fbpx

Brincadeiras de perguntas para educação infantil

Brincadeiras de perguntas para educação infantil
Avalie!

As brincadeiras de perguntas para a educação infantil são um meio de aprendizagem de uso pedagógico que tem como principal objetivo, a busca em estimular o conhecimento das crianças sobre a grande variedade de coisas presentes no mundo por meio da socialização com o seu espaço de vivência.

Essas atividades são usadas pelo pedagogo para a avaliação do processo de aprendizagem das crianças, considerado como um método mais acessível e, de certo modo, divertido,  sendo uma grande vantagem para que os pequenos consigam se desenvolver em campos intelectuais como a memória, a caligrafia, a oratória e entre outros. Com isso, as crianças estão preparadas para lidar com as situações de seu cotidiano.

Como fazer brincadeiras de perguntas para educação infantil?

Para isso, é necessário que o educador faça um planejamento adequado por meio da seleção e da aplicação de brincadeiras de perguntas que correspondam com o nível de escolaridade de cada grupo de crianças.

Uma das principais brincadeiras de perguntas e respostas é o famoso jogo de adivinhação. Nele, o professor pergunta algo para cada um de seus alunos, porém para tornar essa atividade mais dinâmica, ele pode escrever perguntas em pedaços de papel e realizar um sorteio para eles tentarem responder.

Brincadeiras de perguntas para educação infantil - 2
Brincadeiras de perguntas para educação infantil

Esse é um meio importante que ajuda na memorização infantil, no raciocínio lógico, instruí-los a trabalhar em grupos, saber ouvir o outro até a conlusão de seu pensamento. Posteriormente, cada uma das crianças terá a oportunidade de fazer perguntas umas às outras e até mesmo para o pedagogo.

O aprender torna-se algo mais divertido e prazeroso, além de interagirem entre si e conseguirem desenvolver pouco a pouco as suas habilidades. 

Caso os pais sintam-se na vontade de realizar as brincadeiras com os filhos, podem permanecer neste artigo para ter uma base e conhecer mais da Pedagogia ao Pé da Letra!

Como selecionar as melhores perguntas?

O educador deve selecionar perguntas de caráter simples, que sejam compreensíveis para as crianças no sentido de que elas sejam capazes de respondê-las como, por exemplo, perguntas sobre o seu dia, sobre a sua vida, sobre si mesma, além de conhecimentos gerais como, por exemplo, sobre os animais, os números e etc.

Além disso, tanto os professores quanto os pais devem ter em mente que perguntas muito complexas podem confundir a mente infantil. Portanto, deve-se trabalhar com algo mais light e divertido, que seja atrativo para todos os alunos. 

Trabalhar com jogos de perguntas e respostas os ajudarão a saber lidar com todo tipo de pergunta, sem se enrolar ou não saber o que dizer por sentir vergonha ou medo de estar errado.

Qual a importância de desenvolver a curiosidade dessas crianças?

Tamanha é a importância do desenvolvimento da curiosidade da criança para que se sinta instigada ao ponto de querer conhecer mais sobre o mundo ao seu redor. 

Por essa razão que as brincadeiras de perguntas precisam ser colocadas em uso na educação infantil, uma vez que, ao fazer uma pergunta para um pequeno, ele entra em um processo de raciocínio, pensando em uma resposta para a questão dada pelo professor.

Para ser possível auxiliar a curiosidade das crianças, os educadores e os pais podem realizar momentos de leitura, deixá-las à vontade para fazer todo tipo de pergunta, criar histórias, e claro, desenvolver atividades que mexem diretamente com a criatividade dos pequenos. 

Ler um livro sempre é a melhor estratégia para dar aquele gostinho de quero mais, principalmente quando a história possui ótimo enredo. Um ótimo livro para apresentar a eles chama-se O Livro dos Porquês, afinal de contas, crianças adoram perguntar sobre todas as coisas possíveis e inimagináveis e instigá-las é importante.

Outra atividade interessante e que pode ser feita tanto em sala de aula quanto em casa é a pintura de quadros. A curiosidade dá-se por querer saber qual será a nova cor misturada entre laranja e azul, por exemplo. 

Lista de brincadeiras de perguntas para a educação infantil

Para estimular as crianças, as brincadeiras de perguntas tornam-se muito importantes pela questão de que isso serve para desenvolver o seu auto conhecimento ao ponto de fazê-las parar para pensar sobre tudo aquilo que é de seu conhecimento. Com isso, houve a seleção de algumas brincadeiras que podem ser usadas no ambiente escolar.

1. Quem sou eu?

O “Quem sou eu?” é uma brincadeira em que as crianças precisam adivinhar entre elas, o que um determinado aluno é, e usar como base, perguntas que devem ser respondidas com sim ou não.

Como realizar essa brincadeira: As crianças podem formar uma roda tanto em sala de aula quanto ao ar livre. Em um papel, escrever sobre as mais variadas coisas e cada aluno o colocar em sua testa – sem ele saber – e fazer perguntas de sim ou não para as demais crianças presentes na brincadeira, com o objetivo de poder adivinhar o que ele é.

Materiais para a atividade: folha e lápis e/ou caneta para escrever as palavras.

2. Forca

Sendo esse mais um clássico da infância de uma boa parte das pessoas, a forca é uma brincadeira que as crianças precisam adivinhar a palavra desconhecida presente no quadro, auxiliadas pela quantidade de letras representadas por pequenos traços.

Como realizar essa brincadeira: para isso, os alunos devem usar letras do alfabeto como auxílio para poderem adivinhar a palavra. A cada resposta errada, é desenhada uma parte do corpo de um boneco, que representa o número de letras erradas faladas pelas crianças.

3. Stop

Stop é uma brincadeira em que as crianças devem usar o seu raciocínio para que concluam aquilo em relação aos temas propostos pelo professor. 

Como realizar essa brincadeira: Cada criança deve usar uma folha de papel para escrever determinados tipos de coisas como nome, cor, comida, animal, profissão, parte do corpo e etc. Com isso feito, o professor deve falar a e as crianças devem falar stop, nisso, cai uma letra e com essa letra, as crianças devem escrever palavras com essa inicial. 

Materiais para realizar a atividade: papel, lápis de escrever e folha sulfite.

4. Ditado

É uma brincadeira em que as crianças precisam organizar as palavras por meio da escrita. Dessa maneira, o educador pode avaliar o grau em que o aluno está no seu vocabulário e ortografia.

Uma dica muito valiosa é que o professor pode usar imagens como uma forma de auxiliar para que elas identifiquem o desenho e assim saibam o que é e escrevam a palavra que é.

Como realizar essa atividade: os alunos podem utilizar seus cadernos para anotar todas as palavras ditadas pelo professor.

Materiais para realizar a atividade: caderno e lápis de escrever.

5. Caça-Palavras

É uma brincadeira que consiste em achar palavras em meio a um amontoado de letras presentes em uma tabela.

Uma dica é que, com as palavras achadas, as crianças podem usá-las para formular frases, as compartilhando com o seu professor e os demais alunos.

Como realizar essa atividade: o professor deve distribuir um caça-palavras para cada aluno e deixá-los caçar as palavras-chave.

Materiais para realizar essa atividade: Caça-palavras e lápis de escrever.

Com essas e as mais variadas brincadeiras, você, como educador e até mesmo como pai, pode exercer um bom trabalho ao instigar a criança a querer conhecer melhor o mundo em que vive, sendo um guia para o seu desenvolvimento pessoal por meio de uma metodologia que a ajuda a aprender as coisas com mais facilidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.