fbpx

Atividade física no jardim de infância: Quais os principais benefícios?

Quais os principais benefícios da atividade física no jardim de infância
Avalie!

Os principais benefícios da atividade física no jardim de infância se dão pelo estímulo ao exercício físico, maior concentração e cooperatividade, que devem ser explorados como um todo, para fazer as crianças sentirem interesse de desenvolverem brincadeiras e claro, participar de todas as que forem propostas pelo professor.

Qual o objetivo da atividade física no jardim de infância?

Um dos principais benefícios da atividade física no jardim de infância se dá pela oportunidade de desenvolver as habilidades de coordenação motora grossa e os reflexos, além de auxiliar a postura corporal e outros benefícios importantes para a saúde das crianças.

O trabalho em equipe será praticado e as crianças deverão compreender o que significa esta palavra, e saberão que este é um dos principais valores a serem trabalhados em equipe: o companheirismo e cooperação.

Quais os principais benefícios da atividade física no jardim de infância (2)
Fonte/Reprodução: original

As atividades físicas auxiliam no desenvolvimento físico, além de evitar que as crianças se tornem sedentárias desde pequenas e consigam se beneficiar com o fortalecimento muscular e disposição para brincar.

Essa prática contribui para que as crianças entendam a importância de viver em sociedade, bem como respeitar regras e saber ouvir as demais pessoas durante a explicação das atividades ou os próprios colegas.

Portanto, o professor deverá explicar aos alunos que o mais importante de tudo durante brincadeiras ou jogos de competição não é somente pelo fato de haver um ganhador, mas saber perder e não se entristecer ao ter a oportunidade de participar da atividade e se divertir tanto quanto o próprio vencedor.

Como realizar brincadeiras de atividade física no jardim de infância

As atividades físicas no jardim de infância ocorrem pela junção dos alunos por um professor no pátio, para explicar sobre como brincar de pega-pega, esconde-esconde, pular corda, vivo-morto e uma série de atividades fundamentais para o desenvolvimento das crianças.

Nessas brincadeiras haverá concentração das crianças, que sentirão a necessidade de observar cada movimento em falso dos colegas para se beneficiar, a depender da brincadeira em questão, principalmente se for pega-pega ou o esconde-esconde.

Quais os principais benefícios da atividade física no jardim de infância (3)
Fonte/Reprodução: original

Os principais benefícios da atividade física no jardim de infância, ocorrem pelas crianças vencerem alguns desafios, além de haver estímulos da coordenação motora, equilíbrio e ritmo. 

As crianças possuem menos chances de se tornarem adultos sedentários ou que não gostam de praticar atividades físicas, porque muitas se sentem envergonhadas e deixam de brincar por este motivo. Para a realização de boas brincadeiras, deverá haver união entre as crianças com o professor que precisa explicar o porquê de todos se apoiarem. 

Ao realizar atividades físicas, as crianças ficam ainda mais saudáveis, no peso ideal para a faixa-etária, além de haver melhora na densidade óssea e o coração funcionará corretamente, porque muitas doenças crônicas surgem com o passar do tempo e tem início silencioso desde a infância.

Lista de atividade física no jardim de infância

As brincadeiras e os principais benefícios da atividade física no jardim de infância, ocorrem por intermédio de jogos divertidos que incluem todas as crianças, e chamem a atenção delas para praticar, sem sentir medo de errar ou vergonha por fazer algo na frente dos colegas. 

A educação física auxilia na autoestima dos pequenos, que será trabalhada e estimulada nessas brincadeiras. Através destas listas, o professor poderá brincar com os alunos e os observar progredir, à medida que realizam as brincadeiras em conjunto e se entendem com os coleguinhas.

Pega-pega

Esta é a clássica dentre todas as brincadeiras existentes para serem feitas no jardim de infância, porque é lúdica e consegue unir as crianças a brincar e se exercitar em simultâneo.

Como fazer a atividade 

O professor deverá reunir os alunos no pátio do colégio para aproveitar o espaço amplo e brincarem em conjunto. Basta que o professor escolha o pegador e cada um deverá correr para cantos distintos sem se esconderem para fugir do pegador.

Objetivos para a atividade

O principal objetivo de trabalhar com a brincadeira de pega-pega com as crianças é por desenvolver corretamente o equilíbrio, coordenação motora e desenvolvimento da consciência corporal, além de ser aliada para desenvolver a cognição: é preciso elaborar estratégias que os ajudem a fugir e evitar ser capturado pelo colega.

Pular corda

Um dos principais benefícios da atividade física no jardim de infância, ocorre por conta de uma das brincadeiras mais legais incluídas em educação física: pular corda. As crianças terão a sua vez para brincar e até cantar as cantigas enquanto aguardam.

Como fazer a atividade

Será preciso que os alunos façam fila no pátio e cada aluno deverá segurar a ponta da corda para batê-la, enquanto o outro entrar para brincar.

Materiais para a atividade

O professor deverá providenciar apenas a corda.

Objetivos da atividade

As crianças saberão reconhecer os ritmos das canções, além de compreenderem as regras e aprender a realizar os movimentos de saltar com um pé, depois com o outro, agachar, girar e adquirir um bom equilíbrio.

Vivo-morto

A atividade de vivo-morto é divertida e atrativa para as crianças, que devem sempre estar atentas às falas do professor, ao dizer “Vivo” ou “Morto”. Esta brincadeira requer muita atenção por parte das crianças.

Como fazer a atividade

Basta o professor dizer a palavra “Vivo” ou “Morto”, e ao toque da primeira palavra o aluno permanece de pé, enquanto na segunda palavra deverão se agachar.

Objetivos para a atividade

O foco principal para esta brincadeira é justamente o fato de levantarem e agacharem, porque dessa maneira as crianças se exercitam e brincam em simultâneo, sem se cansarem tanto.

Estátua

Brincar de estátua fará com que as crianças se divirtam e se movam o tempo todo até ouvirem o sinal do professor, porque a partir desse momento, todas deverão ficar paradas por algum tempo estipulado pelo próprio professor.

Como fazer a atividade

Esta atividade em especial poderá ser realizada tanto em sala de aula quanto no pátio, e consiste em deixar as crianças se moverem o quanto desejarem para dar o sinal de “Estátua”, porque assim elas compreenderão que não podem se mexer.

Objetivos para a atividade

As crianças terão uma melhor percepção ao escutar os avisos do professor para se mover e virar estátua, além de desenvolverem melhor o equilíbrio, audição e concentração para esta brincadeira.

Esconde-esconde

O esconde-esconde é uma das brincadeiras mais marcantes na vida de muitos adultos, porque é realmente divertida de ser realizada e gera muita concentração por parte das crianças que precisam saber bem como se esconder para vencer o jogo.

Como fazer a atividade

Um aluno será o escolhido pelo professor para contar na parede com os olhos fechados até 10, enquanto os colegas se escondem pelo pátio da escola rapidamente para não serem pegos. Depois, o pegador deverá encontrar todos os colegas espalhados pelos cantos da escola e correr em direção ao local em que começou a contar pela primeira vez. 

Objetivos para a atividade

Um dos principais benefícios da atividade física no jardim de infância, ocorre por conta da mobilidade trabalhada e as crianças correm, observam, ouvem e se concentram para evitar serem capturadas pelo pegador primário da brincadeira.

Por fim, os principais benefícios da atividade física no jardim de infância, deverão ser explorados pelo professor que poderá observar quem se concentra mais ou menos, quem fica ansioso e não consegue parar quieto no lugar e os mais espertinhos que recorrem à estratégia para vencer as brincadeiras propostas pelo professor.


Um comentário em “Atividade física no jardim de infância: Quais os principais benefícios?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.