fbpx

Como criar uma aprendizagem interativa?

Ao saber como criar uma aprendizagem interativa, os professores são capazes de prender a atenção dos alunos. Por isso, um professor experiente, deve saber como criar uma aprendizagem interativa.  Neste artigo, iremos mostrar como uma aula pode ser interessante para crianças pequenas.

 

De que maneira podemos criar uma aprendizagem interativa?

Com o avanço cada vez maior da internet, podemos criar uma aprendizagem interativa, com os recursos de apresentação que encontramos no meio digital.

A Google por exemplo, tem um programa totalmente voltado para educadores que desejam criar conteúdos educativos.

Logo devemos lembrar que, educadores mais antigos sentem dificuldades em mexer em determinadas ferramentas, e que por isso, não conseguem criar uma aprendizagem interativa.  Para conseguir entreter crianças, os professores irão precisar dominar cada vez mais o sistema de ensino interativo.

Ao terem domínio de algumas ferramentas essenciais, os professores podem fazer com que os alunos consigam assimilar melhor o conteúdo.

Quais ferramentas devemos usar para chamar a atenção dos alunos?

Já que o assunto é ter aprendizagem mais interessante, vamos mostrar algumas ferramentas excelentes que podem ajudar muitos professores, veja a seguir:

  • Padlet

É uma ferramenta intuitiva, onde você pode apresentar textos, fotos, arquivos, e ainda é possível compartilhar com os alunos.

  • EASEL.LY

Aqui nesta ferramenta, você pode ensinar por meio de infográficos, mesmo que você não tenha muito domínio, a ferramenta possui meios para te ensinar a mexer.

  • IPICCY

O IPICCY é um editor de fotos que permite a edição, e o compartilhamento das mesmas nas redes sociais.

  • THINGLINK

Se você lida com crianças entre 0 a 3 anos, esta ferramenta é ideal para você. Ela permite que você inclua animações nas fotos, para quem está alfabetizando, você pode incluir por exemplo, o alfabeto nas fotos.

  • WeVideo

Para os que pretendem ensinar via vídeo-aula, ou fazer pequenas revisões por meio de vídeo, esta plataforma permite salvar os arquivos na nuvem, o que é muito bom para os alunos, pois eles podem acessar de qualquer lugar.

 

Como ensinar o aluno a ter cuidado, quanto ao uso da tecnologia?

Professores conscientes de seu papel na sociedade, ao lidar com tecnologias para ensinar crianças pequenas, deve orientá-las dos riscos.

As crianças desde muito cedo, devem saber que, se a tecnologia não for utilizada com sabedoria, pode trazer riscos à saúde e atrair a pedofilia.

Os professores devem indicar apenas sites recomendados para crianças, e informar que, ao usar as redes sociais, elas não devem se comunicar com pessoas que não conhecem.

Se elas perceberem algo suspeito, devem informar ao professor e até mesmo aos pais e responsáveis.

 

Não Perca Tempo!

Se você é professor e lida com crianças pequenas, não deixe de ver mais sugestões como estas em nosso site,.

Aqui temos boas dicas para educadores que desejam prender a atenção dos alunos com o auxílio da tecnologia.

A chamada escola 2.0 está evoluindo cada vez mais, e você como profissional deve se atualizar para não se tornar obsoleto(a).

Comece a pesquisar sobre as ferramentas que outros professores estão utilizando, e experimente colocar em seu dia a dia.

Leituras recomendadas

Deixe um comentário