Segurança para crianças, como ensinar de forma inteligente?

Segurança para crianças entre 1 a 12 anos é essencial para evitar acidentes. Tanto em casa como na rua há perigos., e nós vamos mostrar como evitar.

Segurança para crianças, como devemos ensinar?

Tanto educadores como os pais, devem dar dicas de segurança para crianças pequenas. Com medidas simples, porém eficientes as crianças aprendem como evitar determinados acidentes domésticos.

Veja sugestões importantes que você pode ensinar, seja em sala de  aula ou em casa.

1-Seja responsável

Esta regra é válida tanto para os pais como para os educadores. Ao mostrar algo perigoso que a criança deve evitar, lembre-se que, a integridade física e emocional da criança, pertence a você e não a ela.

2-Cuidado ao falar

Crianças pequenas se assustam fácil, por isso, você deve ter cuidado ao passar determinada informação. Apenas diga a criança “não aceite balas de estranhos, podem te fazer mal”.

3-Ensine-as a lidar com pessoas estranhas

Você deve informar a criança que, ninguém irá cuidar dela igual os adultos que estão a sua volta. Explique de uma maneira objetiva, que pessoas estranhas podem fazer mal a ela.

Por exemplo, você pode informar que pessoas estranhas podem cativar as crianças por meio de doces, e levar para longe e judiar delas.

4-Uso de equipamentos domésticos

Há equipamentos domésticos que podem ser perigosos para crianças, mas só dizer que é perigoso não basta. Você deve mostrar exemplos de acidentes, com  a ajuda de vídeos da internet.

Ao ver, a criança irá perceber por ela mesma que determinado equipamento pode ser perigoso.

5-Peça para que a criança conte sobre algo suspeito na porta da escola

A porta da escola em muitos casos, pode representar perigo. Se houver adultos estranhos, oferecendo algo para as crianças, elas devem imediatamente informar à escola e aos pais.

Quais os piores perigos para crianças pequenas?

Em casa há muitos perigos escondidos, a cozinha é o cômodo campeão de periculosidade para crianças. A seguir, vamos exibir quais são estes perigos para que você possa falar para a criança que estiver perto de você.

  • Fogão e gás de cozinha;
  • Piso de banheiro e medicamentos ao alcance de crianças;
  • Móveis de canto quadrado podem machucar as crianças;
  • Use grades de proteção em áreas externas como a lavanderia;

Esses são alguns lugares que podem ser visivelmente ruins para as crianças, os adultos devem adaptar a casa se for o caso.

Se há muitas crianças pequenas em uma casa, o cuidado deve ser redobrado. Os pais ou responsáveis podem colocar placas avisando sobre este perigo.

Mexa-se Agora!

A segurança para crianças pequenas serve para pais e educadores. Ambos devem deixar as crianças cientes de que, ao seu redor há perigo, e é necessário ficar atentos. Ao ensinar segurança a uma criança tenha cautela, você deve informar e não impor medo.

As crianças precisam reconhecer em que momento elas devem pedir ajuda a um adulto de confiança, seja na escola ou em casa. Através de materiais educativos e interativos, os professores podem falar sobre situações em que a criança irá precisar chamar um adulto.

Para maiores dicas sobre como lidar e educar crianças pequenas, não deixe de acessar o nosso site.

 

Talvez você se interesse por

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *