Brincadeiras com bola em sala de aula em 2022 ⚽
Veja aqui no pedagogia ao pé da letra sobre brincadeiras com bola para fazer dentro da sala de aula.
As brincadeiras com bola para fazer dentro de sala de aula são importantes, a fim de trabalhar especificamente com a organização das crianças e garantir que elas compreendam que em qualquer lugar pode haver brincadeiras, basta usar a criatividade e imaginação para se divertir.
Por que fazer brincadeiras com bola?
A bola deve ser inserida na vida do bebê desde bem novo, para influenciar os movimentos de tentar pegar e jogar a bola para os pais, coleguinhas e professores. Este tipo de brincadeiras com bola auxilia na formação e fortalecimento dos músculos dos braços e mãos dos bebês, ou seja, o professor realizará o trabalho que desenvolve a coordenação motora grossa e garantirá que a criança possa se desenvolver corretamente.
Existem bolas pequenas, médias e grandes que possuem cores variadas que chamam a atenção dos pequenos para pegarem, tentarem apertar, segurar e, consequentemente, jogar com o incentivo dos pais ou professores.
As brincadeiras com bola incentivam os bebês a engatinhar ou a andarem em direção da bola para pegá-la e retomar a atividade, que é atirar para longe e pegar a bolinha por conta própria, somente com incentivo dos professores em sala de aula.
Brincar com crianças de 3 a 6 anos com bola em sala de aula poderá ser feito através de bolinhas de papel, onde um joga para o outro no estilo de batata quente, uma brincadeira que deve manter a bola na mão e passar de um colega para o outro ao som da canção de batata quente. Quando o professor disser “Queimou”, a criança com a bola está fora do jogo.
Como realizar brincadeiras com bola na sala de aula?
Há uma variedade fantástica de brincadeiras com bola para serem feitas dentro da sala de aula e todas têm um único objetivo em comum: fortalecer os músculos de bebês e crianças um pouco maiores, de modo que tenham firmeza nas mãos e pernas. O professor deverá incluir algumas brincadeiras que sejam lúdicas, mas que ao mesmo tempo agreguem conhecimento às crianças sobre como funcionam as brincadeiras propostas.
Convidar todas as crianças para fazerem brincadeiras com bola em sala de aula será importante, porque haverá a socialização entre os pequenos e um poderá auxiliar o outro ao pegar a bola, até mesmo incentivar a participação na brincadeira. Viver em harmonia com os colegas é algo que o professor deve implantar em sala de aula, para esses alunos que estão em desenvolvimento emocional e social.
O professor poderá trabalhar com brincadeiras com bola na sala de aula com músicas infantis, que chamem a atenção das crianças e as incentivem a movimentar os membros do corpo enquanto brincam de bola com os colegas na sala. Além disso, é possível explorar brincadeiras na educação infantil que envolvem o uso de bola.
5 brincadeiras com bola para fazer dentro da sala de aula
O professor poderá inserir cerca de cinco brincadeiras para serem feitas com crianças do jardim de infância e maternal, porque assim todos poderão aprender enquanto se divertem e observam os movimentos do professor com a bolinha em mãos.
Batata quente
A batata quente é, sem dúvidas, uma das brincadeiras mais divertidas a serem feitas no jardim de infância com as crianças, porque todas participam e cantam em conjunto com o professor a canção “Batata quente”.
Como fazer a atividade
Sentados em círculos no chão e dentro de sala de aula, as crianças com o professor deverão passar uma bola mediana para cada aluno presente no círculo ao mesmo tempo que cantam Batata quente, e somente o professor poderá dizer “Queimou!”. Dessa maneira, haverá algum aluno que ficará de fora da brincadeira porque se queimou.
Materiais para a atividade
Para essa brincadeira, o único material exigido é uma bola mediana, que pode ser de qualquer cor, inclusive.
