Claude Monet mestre do impressionismo

Oscar-Claude Monet nasceu em Paris, França, no dia 14 de novembro de 1840. Filho de um modesto comerciante com cinco anos mudou-se com a família para Saint-Adresse, próximo ao porto de Le Havre, na Normandia. Desejava ser pintor e recebeu o incentivo da tia Marie-Jeanne Lacadre, uma amante da pintura. Com 15 anos ficou conhecido em sua cidade por fazer e vender caricaturas. Duas influências marcantes despertaram-lhe o interesse pela luz e pela cor: descobriu as gravuras do japonês Hokusai e a pintura de Eugène Boudin, que o incentivou a praticar a pintura ao ar livre e se tornar um pintor paisagista, pouco comum na época.

Claude Monet (1840-1926) foi um pintor francês considerado um dos mais importantes pintores da Escola Impressionista. O termo impressionista surgiu durante uma exposição realizada em 1874, quando o quadro de Monet, “Impressão, Nascer do Sol”, foi criticado por retratar a “impressão” de uma cena e não a realidade.  O termo que fora usado pejorativamente se tornou corrente e Monet passou a ser considerado o chefe da Escola Impressionista, uma das mais importantes da história da pintura. Seu quadro encontra-se hoje no Museu Marmottan Monet, em Paris.

No verão de 1869, Claude Monet e Auguste Renoir se instalaram no balneário de Bougival, uma pequena comunidade localizada na margem esquerda do rio Sena, onde produziram uma série de telas consideradas como os primeiros exemplos do estilo que posteriormente seria denominado de “Impressionista”. Os quadros produzidos ao ar livre retratavam a natureza, a luz do Sol na água, as mudanças de luz, tudo com pinceladas largas que iam de encontro à tradição acadêmica da época.

W11026-97DE21668-16

Deixe um comentário