HISTÓRIA E BASE PARA FAZER ORIGAMI ( DOBRADURAS )

Leia livros sobre este assunto

PUBLICIDADE

Origami

Origami (do japonês: 折り紙, de oru, “dobrar”, e kami, “papel”) é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos. Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1868), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (retangular, circular, etc.).
Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil grous de origami (Tsuru, “grou”) teria um pedido realizado – crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atômica.

História
Conforme se foram desenvolvendo métodos mais simples de criar papel, o papel foi tornando-se menos caro, e o Origami, cada vez mais uma arte popular. Ainda assim as pessoas menos abastadas se esforçavam em não desperdiçar; guardavam sempre todas as pequenas réstias de papel, e usavam-nas nos seus modelos de origami.
Durante séculos não existiram instruções para criar os modelos origami, pois eram transmitidas verbalmente de geração em geração. Esta forma de arte viria a tornar-se parte da herança cultural dos japoneses. Em 1797 foi publicado um livro (Hiden Senbazuru Orikata) contendo o primeiro conjunto de instruções origami para dobrar um pássaro sagrado da Índia. O Origami tornou-se uma forma de arte muito popular, conforme indica uma impressão em madeira de 1819 intitulada “Um mágico transforma folhas em pássaros“, que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel.
Em 1845 foi publicado outro livro (Kan no mado) que incluía uma coleção de aproximadamente 150 modelos Origami. Este livro introduzia o modelo do sapo, muito conhecido hoje em dia. Com esta publicação, o Origami espalha-se como atividade recreativa no Japão.
Não seriam apenas os Japoneses a dobrar o papel, mas também os Mouros, no Norte de África, que trouxeram a dobragem do papel para Espanha na sequência da invasão árabe no século VIII. Os mouros usavam a dobragem de papel para criar figuras geométricas, uma vez que a religião proibia-os de criar formas animais. Da Espanha espalhar-se-ia para a América do Sul. Com as rotas comerciais terrestres, o Origami entra na Europa e, mais tarde, nos Estados Unidos.
Origami na Alemanha
 
Friedrich Froebel
Friedrich Froebel (1782-1852) foi o fundador do Movimento Kindergarten que iria introduzir as dobragens de papel nas atividades pré-escolares. O Movimento Kindergarten foi levado para o Japão por uma senhora alemã, obtendo considerável aceitação. As dobragens de papel eram ensinadas às crianças e fundiram-se com o tradicional Origami.
 
 A divisão do Origami
 
 
 
Akira Yoshizawa
A grande divisão entre a antiga dobragem do papel e a nova surgiu cerca de 1950 quando o trabalho de Akira Yoshizawa se tornou conhecido. Foi Yoshizawa quem criou a ideia da dobragem criativa (Sasaku Origami) e inventou todo um conjunto de métodos que nada deviam ao origami do passado, permitindo dobrar uma série de animais e pássaros. Porém, ainda precisava de duas partes de papel para conseguir animais de quatro patas, o que só viria a ser ultrapassado com a invenção das Bases Blintzed em meados da década de 1950 por outros entusiastas, particularmente o norte-americano George Rhoades. Até lá, apenas era possível dobrar animais muito primitivos, incluindo o tradicional porco.

Si­mbolos do origami

Para descrever um diagrama de um origami usamos o símbolos que se entende por todo mundo. É indispensável dominar os símbolos mais atuais para entender um diagrama. Nesta página apresentamos-lhe esta figurativa que será tão útil para você atingir o seu origami.

O completo seta Arrows full meios para “dobrar por diante.”

As linhas pontilhadas Line stippled some meios para fazer uma “vezes vale” (ou fold “na oca”).