Objetivos para a atividade
O principal objetivo da atividade é estimular a movimentação dos membros superiores dos alunos, além de inserir uma brincadeira lúdica e nova para as crianças aprenderem.
Jogar a bola – maternal
Uma brincadeira específica para o maternal, que consiste em jogar a bola e pegá-la do chão, e o professor deverá incentivar os bebês a andarem na direção do objeto para permanecerem a brincar.
Como fazer a atividade
Alguns bebês estão em fase de aprender a andar e, com base nisso, o professor deverá instigá-los com bolinhas coloridas que poderão ser jogadas para qualquer direção. Dessa maneira, com ajuda do professor, o bebê tentará caminhar devagar para pegar a bolinha.
Objetivos para a atividade
Estimular o caminhar dos bebês, fortalecer os músculos e desenvolver a coordenação motora, pois eles terão uma melhora no equilíbrio e passarão a ficar de pé por conta própria por mais tempo.
Palavras-cruzadas
Esta brincadeira se difere completamente de uma palavra-cruzada em folhas de atividade, o professor deverá explicar corretamente para gerar compreensão nas crianças.
Como fazer a atividade
Através de uma roda, as crianças deverão realizar a escolha de alguma letra do alfabeto e deverão arremessar a bola na direção dos colegas, que precisam dizer alguma palavra que comece com aquela letra específica.
Objetivos para a atividade
Além de trabalhar os membros superiores e inferiores, o professor fará com que as crianças se lembrem de palavras que começam com P, R, B, e poderão ter mais facilidade para desenvolver a parte oral.
Cabriola, cadê a bola?
Nesse tipo de brincadeira com bola para fazer em sala de aula, o professor deverá se juntar com os alunos para explicar a brincadeira de Cabriola, Cadê a Bola?, uma divertida atividade para fazer em conjunto com as crianças e garantir boas risadas.
Como fazer a atividade
O professor deverá escolher alguma criança para ser a Cabriola. Esta criança fica de costas com a bola em mãos e, quando o professor autorizar, o aluno deverá jogar a bola para trás sem se virar ou tentar observar para qual direção jogou a bola.
O aluno que pegar o objeto deverá escondê-la atrás de si e se manter junto dos colegas para mantê-la bem escondida, para que juntos possam dizer: “Cabriola, cadê a bola?”. A Cabriola deve se virar para tentar adivinhar com qual colega a bola está, e se a criança errar, permanecerá como Cabriola.
Objetivos para a atividade
Trabalhar com a observação e percepção do aluno Cabriola, e trazer união aos alunos durante a brincadeira.
Arremesso ao balde
O arremesso ao balde é uma brincadeira semelhante ao basquete, e pode ser inserido no fundamental e jardim de infância.
Como fazer a atividade
Com ajuda de um balde, o professor deverá deixá-lo suspenso em uma altura razoável para as crianças poderem formar filas e jogarem a bola no cesto, como se fosse um jogo de basquete.
Materiais para a atividade
Para essa brincadeira, será preciso ter um balde e uma bola.
Objetivos para a atividade
Trabalhar com organização, companheirismo, observação, concentração e coordenação motora grossa que mexe diretamente com os músculos do membro superior.
Por fim, as brincadeiras com bola para fazer dentro da sala de aula são lúdicas e prazerosas, porque o professor poderá observar as crianças trabalharem em conjunto enquanto se divertem e aprendem a respeitar algumas regrinhas básicas de bom convívio. A motricidade será explorada, bem como a coordenação motora grossa e a memorização, que são poderosas aliadas para o desenvolvimento correto das crianças e bebês.
Trabalhar com música junto das crianças dará a garantia de diversão e isso mexe diretamente com a memória afetiva e emocional. Quando forem um pouco mais velhos, se lembrarão destas atividades com carinho por conta das músicas inseridas neste contexto de aprendizado.
Para complementar as atividades, é possível utilizar bolas de brincar que podem ser encontradas em diversas cores e tamanhos, tornando as brincadeiras ainda mais divertidas.