Volta às aulas
Planos de Aula BNCC

Brincadeiras em grupo para o ensino fundamental

Confira algumas brincadeiras em grupo para o ensino fundamental no pedagogia ao pé da letra!

Brincadeiras em grupo para o ensino fundamental

As brincadeiras no ensino fundamental servem para ajudar a memorização das crianças e na coordenação motora, que precisa e deve ser instigada sempre que possível nas aulas de educação física ou aulas de artes.

Essas atividades visam a interação entre alunos de culturas diferentes e, desse modo, poderão compreender mais sobre os colegas e conhecê-los. Por esse motivo, esse tipo de interação é importante nessa fase da vida.

Qual a importância de brincadeiras em grupo?

Brincadeiras em grupo melhoram o trabalho em equipe, ajudam a liderar e cooperar. Experimentar as relações sociais é um grande passo na vida de uma criança que está por amadurecer no ensino fundamental, pois ajuda a criar confiança.

As emoções acabam por se organizar na mente desse estudante e ele saberá compreender quando perder em um jogo, por exemplo. O que professores e pais devem ter sempre em mente é evitar diminuí-los por não terem ido bem em certa atividade, afinal, o que importa é sempre a diversão.

Brincar ainda ajuda a estimular a insistência, persistência e aprendizado. Essas brincadeiras ajudam crianças a superarem frustrações, a organizarem o tempo e a saberem quando é a hora correta de falar e esperar.

Como organizar brincadeiras em grupo para o ensino fundamental?

As brincadeiras podem ser feitas em sala de aula, em ambientes amplos como a quadra esportiva ou o pátio. Lugares amplos sempre devem ser utilizados para esse tipo de atividade.

Para Jean Piaget, o professor deve conhecer os estágios de desenvolvimento dos alunos a fim de iniciar seu planejamento de aula. A roda de leitura é interessante, pintura na aula de artes, oficinas e gincanas tornam-se atrativas para crianças nesse período escolar.

Os professores devem se reunir entre si e discutir meios de organizar brincadeiras para que todas as turmas possam participar. Datas comemorativas podem ser escolhidas pelos educadores, como o dia das crianças, e reunir diversas brincadeiras divertidas.

Como fazer brincadeiras multidisciplinares em grupo?

As brincadeiras podem ser realizadas pelos professores de cada matéria com o intuito de ajudar a memorização. Um teatro de fantoches para contar a história da matéria de forma lúdica, por exemplo, a aula de ciências trata sobre elementos da natureza e, com base nisso, o professor pode iniciar um teatrinho com árvores, animais, etc.

O teatro ajuda a desenvolver a expressão, pensamento, ideias, curiosidade e análise. Histórias animadas tendem a chamar mais atenção de crianças da 1ª até a 4ª série do ensino fundamental.

Outra opção seria levar alunos a passeios para lugares diferentes. Por exemplo, uma dica bacana é conhecer a Cidade das Abelhas. Este parque possui brinquedos, trilhas e momentos que poderão ensinar mais sobre esses fantásticos insetos.

Estar em contato com a natureza proporciona a visão de espaço e as dinâmicas podem ocorrer com os monitores do parque ou até mesmo com a companhia dos professores de ciências.

Uma outra dica é a Chácara Encantada, que contribui com espaço amplo no meio ambiente, com diversas brincadeiras e a oportunidade de ver animais de perto, como as vacas, com a chance de realizar a ordenha.

Por fim, a Cidade dos Livros é um lugar mágico, cercado de histórias e personagens adoráveis por todo o lugar. Uma belíssima livraria temática que certamente fará com que os alunos sintam-se estimulados a ler livros.

Lista de Brincadeiras em grupo para o ensino fundamental

Para estimular as crianças, as brincadeiras em grupo tornam-se muito importantes para conhecimento, cooperação, liderança e melhora nos trabalhos em equipe. Com base nisso, a equipe do Pedagogia ao Pé da Letra preparou uma lista com cinco atividades para os professores e pais utilizarem com os pequenos.

Brincadeira dos elogios

Essa atividade tem como objetivo incentivar a memória, raciocínio e promover um olhar mais sentimental para as qualidades dos colegas, além de trabalhar diretamente com a autoestima.

Como realizar a atividade

Os alunos devem se organizar em círculo, seja no pátio, sala de aula, gramado ou quadra escolar. O professor escolherá um aluno para iniciar a brincadeira e elogiar algum outro colega à esquerda, de forma saudável.

Materiais

Para realizar esta atividade não há a necessidade do uso de materiais.

Proteja as emoções

Brincar de proteger as emoções deve ser feita no pátio por ter mais espaço e os alunos poderão correr livremente. Assim como a brincadeira dos elogios, é necessário que sejam maiores de 10 anos.

A brincadeira ensinará como as emoções devem ser protegidas por nós, uma vez que nos pertençam, e como se relacionar com as demais pessoas pode afetar de alguma forma, além de aprender a trabalhar com elas.

Como realizar a atividade

O professor deve distribuir bexigas coloridas para cada aluno, assim como uma tirinha de papel, e os alunos precisarão apenas escrever o nome de uma emoção. Por fim, encher a bexiga com ar e fechá-la com um nó. Eles devem tentar estourar os balões uns dos outros, sem deixar de proteger o seu próprio.

Materiais para realizar a atividade

Papel sulfite, lápis, bexigas e palitos de dentes.

Queimada

A queimada é o típico esporte que demonstra que, em certos momentos, o aluno estará sempre sozinho e deverá se proteger a qualquer custo para sobreviver no jogo. Essa brincadeira movimenta o corpo por inteiro e visa ajudar a trabalhar a coordenação motora grossa das crianças do fundamental.

Como realizar a atividade

O melhor lugar para que a queimada possa ser jogada é na quadra da escola, com a supervisão de um professor de educação física que deverá explicar como o jogo deve funcionar e evitar brigas. A quadra deverá ter uma linha para separar as equipes; por fim, os líderes precisam decidir no par ou ímpar quem deve iniciar a brincadeira.

Materiais para realizar a atividade:

Qualquer tipo de bola leve que possa ser arremessada.

Xadrez humano

O xadrez humano ampliará a visão dos alunos perante o jogo de raciocínio lógico, ajudando-os a pensar e melhorar as táticas utilizadas até então. Eles devem estar atentos o tempo todo, pois esse jogo vencerá o mais astuto.

Como realizar a atividade:

Dezesseis alunos devem ficar sobre uma mesa gigante de xadrez, do mesmo modo que ocorre no jogo. O movimento sempre inicia com a peça branca e os demais devem prosseguir.

Materiais para realizar a atividade

O professor deve providenciar coletes com figuras coladas nas costas e na frente que representem as peças de xadrez, como peão, bispo, cavalo, torre e assim por diante.

Stop!

A última brincadeira escolhida é a mais divertida por estimular o uso da memória o tempo todo. O Stop! é divertido até mesmo para adultos passarem o tempo, portanto, o professor deve participar junto com os alunos.

Como realizar a atividade

O professor e alunos devem usar uma folha de papel, demarcá-la e colocar categorias separadas que são: nome, fruta, cidade/país, animais e adjetivo, por fim o total. Deve ser escolhida uma letra aleatória para dar início na brincadeira que terminará quando alguém gritar “Stop!” primeiro.

Para mais ideias de brincadeiras, confira também apostilas, jogos e atividades de alfabetização.

Se você está procurando por materiais para as atividades, considere adquirir brinquedos educativos que podem ser muito úteis.

Outra sugestão é utilizar material reciclável para criar novas brincadeiras e estimular a criatividade dos alunos.


Professora Fábia Monteiro
Professora Fábia Monteiro
Responsável pelo conteúdo desta página.
Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00