A seta vazia empty arrow meios para “dobre por trás.”

ponto-e-traço linha Dot-and-dash line (alternation of dashes and points) meios para fazer uma “montanha vezes”

seta envolto wrapped arrows meios para “retornar a folha.”

seta dupla double arrows (vazias e cheias) meios “vezes e em seguida, desdobre”.

seta que saltou arrow that bounced meios para “vezes e dobre”.

seta em Z Arrows in Z meios para “dobrar sanfonado”.

seta em S arrow in S meios para fazer uma dobra interior reversa.

seta dupla arredondada Double arrow
meios para “fazer uma dobra invertida exterior”.

seta dupla Z externo Arrow in double Z external meios para “fazer uma dobra dupla invertida externo”.

seta na estagiários duplas Z Flèche in double Z interns meios para “fazer uma dobra invertida dupla interior”.

completa seta pique Dawned of full arrow meios “para pressionar” (para fazer uma dobra interior reversa).

seta curta vazio Arrow short emptiness meios para “abra o papel” (para fazer uma dobra invertida externa).

seta cortar Arrow gangway meios para “fazer de novo no local indicado” lado direito para cima.

seta vazia sem pena Arrows gangway meios “visão alargada.”

 

Dobras básicas de origami

A diferente dobras utilizado para alcançar uma origami não são infinito. Estas dobras foram listados e têm sido muitas vezes classificada em três níveis de dificuldade. À medida que o símbolos, as pregas de base do origami deve ser conhecida bem para facilitar a leitura de um diagrama (descrição de uma aplicação de origami). Nesta página apresentamos-lhe estas dobras diferentes de bases em ordem crescente de dificuldade.

Dobras simples

vezes vale é uma dobra na oca :
Fold valley ou Fold valley in 3D

montanha vezes é uma dobra na crista, é o contrário do vale vezes :
Fold mountain ou Fold mountain in 3D

zig-zag tampa está uma forma sanfonada :
Fold zig-zag ou Fold zig-zag

O repetido vezes é uma dobra que se Refaz precisamente :
Fold repeated

Dobras de nível intermediário

dobra invertida interior é uma prega dentro de uma crista :
Fold reversed interior ou Fold reversed interior

dobra invertida exterior é um contrário dobra a uma crista :
Fold reversed external ou Fold reversed external

O duplo dobra invertida interior é um cristas dentro duplas de dobragem :
Double fold reversed interior ou Double fold reversed interior

O duplo dobra invertida exterior está fora de uma prega dupla de cristas :
Double fold reversed external ou Double fold reversed external

dobrar “orelha de coelho” consiste em comprimir um topo de acordo com a sua bissectriz para fazer uma lança do mesmo.
Fold ear of rabbit

O achatada vezes consiste em abrir o papel, em seguida, para achatar- :
Fold flattened ouPli flattened 3D

pétala vezes faz-se de uma dobra plana. É necessário marcar os flancos, em seguida, para levantar um pique, dobrá-lo de volta e, finalmente, para achatar os flancos :
Fold petal

As dobras complexas

dobrar “dobra orelha de coelho” consiste para fazer uma orelha de coelho dupla dentro de uma crista :
Fold doubles ear of rabbit

vezes de pivô e como chamado “rotativa vezes” :
Fold pivot

vezes pressionado aberto começa a base da bomba de água. Uma marca de uma dobra no comprimento (1). Um abre o jornal, enquanto pressiona a parte superior (2) para obter uma espécie de pequena mesa (3) então um Refaz a base da bomba de água, mantendo o pique abaixo :
Fold pressed opened

vezes pressionado fechado começa como a dobra pressionada enquanto aberta, mas apenas abrindo um flanco (o resto outro colado as duas dobras interiores). Uma dobra para trás o pique, portanto, citou-o do flanco aberto. Desse modo apontou ele bloqueia as duas pregas interior :
Fold pressed closed

envolve dobra consiste para envolver uma parte do origami. A primeira linha apresenta uma envelopes de dobragem por antes e  a segunda linha de dobragem por um envolve atrás :
Fold envelops

 

 

 

Base de origami

origami muitas vezes tem bases de dobras comuns. Um certo número de diagramas começa uma base diretamente. É necessário, portanto, conhecê-los.

A preliminar base . Como o próprio nome indica que ele, a base preliminar atua como base para outras bases de origami. Ele combina duas montanhas dobras realizadas ao longo das diagonais do quadrado para duas dobras vale realizados ao longo das medianas do quadrado.

Preliminary basis

base da bomba de água . É o inverso da base preliminar :

Basis of the bomb to water

base da pipa :

Basis of the kite

base de peixe :

Basis of fish em 3D Base fish in 3D

base da ave :

Basis of the bird

base da rã começa a partir da base preliminar :

Basis of the frog

base do processo :

Basis of the case

base do diamante :

Basis of the diamond

base do moinho de vento :

Basis of the windmill

Origami de animais

Aqui é origami de animais.

Origami de animais do solo :

Origami of rabbit, picture of menu Origami of dromedary, picture of menu Origami of cow, picture of menu Origami of panda, picture of menu Origami of hedgehog, picture of menu Origami of dog, picture of menu Origami of raccoon washer, picture of menu Origami of fox, picture of menu Origami of lion, picture of menu Origami of pig, picture of menu Origami of cat, picture of menu Black cat Origami, picture of menu Origami of horse, picture of menu Origami of elephant, picture of menu Origami of giraffe, picture of menu Origami of koala, picture of menu Origami of sheep, picture of menu Origami of dinosaur, picture of menu Origami of snake, picture of menu Origami of monkey, picture of menu Origami of mouse, picture of menu Origami of dachshund, picture of menu Origami of tiger, picture of menu Origami of tyranosaure, picture of menu Origami of lizard, picture of menu

Origami de aves e outros animais :

Origami of rooster, picture of menu Origami of crane, picture of menu Origami of crane, picture of menu Origami of raven, picture of menu Origami of swan, picture of menu Origami of seagull, picture of menu Origami of swallow, picture of menu Origami of owl, picture of menu Origami of peacock, picture of menu Origami of chicken, picture of menu Origami of retiring chick of l' .uf, picture of menu Origami of ostrich, picture of menu Origami of bat, picture of menu Flying squirrel Origami, picture of menu Origami of pigeon, picture of menu Origami of parrot, picture of menu Origami of sparrow, picture of menu Origami of fractal, picture of menu Mandarin duck Origami, picture of menu

Origami de animais da água :

Origami of small crab, picture of menu Origami of hippo, picture of menu Origami of penguin, picture of menu Origami of seal, picture of menu Origami of sea turtle, picture of menu Origami of whale, picture of menu Origami of calamar, picture of menu Origami of duck, picture of menu Origami of shrimp, picture of menu Origami of alligator, picture of menu Leaping frog Origami, picture of menu Origami of fish, picture of menu Origami of stripe, picture of menu

 

Origami de flores

Aqui é origami de flores.

Origami of cactus, picture of menuOrigami of cherry blossom, picture of menuOrigami of gingko leaf, picture of menuOrigami of maple leaf, picture of menuOrigami of lotus, picture of menuOrigami of eyele, picture of menuOrigami of orchid, picture of menuOrigami of small leaves of maple, picture of menuOrigami of peony, picture of menuOrigami of pourpier, picture of menuOrigami of prunus, picture of menuOrigami of rose, picture of menuOrigami of sunflower, picture of menu

 

Origami de insetos

Aqui é origami de insetos.

Origami of ladybird, picture of menuOrigami of butterfly, picture of menuOrigami of bee, picture of menuOrigami of cicada, picture of menuOrigami of beetle, picture of menuOrigami of snail, picture of menuOrigami of praying mantis, picture of menuOrigami of grasshopper, picture of menuOrigami of scorpion, picture of menu

In http://pt.wikipedia.org/wiki/Origami


Gostou do conteúdo? Receba nossos artigos e materiais, semanalmente, direto no seu email.


Você tem interesse em planos de aula, atividades com datas comemorativas, músicas infantis, jogos e brincadeiras, tudo isso pronto para você baixar e adaptar?


EU QUERO!

Comentários

Carregando comentários...

Material relacionado