fbpx

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Leia livros sobre este assunto

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA


Se os governantes tivessem noção da importância da neuropsicologia e de todas as áreas médicas, jamais deixariam uma classe laboriosa a ver navios ou quiçá estrelinhas. É comum se falar e ver estrelinhas nessa época natalina, mas, porém, todavia, contudo, estamos falando da estrelinha do bem, onde o profissional deve ser respeitado e ganhando bem, isto é, levar uma vida digna e sem estresse. São esses esquecimentos homéricos que fazem da nossa saúde um caos sem tamanho e proporções. Político que faz politicagem não é digno de ocupar uma cadeira em Câmara, Assembleia, Senado Federal, ou mesmo na presidência da República. Recebemos nas Academias de Jornalismo os ensinamentos necessários para o bom desempenho da função, depois nos presenteiam com uma lembrancinha grega do Supremo Tribunal Federal, a cessação da obrigatoriedade do diploma para o exercício da função. Quem exerce função sem estar preparado para esse mister e não dispõe de diploma legal é crime.

Fazemos conotação à área de medicina, pois quem quer se passar por médico e exercer a medicina ilegalmente é punido por se tratar de crime previsto em lei e tem conotação de exercício ilegal da profissão. Quando do inicio da nossa pós-graduação em psicopedagogia denotamos como é importante essa área, mesmo que os governantes não deem a atenção dispensada. Colocamos em discussão esse assunto por vários motivos que são conhecidos da população, e das autoridades que transformaram um País promissor em simples auferidor de promessas. Hoje nem santo acredita em promessas, pois são tantas que eles a transformam em bênçãos.

A relação entre a avaliação neuropsicológica e um modelo de funcionamento cognitivo foi demonstrada muito bem por Luria, em meados do século XX. Alexander Romanovich Luria(russo: Алекса́ндр Рома́нович Лу́рия; 16 de julho de 1902 —14 de agosto de 1977  foi um famoso neuropsicológico  soviético especialista em psicologia  do desenvolvimento . Foi um dos fundadores de psicologia cultural-histórica onde se inclui o estudo das noções de causalidade e pensamento lógico–conceitual da atividade teórica enquanto função do Sistema Nervoso Central. Essa grande personalidade desenvolveu avaliações através dos aspectos fisiológicos das áreas cerebrais e nos modelos de processamento das funções cognitivas. Função Têmporo – Espacial, da Atenção, da Percepção, da Memória, das Habilidades Aritméticas, das Funções Executivas, da linguagem e das Praxias. Com a evolução da Psicologia Cognitiva e das Neurociências, tem se observado que o conhecimento de provas sensíveis, e bem apropriadas pode se chegar até os distúrbios cognitivos. Hoje a avaliação neuropsicológica é bem definida e parte-se de provas bem fortes para se chegar aos problemas cognitivas tendo como fim específico à base neurobiológica e com a relação existente com os sistemas neurais. Os sistemas podem ser redes neurais? As redes neurais são computadores que procuram imitar o funcionamento do cérebro humano na solução de problemas de reconhecimentos padrões. Existem sistemas de provas em forma de testes que avaliam o funcionamento do sistema atencional, dos diferentes sistemas perceptuais, ou seja, visual, auditivo e somestésico, bem como do sistema motor e de funções mais centrais como memória, linguagem, funções executivas e habilidades aritméticas.

As dissociações a segunda grande característica da avaliação neuropsicológica é ser sensível a uma dissociação. No sentido sinonímico a dissociação pode ser a ação de dissociar. Na física seria a desagregação de moléculas, na química a decomposição reversível dos corpos e na psiquiatria a ruptura da unidade psíquica, que constitui um dos principais sistemas psicóticos, notadamente na esquizofrenia. Em neuropsicologia é a discrepância caracterizada pela perda, distúrbio ou falha no desenvolvimento de uma função ou algumas funções, enquanto outras funções continuam preservadas, ou mesmo desenvolvidas. Pode se simples e dupla. Simples quando as diferenças se encontram num só paciente e duplas quando se encontram em dois ou mais pacientes.

