmo que tenha sido feito antes da data limite. 

Como enviar atividades no Google Classroom (2)
Fonte/Reprodução: original

Para evitar que ocorra este problema, o aluno deverá entrar no Classroom e se dirigir à turma em Atividades e acessar o menu de Ver Atividades, marcar a atividade como concluída e confirmar a entrega de sua atividade para o status  Entregue.

O que é o Google Classroom?

Em outras palavras, o Google Classroom é simplesmente um sistema criado para que as escolas pudessem trazer maior facilidade e simplicidade aos alunos através do ensino remoto, durante a crise sanitária de Covid-19 que assolou o Brasil em 2020 e 2021, de modo que impedisse todos os alunos de saírem para assistir às aulas presencialmente.

Pelo Google Meet é possível manter total organização para que as aulas possam ocorrer com tranquilidade e total comodidade dos alunos da turma em questão, além de contar com um sistema simples do Classroom de mexer e intuitivo que conta com uma variedade de ferramentas úteis para a criação de trabalhos, envio de conteúdo por parte dos professores e maneiras de dialogar com eles por mensagens privadas para tirar dúvidas das matérias.

Em um ambiente escolar digital, é possível contar com o Google Acadêmico, Google Meet, Google Agenda, Drive, Chromebooks, Formulários e Jamboard. Todas as ferramentas colaboram para que o ensino à distância possa ocorrer tranquilamente com as explicações dos professores sobre as matérias propostas ao ano letivo vigente. Conheça as duas ferramentas mais importantes do Classroom:

Google Acadêmico

Este mecanismo serve para fornecer informações de pesquisas para os alunos realizarem seus trabalhos com total eficiência e qualidade, uma vez que as fontes sejam de artigos feitos por profissionais da área.

Google Meet

A interação entre professor e aluno deverá ocorrer através do google meet, que oferece chamada por áudio e vídeo. Dessa maneira o professor poderá ter total ciência de quem está presente na aula ou não.

Como acessar o Google Classroom?

Os alunos devem acessar o site do Google Classroom para poderem ter conhecimento do menu do aplicativo ou site, além de digitar o e-mail da conta para possuir acesso completo da Sala de Aula, e posteriormente deverá clicar em próximo para digitar a senha e prosseguir porque no próximo campo será mostrada a mensagem de boas-vindas, e é preciso que o aluno aceite e marque a opção de Sou Aluno.

Benefícios de usar o Google Classroom

Os alunos poderão ter acesso a todas as ferramentas do Google Suite, uma vez que se torne possível haver a integração das ferramentas: Apresentações, Drive, Documentos, Gmail, Meet e Planilhas.

Gerenciamento

Trabalhar com o classroom dará a oportunidade aos professores de gerenciarem todas as turmas nas quais lecionam, de modo descomplicado. Somente será necessário realizar o envio do código de turma que deve ser inserido ao acessar a plataforma para assistir às aulas.

Disponível para Android e iOS

Em outras palavras, o Google Classroom está disponível não somente para quem possui computador, mas aos alunos que obtêm apenas o celular e está disponível para Android e iOS. É importante possuir conexão com a internet para poder assistir às aulas.

Agenda

Neste sentido, haverá uma agenda que marcará as datas das provas futuras, datas de entregas dos trabalhos passados pelos professores e reuniões de pais que deverão ser feitas através do Meet. A agenda garante total organização e o cumprimento das datas estipuladas para a entrega de todas as atividades.

Comentários mais rápidos

Possivelmente uma das coisas que mais assombrava os alunos na sala de aula era saber a opinião deles sobre uma pesquisa, e através do classroom se tornou possível. Basta que o professor insira comentários nos arquivos que os alunos enviaram e realize algumas sugestões de melhorias e explicar o que pode ser alterado.

Dados seguros

Trabalhar com o classroom garante total segurança dos dados de professores e alunos, nenhum dado será utilizado para fins comerciais, tampouco divulgados. Além desse principal benefício, os professores sabem quem sai e quem entra das aulas online.

Gratuidade do Classroom

Muitos professores e alunos se questionam sobre o classroom ser gratuito ou não, porém ele é completamente gratuito e será preciso apenas criar uma conta para ter total acesso aos benefícios oferecidos por ele.

Praticidade durante a pandemia

A partir do ano de 2020, o mundo conheceu de perto como era vivenciar uma pandemia a qual forçou todas as pessoas a modificarem seu dia a dia no trabalho e na escola, o que causou inclusive alguns problemas aos alunos que não poderiam assistir às aulas por falta de computador em casa. 

Diversos pais não sabiam como fazer para ajudar os filhos, e as escolas optam pela praticidade do Google Classroom porque não poderiam deixar os alunos sem aula.

Por intermédio de um site e aplicativo intuitivos e descomplicados de trabalhar, os professores conseguiram ajudar os alunos de alguma maneira que não fosse cansativa ou que os sobrecarregasse. 

Seria necessário somente participar das aulas online pelo celular e quem tivesse em casa, através do computador. As aulas não têm diferença de um ambiente para o outro, além de contar com o google meet para o professor poder dar a sua aula devidamente. 

Através de ferramentas gratuitas os professores conseguiram organizar corretamente a agenda de atividades e futuras provas, para que dessa maneira, nenhum aluno se perdesse ou porventura, esquecesse das provas e trabalhos pendentes. 

O envio de anexos é rápido e fácil, o que favorece aqueles que possuem dificuldade de mexer no sistema de computadores, tanto online quanto pelo celular. 

Por fim, as atividades enviadas pelo google classroom poderão ser alteradas caso o professor julgue necessário, através de seus comentários que serão importantes para o aluno compreender o que há de errado e corrigir. Trabalhar através do classroom é uma das medidas provisórias estipuladas pelas escolas até que a pandemia de Covid-19 cessasse o quanto antes, para a retomada das aulas presenciais nas escolas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *