fbpx

BRINCAR NO HOSPITAL: ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL

Leia livros sobre este assunto

RESUMO. Estudos indicam que a hospitalização pode afetar o desenvolvimento da criança, interferindo na qualidade de vida. Para lidar com essa situação, o brincar tem funcionado como estratégia de enfrentamento. Procurando-se avaliar a importância  dada ao brincar pela criança e caracterizar atividades lúdicas possíveis no hospital, 28 crianças hospitalizadas com câncer (6- 12 anos), em Vitória/ES, foram entrevistadas e responderam a um instrumento especialmente elaborado (AEH – Avaliação das  Estratégias de Enfrentamento da Hospitalização – Conjunto B: Brincar no hospital), contendo 20 desenhos de brinquedos e  brincadeiras, classificados em jogos de Exercícios, Simbólicos, de Acoplagem, de Regras e Atividades Diversas. 78,6% das  crianças relataram que gostariam de brincar no hospital, o que é justificado principalmente pela sua função lúdica, na  companhia de outras crianças internadas. Não houve diferenças significativas nas escolhas entre as categorias de brincadeiras.
O instrumento mostrou que o brincar pode ser um recurso adequado para a adaptação da criança hospitalizada, permitindo  personalizar a intervenção.
Palavras-chave: brincar no hospital, hospitalização infantil, câncer infantil.

BAIXAR EM PDF

BRINCAR NO HOSPITAL

Autor: Alessandra Brunoro Motta, Sônia Regina Fiorim Enumo

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiu artigo novo! em 08/07/2020
O Poço do Visconde de Monteiro Lobato