fbpx

5 brincadeiras com rolo de papel higiênico para educação infantil

Brincadeiras com rolo de papel higiênico para educação infantil

Desde já, brincadeiras com rolo de papel higiênico para educação infantil, são interessantes para trabalhar diretamente com a imaginação dos alunos e fazê-los elaborarem brinquedos novos feitos com um material que poderia ter sido jogado na rua, mas que estará em uma confecção para se tornar um brinquedo legal e bonito para as crianças. 

Qual o objetivo de fazer brincadeiras com rolo de papel higiênico?

As brincadeiras com rolo de papel higiênico desenvolvem a criatividade das crianças e garantem que elas tenham firmeza nas mãos ao realizar este tipo de atividade, além de compreenderem melhor sobre certos temas de reutilização de materiais descartáveis.

O professor trabalha especificamente com novas texturas para as crianças conhecerem, sentir e saber diferenciá-las de outras. A introdução de cores feitas com tinta guache se torna essencial para as aulas com rolo de papel higiênico. 

A confecção de um brinquedo confeccionado de outro material dará uma nova perspectiva de criar algo diferente, e poderão reaproveitar caixas de cereais, latas de achocolatado ou outros objetos para confeccionarem algum brinquedo diferente e legal. 

Nesse sentido, o professor trabalha com a imaginação e criatividade das crianças, ensina-os a criar algo do zero e que nem sempre há a necessidade de jogar algum objeto no lixo por aparentar ser inútil. Há muitos brinquedos que podem ser feitos com o rolo de papel higiênico em sala de aula.

Quais brincadeiras podem ser feitas com rolo de papel higiênico?

Muitas brincadeiras podem ser feitas através do rolo de papel higiênico, e uma delas seria de astronauta com a criação de um foguete bem bonito e colorido. O professor pode criar um cenário divertido para as crianças agirem como astronautas que chegaram a Marte ou na Lua.

Neste caso, o professor poderá ajudar as crianças a confeccionar animais marinhos e anfíbios para brincarem de biólogos. Será interessante realizar explicações lúdicas para que os alunos possam compreender mais sobre a importância de proteger a fauna marinha, e os amar tanto quanto os animais terrestres e domésticos. 

Para que todas as crianças possam interagir, será divertido criar bonequinhos de rolo de papel higiênico e através de um cenário proposto pelo professor, realizarem uma brincadeira de ação que incentive a imaginação das crianças.

Criar está ligado diretamente com a criatividade, tanto o professor quanto os pais devem trabalhar com este lado nas crianças que precisa ser desenvolvido devidamente, uma vez que esta habilidade seja uma das mais importantes na vida social das crianças por conta da interação durante brincadeiras.

Sugestões de brincadeiras com rolo de papel higiênico

Brincadeiras com rolo de papel higiênico para educação infantil, podem ser feitas de diversas maneiras lúdicas e o professor pode explorar desde a confecção de um brinquedo feito de rolo de papel higiênico, até um chocalho e presenciar as crianças em um teatro de sombras ou uma brincadeira feita com personagens de rolo de papel higiênico.

O professor deverá instigar o lado criativo e imaginativo dos alunos, fazê-los criar algo por conta própria somente com ajuda dos materiais disponibilizados em sala de aula, além de o professor poder participar das brincadeiras e tornar tudo mais divertido e atrativo às crianças.

1. Personagens de rolo de papel higiênico 

A brincadeira de personagens feitos de rolo de papel serão divertidas para que as crianças possam se distrair e realizar a criação de um objeto completamente novo, este que pode ser qualquer personagem existente, inventado ou alguns animais que as crianças gostem.

Minion de papel higiênico

Como fazer a atividade

Será preciso que os alunos recorram aos materiais para criarem um personagem feito de rolo de papel higiênico, que poderá conter papel colorido e ser pintado com giz de cera.

Materiais para a atividade

Cola, tesoura, giz de cera, papéis coloridos de E.V.A e rolo de papel higiênico.

