Planos de Aula BNCC

5 brincadeiras para diminuir a agressão na Educação infantil

Veja no Pedagogia Ao Pé Da Letra brincadeiras para diminuir a agressão no ensino infantil. Confira o conteúdo completo em nosso site!

5 brincadeiras para diminuir a agressão na Educação infantil

Diminuir a agressão nas escolas infantis é um aspecto importante que os professores precisam trabalhar com mais afinco nas salas de aula. Por mais que o tema seja um pouco mais complexo, os pequenos entenderão os motivos e saberão que o respeito entre todos é melhor que realmente brigar.

O que é agressão?

A agressão ocorre quando uma pessoa aborrecida bate ou ofende outra pessoa. Normalmente, isto pode acontecer quando os sentimentos sobem à cabeça, por exemplo. Nem sempre este comportamento virá acompanhado de socos ou chutes, mas de ofensas verbais.

O que é agressão
Fonte/Reprodução: original

Em determinadas situações, é interessante que, no caso de uma criança que permaneça a apresentar comportamentos agressivos, os pais procurem ajuda médica. É possível que haja algum problema não detectado anteriormente, e que surgiu há pouco tempo. Um bom diagnóstico auxiliará a criança a ficar mais comportada.

Como ensinar brincadeiras para diminuir a agressão?

É possível conversar sobre agressão, aplicar o respeito em brincadeiras tradicionais, deixar as crianças brincarem com jogos didáticos em sala de aula com música, ou simplesmente introduzir o tema com o lúdico. Para mais ideias de atividades, você pode conferir 25 sugestões de atividades psicomotoras.

Como ensinar brincadeiras para diminuir a agressão
Fonte/Reprodução: original

Este conteúdo pode ser trabalhado pelos pais dos alunos, pois muitos aspectos que as crianças reproduzem são visualizados em casa. Neste caso, brigas, agressões e ofensas podem ser vistas sem querer em conteúdos de filmes ou séries na TV, e estes não são os melhores programas para crianças. Elas não discernem o que é certo ou errado.

Sugestão de brincadeiras que auxiliam a acabar com agressão

O professor trabalhará com brincadeiras diversificadas que auxiliem no término das agressões na escola. Eles compreenderão a importância de respeitar uns aos outros e o motivo pelo qual brigar e discutir é errado e ruim. Veja:

Esconde-esconde

É normal que às vezes na brincadeira de esconde-esconde, aconteça de as crianças se desentenderem e o professor será o mediador para evitar desavenças. Neste caso, pedirá antecipadamente que evitem brigar e se bater.

Como fazer a atividade

Nesta brincadeira, as crianças brincarão como de costume, mas estarão cientes de que não podem brigar. Caso venha a acontecer qualquer problema, deverão se dirigir ao professor para contar o que aconteceu, para ser resolvido o mais rápido possível.

Os alunos aproveitarão mais a brincadeira proposta e se esquecerão das possíveis brigas que tiveram. Eles entenderão ser importante se respeitarem e que não há nada melhor do que uma boa diversão entre amigos.

Materiais para a atividade

O pátio da escola deverá ser utilizado para esta brincadeira.

Objetivos para a atividade

O objetivo das brincadeiras para diminuir a agressão é ensinar às crianças que elas podem brincar do que quiserem, sem brigar. É possível se divertir em conjunto, rir e apreciar o momento sem discutir ou bater nos colegas.

Por mais que sejam muito novos, os pequenos compreenderão que é importante respeitar os colegas, professores, os pais e os animais. Agredir outra pessoa é errado, e gradualmente deixarão de agir de uma maneira desagradável perto dos demais coleguinhas ou de seu próprio professor.

Conversa entre as crianças

O professor poderá proporcionar um momento lúdico entre as crianças na aula. Para manter o clima relaxante, coloque uma playlist que fará os pequenos se acalmarem e conversarem com mais atenção.

Como fazer a atividade

As crianças poderão conversar, mas não excluem a possibilidade de brincarem entre si com jogos didáticos que o professor entregar. Todos se divertirão enquanto brincam e se entendem com um bom diálogo.

Os pequenos perceberão que não há nada mais agradável do que brincarem e dialogarem sem brigar. É interessante no aprendizado, proporciona momentos memoráveis e as crianças ficarão felizes por terem uma aula diferente.

Materiais para a atividade

Jogos didáticos e música para as crianças escutarem durante a aula. Isto ajudará a deixá-las mais relaxadas e calmas.

Objetivos para a atividade

Esta é uma brincadeira que auxiliará a diminuir a agressão nas salas de aula. Os pequenos se respeitarão durante os jogos, conversarão entre si e poderão fazer amizades com facilidade e mais agradáveis.

O ato de fazer novas amizades deixa qualquer ser humano feliz por ter uma companhia diferente consigo. Independente de gostarem ou não das mesmas coisas, o simples fato de ter um amigo traz uma sensação única e muito especial.

Desenho em sala de aula

Para uma atividade em sala de aula, os alunos farão um desenho divertido sobre a amizade e o que é importante existir entre as pessoas. Neste caso, é o respeito, empatia e gentileza que todos precisam ter.

Como fazer a atividade

Nesta atividade, o professor entregará aos alunos folhas de sulfite. Todos desenharão cenas de bondade entre as pessoas, e que descartem completamente brigas ou ofensas aos demais.

Esta atividade fará com que trabalhem a coordenação motora fina, para ampliar seus traços e a maneira como colorem os desenhos. Eles farão pinturas com o lápis de cor ou giz de cera para deixar bonito e colar na parede da sala com os demais colegas.

Objetivos para a atividade

O objetivo desta atividade para diminuir a agressão é ensinar aos alunos que os seres humanos são muito mais felizes sem brigar.

Promover o bem fará com que façam em dobro, e os alunos entenderão, de fato, que precisam respeitar uns aos outros. Não há motivos para brigas ou possíveis disputas sem necessidade.

Pega-Pega com palavras gentis

É comum que ao pegar algum colega no pega-pega se diga “peguei”, mas dessa vez o professor substituirá a palavra por outra que ache mais interessante e adequada ao momento da brincadeira.

Como fazer a atividade

Esta brincadeira auxiliará na memorização das crianças com relação a palavras gentis. Neste caso, significa que as crianças entenderão que palavras bondosas são mais agradáveis de serem escutadas e proferidas.

Além disso, o professor explicará que nesta brincadeira não se deve bater ou empurrar nenhum colega. É importante que os pequenos compreendam este aspecto e evitem o máximo que puderem, mesmo que seja sem querer.

Objetivos para a atividade

O objetivo das brincadeiras para diminuir a agressão é fazer com que os pequenos entendam que bater e ofender é errado. Este tipo de tratamento gera incômodo e faz com que os colegas fiquem tristes.

Criar o sentimento de empatia é um aspecto que poderá ser feito pelo professor. Ensiná-los sobre não brigar é fundamental, para que a compreensão e o respeito sejam um reflexo durante sua vida adulta.

Amarelinha amigável

A amarelinha amigável será feita no pátio da escola. O professor deverá organizá-las e observá-las com atenção durante todo o momento da brincadeira, dessa maneira, saberá quem manteve o respeito ou não.

Como fazer a atividade

As crianças aprenderão a aguardar a sua vez de pular amarelinha, sem brigar e sem ofender nenhum colega. Pelo contrário, deve-se elogiar os coleguinhas pela maneira como conseguiram chegar até o outro lado.

Dessa forma, as crianças compreenderão que a brincadeira pode se tornar muito mais divertida se todos estão felizes. A partir do momento em que não existem brigas, os pequenos ficam mais à vontade e relaxados.

Objetivos para a atividade

Para diminuir a agressão, o professor do ensino infantil ajudará as crianças em uma caminhada livre de brigas e discussões. Deve-se conversar com elas e compreender o motivo pelo qual estão irritadas ou bravas, e dar-lhes soluções para aquele problema.

O ato de repreender uma criança fará com que se sinta desconfortável e não esteja apta a se acalmar. Por esta razão, o professor precisará apresentar soluções interessantes e compreender que os pequenos não aprenderam a controlar seus sentimentos e emoções como um adulto.

Além disso, é importante que os professores estejam sempre atualizados sobre novas metodologias e práticas. Para isso, você pode conferir o artigo sobre brincadeiras na Educação Infantil para mais informações.


Professora Fábia Monteiro
Professora Fábia Monteiro
Responsável pelo conteúdo desta página.
Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00