Nos afásicos as dissociações se encontram de uma mesma função, isto é na compreensão de palavras. As funções cognitivas estão assim distribuídas: têmporo-espacial, de atenção- visual e espacial, a Percepção onde se especifica a visual e espacial, a visual propriamente dita, a auditiva visual e a somestésica. A memória, as Habilidades Aritméticas, (as descalculias e acalculias), a Linguagem sendo a oral e a escrita, as Praxias que são habilidades dirigidas à execução gestual, as Funções executivas. Todas essas especificações são alvos de avaliações e a primeira a ser avaliada são as tarefas de orientação têmporo-espacial. A espacial requer recursos atencionais, visuais, de raciocínio e memória. Na atenção o oposto de alerta ou estado de vigilância é o sono, e os diferentes graus intermediários são denominados de estados de consciência. A dicotomia (Derivação grega dichotomía) – Método de classificação em que cada uma das divisões e subdivisões não contém mais de dois termos.  Repartição dos honorários médicos, à revelia do doente, entre o médico assistente e outro chamado por este. Aspecto de um planeta ou de um satélite quando apresenta exatamente a metade do disco iluminada. Divisão lógica de um conceito em dois outros conceitos, em geral contrários, que lhe esgotam a extensão. Ex.: animal = vertebrado e invertebrado. Tipo de ramificação vegetal em que a ponta do órgão (caule, raiz, etc.) se divide repetidamente em duas porções idênticas, e que é próprio dos telófitos e briófitos, sendo muito raramente observado nas plantas floríferas; dicopodia.  Princípio que afirma a existência única, no ser humano, de corpo e alma, baseadas em dissociações observadas em quadros diferentes, ou diferentes quadros. A dicotomia atenção seletiva ou focalizada x atenção dividida e a atenção mantida ou concentrada.

A percepção visual, auditivo-visual e somestésico. O córtex humano possui três sistemas perceptuais bem definidos e desenvolvidos: visual, auditivo-visual e somestésico citadas antes. A Percepção Visual (Faces) tem a sua importância como todas as outras funções. A Atenção é todo processo associado à seleção e à organização da informação, isto é, a uma atividade que processe os componentes básicos necessários para concentração e a ação. Temos a atenção visual e a espacial. A percepção de faces é uma atividade de relevância no cotidiano do ser humano.  É reservada uma grande faixa do hemisfério direito para percepção do objeto, a percepção de faces pode decorrer de diferentes processos de origem perceptiva ou de reconhecimento ou memória.

A Memória é importante e os estudos neuropsicológicos privilegiam as teorias múltiplas de memória. Existe memória de trabalho de forte conteúdo atencional denominado central executivo, a memória em longo prazo, as declarativas ou explicitas e não declarativas ou implícitas. As declarativas podem ser episódicas ou semânticas. Codificação, armazenamento ou registro e recuperação são funções importantes da memória. As habilidades Aritméticas são as dificuldades em processar números e quantidades e de realizar cálculos aritméticos. A Linguagem pode ser oral e escrita. As praxias são as habilidades dirigidas à execução gestual, a apraxia melocinética ou a ideomotora, praxias especificas com a buço facial. As Funções Executivas estão envolvidas no controle e na regulação de processos cognitivos mais simples.

Descontrole inibitório, manutenção e mudança de atenção, planejamento, categorização, flexibilidade cognitiva, iniciação, entre outros. Este é apenas um trabalho textual baseado em ensinamentos da professora Ana Cláudia Queiroz Bonfim e teve como fonte a apostila que nos foi fornecida. A Avaliação neuropsicológica a função específica também está centrada na memorização e convivência com a nomenclatura cientifica aqui inserida, como também na prática dos processos de uma avaliação neuropsicológica, no seu mais simples estilo de produção e execução.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-ALUNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA DA FACULDADE VALE DO JAGUARIBE (FVJ) DA DISCIPLINA DE “PROCESSOS COGNITIVOS”.

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiu artigo novo! em 24/05/2020
Cartilha Infantil Cartilhas: das Cartas aos Livros de Alfabetização