Objetivos para a atividade

O principal objetivo para esta atividade é o de trabalhar com a criatividade e interação social entre os alunos, além da cooperatividade e buscar fazê-los compreender que as brincadeiras se tornam mais divertidas quando feitas em conjunto de amigos.

2. Teatrinho

O teatrinho será semelhante ao de fantoches, porém com rolo de papel, muito bem elaborado pelas crianças em sala de aula, com ajuda do professor e dos materiais disponibilizados para trabalhar em conjunto dos colegas.

Teatro de papel higiênico

Como fazer a atividade

Após confeccionarem devidamente o rolo de papel higiênico, os alunos deverão se reunir em pequenos grupos estipulados pelo professor, para poderem pensar sobre um cenário e os acontecimentos. Será interessante caso haja a sugestão feita pelo professor para ajudar as crianças.

Objetivos para a atividade

Brincar de teatro com personagens feitos pelos alunos, trabalhará diretamente com a criatividade e imaginação na hora de pensar em uma fala ou determinado acontecimento.

3. Decoração de rolos de papel higiênico

A decoração de rolo de papel deverá ser feita com determinados materiais que o professor precisa possuir em sala de aula, para tornar a atividade mais divertida e fácil de ser feita.

Decoração de papel higiênico

Como fazer a atividade

O professor poderá sugerir alguns modelos de decoração de rolo de papel, para as crianças possuírem alguma ideia para criarem um objeto novo e divertido. Exemplo: um gatinho ou cachorrinho de rolo de papel higiênico.

Materiais para a atividade

Canetinha, papel E.V.A, cola bastão, fitas coloridas e rolo de papel higiênico.

Objetivos para a atividade

Ensinar as crianças a decorarem novos objetos com cuidado para poderem produzir algo muito bonito, criativo e que possam até mesmo usar o objeto como enfeite ou dar de presente aos pais.

4. Brincadeira com sombras

As crianças constroem seus conhecimentos nesta atividade com base no que observam através das sombras feitas pela parede, além compreenderem que existem possibilidades para criar uma variedade de formas com as mãos. 

Sombra de papel higiênico

Como fazer a atividade

Com as luzes apagadas, as crianças poderão usar o rolo de papel para brincarem de adivinhação através das sombras formadas pelas crianças.

Objetivos para a atividade

O professor deverá observar as diferentes categorias de imaginação das crianças ao reproduzirem as imagens de frente para a parede, além da observação dos outros alunos para conseguirem reconhecer e responder devidamente.

5. Chocalho com rolo de papel higiênico

O chocalho transmite sons agradáveis que podem ser feitos com facilidade e praticidade pelas crianças junto dos professores, com os devidos materiais para a confecção.

Chocalho com papel higiênico

Como fazer a atividade

O professor deverá ensinar as crianças a dobrarem a boca do rolo de papel na parte inferior e inserir uma quantia de feijões para prenderem com fita adesiva, para posteriormente decorarem da maneira que gostarem.

Materiais para a atividade

Rolo de papel higiênico, pincéis, canetinhas, feijões ou outro objeto que reproduz um som chamativo.

Objetivos para a atividade

Explorar o som feito pelo chocalho de rolo de papel será importante para que as crianças aprendam a reconhecer outros tipos de som, além de aprenderem a confeccionar

Conclui-se que, as brincadeiras com rolo de papel higiênico para educação infantil, podem ser feitas de muitas maneiras e basta apenas instigar as crianças a terem ideias geniais ao criar enfeites feitos com rolo de papel, bonequinhos, chocalhos lúdicos e outros brinquedos que o professor poderá sugerir em sala de aula para serem feitos.

Os pais terão a oportunidade de confeccionar brinquedos junto dos filhos ou qualquer outro objeto que a criança tenha desejo. As crianças podem usufruir da companhia dos pais enquanto são observados, além de promover um tempo legal para conversarem. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *