fbpx

CADERNO VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: ANÁLISE DAS PESQUISAS

Leia livros sobre este assunto

Caderno Violência nas Escolas – Análise da Pesquisa

3_apeoesp_violencia_web_13766841144329864000

 

Realizada para a APEOESP pelo Instituto Data Popular, a pesquisa Violência nas Escolas: O Olhar dos Professores retrata o ponto de vista da nossa categoria sobre um fenômeno que vem se tornando cada vez mais grave nas escolas públicas estaduais.
A presente publicação apresenta os principais dados da pesquisa, procurando analisá-los a partir de uma concepção educacional que pressupõe o papel central que os professores ocupam no processo ensino-aprendizagem e a necessidade de que lhes sejam asseguradas condições de trabalho, salários justos, jornada de trabalho e carreira adequadas para que possam cumprir o relevante papel que deles se espera.
A pesquisa deu voz aos professores num primeiro momento e já estamos trabalhando numa segunda pesquisa, que ouvirá também estudantes e pais, para que tenhamos uma visão abrangente sobre o problema, de maneira que possamos chegar também às propostas que melhor atendam às expectativas da comunidade escolar.
A alta incidência de casos de violência dentro das escolas implica, evidentemente, num problema de segurança para as pessoas que nela estudam e trabalham. Fundamentalmente, porém, a violência compromete de forma irremediavelmente o processo educativo. A violência, seja ela verbal ou física, é incompatível com a finalidade de uma instituição educativa. Preveni-la e combatê-la são tarefas que devem envolver todos os segmentos da comunidade escolar, as autoridades educacionais e a sociedade.
A APEOESP quer continuar contribuindo de forma ativa para este trabalho, como já vem fazendo desde 1999, quando lançou a campanha Paz nas Escolas. De lá para cá, este tema tem sido permanentemente abordado em nossos Congressos e Conferências (em 2006, realizamos nossa primeira pesquisa sobre o tema com professores participantes do XXI Congresso), bem como em eventos especialmente convocados para este fim.
Desta forma, nosso sindicato propôs à Secretaria Estadual de Educação, ao final da greve dos professores (19 de abril a 10 de maio de 2013) uma parceria para o desenvolvimento de um projeto de prevenção e combate à violência nas escolas. Com a anuência da SEE, este projeto começará a ser desenvolvido, buscando conscientizar estudantes, pais, professores e demais segmentos da comunidade escolar e, também, disseminar em toda a sociedade o debate em torno do tema.
Esperamos que esta publicação possa ser utilizada nas escolas, nas salas de aula e em todos os espaços em que puder representar uma efetiva contribuição para que todos nós, juntos, possamos reduzir drasticamente as ocorrências de violência nas escolas de forma que, no futuro, este tipo de problema possa ser erradicado das instituições públicas de ensino do Estado de São Paulo.

Boa leitura.

Maria Izabel Azevedo Noronha
Presidenta da APEOESP

 

Caderno Violência nas Escolas - Análise da Pesquisa

BAIXAR EM PDF  OBSERVATÓRIO DA VIOLÊNCIA

 

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiu artigo novo! em 03/06/2020
LDB ATUALIZADA